Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbeiro,Luís Filipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Álvares Pereira,Luísa, Coimbra,Rosa Lídia, Calil,Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000200071
Resumo: Resumo O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades
id RCAP_5611ca857b9ff3f0dfd78bb1419c900f
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872020000200071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridadeProcesso de escritaTítulosHistóriasResumo O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidadesCentro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000200071Revista Portuguesa de Educação v.33 n.2 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000200071Barbeiro,Luís FilipeÁlvares Pereira,LuísaCoimbra,Rosa LídiaCalil,Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:06Zoai:scielo:S0871-91872020000200071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:29.014386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
title Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
spellingShingle Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
Barbeiro,Luís Filipe
Processo de escrita
Títulos
Histórias
title_short Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
title_full Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
title_fullStr Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
title_sort Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
author Barbeiro,Luís Filipe
author_facet Barbeiro,Luís Filipe
Álvares Pereira,Luísa
Coimbra,Rosa Lídia
Calil,Eduardo
author_role author
author2 Álvares Pereira,Luísa
Coimbra,Rosa Lídia
Calil,Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbeiro,Luís Filipe
Álvares Pereira,Luísa
Coimbra,Rosa Lídia
Calil,Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de escrita
Títulos
Histórias
topic Processo de escrita
Títulos
Histórias
description Resumo O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000200071
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000200071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872020000200071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.33 n.2 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275789967360