Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Telma Marisa Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4370
Resumo: O principal objetivo do presente relatório passa por analisar quais as vantagens do online para as empresas. Perceber como estas podem tirar melhor proveito das ferramentas que têm ao seu dispor, de forma a aumentarem a sua carteira de clientes e compreender de que modo gerir as redes sociais de forma eficiente, contribuindo de forma positiva para aumentar a notoriedade de uma empresa. O trabalho prático desenvolvido foi suportado por uma revisão de literatura, recorrendo-se à análise de artigos em revistas de especialidade, publicações diversas, livros e alguns trabalhos desenvolvidos a nível académico. Seguiu-se um período de estágio no qual foram desenvolvidas atividades na área de marketing em geral, e do marketing digital em específico. Os resultados do estudo desenvolvido, assim como das atividades práticas sugeridas pela empresa acolhedora indiciam que a área digital tem vindo a ganhar um papel significativo para o crescimento das empresas, sobretudo das pequenas empresas. Foi possível perceber que, atualmente, ficar fora do digital e não alocar verbas e tempo para chegar até aos clientes através deste meio complementar, pode revelar-se fatal para as empresas. Apesar da verificação de algumas desvantagens associadas ao digital, as vantagens sobrepõem-se. Este relatório é realizado apenas com base no comportamento de empresas portuguesas, mais concretamente empresas clientes da Companhia das Soluções, sendo esta a principal limitação do trabalho desenvolvido. Acresce-se que a pandemia covid-19 também dificultou um pouco a realização do estágio, ao ter exigido que parte do mesmo decorresse em regime de teletrabalho. Embora possa ter servido como ensaio para eventuais próximas situações idênticas, dificultou um pouco a apreensão de alguns conceitos necessários para uma maior rapidez na concretização dos projetos atribuídos. Numa altura em que o digital demonstra ser parte significativa da vida das pessoas, é importante analisar e discutir temas como este. Posto isto, a análise de temas como os escolhidos para este relatório, começando pelo marketing e pelo impacto do marketing digital na atualidade e passando pelas redes sociais e a importância das mesmas, são de cariz relevante e importante, não só para as empresas, mas para a sociedade em geral.
id RCAP_56173360d872cb189be31a2fe6b45038
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de ComunicaçãoMarketing digitalComunicação digitalRedes sociaisOnlineComunicaçãoMarketing e Negócios DigitaisO principal objetivo do presente relatório passa por analisar quais as vantagens do online para as empresas. Perceber como estas podem tirar melhor proveito das ferramentas que têm ao seu dispor, de forma a aumentarem a sua carteira de clientes e compreender de que modo gerir as redes sociais de forma eficiente, contribuindo de forma positiva para aumentar a notoriedade de uma empresa. O trabalho prático desenvolvido foi suportado por uma revisão de literatura, recorrendo-se à análise de artigos em revistas de especialidade, publicações diversas, livros e alguns trabalhos desenvolvidos a nível académico. Seguiu-se um período de estágio no qual foram desenvolvidas atividades na área de marketing em geral, e do marketing digital em específico. Os resultados do estudo desenvolvido, assim como das atividades práticas sugeridas pela empresa acolhedora indiciam que a área digital tem vindo a ganhar um papel significativo para o crescimento das empresas, sobretudo das pequenas empresas. Foi possível perceber que, atualmente, ficar fora do digital e não alocar verbas e tempo para chegar até aos clientes através deste meio complementar, pode revelar-se fatal para as empresas. Apesar da verificação de algumas desvantagens associadas ao digital, as vantagens sobrepõem-se. Este relatório é realizado apenas com base no comportamento de empresas portuguesas, mais concretamente empresas clientes da Companhia das Soluções, sendo esta a principal limitação do trabalho desenvolvido. Acresce-se que a pandemia covid-19 também dificultou um pouco a realização do estágio, ao ter exigido que parte do mesmo decorresse em regime de teletrabalho. Embora possa ter servido como ensaio para eventuais próximas situações idênticas, dificultou um pouco a apreensão de alguns conceitos necessários para uma maior rapidez na concretização dos projetos atribuídos. Numa altura em que o digital demonstra ser parte significativa da vida das pessoas, é importante analisar e discutir temas como este. Posto isto, a análise de temas como os escolhidos para este relatório, começando pelo marketing e pelo impacto do marketing digital na atualidade e passando pelas redes sociais e a importância das mesmas, são de cariz relevante e importante, não só para as empresas, mas para a sociedade em geral.The main objective of this report is to analyze the advantages of online for companies. Understand how they can take better advantage of the tools they have at their disposal, in order to increase their customer base and understand how to manage social networks efficiently, contributing positively to increase the notoriety of a company. The practical work developed was supported by a literature review, using the analysis of articles in specialist journals, various publications, books and some works developed at an academic level. This was followed by an internship period in which activities were carried out in the area of marketing in general, and digital marketing in particular. The results of the study developed, as well as the practical activities suggested by the host company, indicate that the digital area has been gaining a significant role for the growth of companies, especially small companies. It was possible to perceive that, currently, staying out of digital and not allocating funds and time to reach customers through this complementary means, can prove fatal for companies. Despite the verification of some disadvantages associated with digital, the advantages overlap. This report is based solely on the behavior of Portuguese companies, more specifically companies that are customers of Companhia das Soluções, which is the main limitation of the work carried out. In addition, the covid-19 pandemic also made it a little difficult to carry out the internship, as it required that part of it take place in a telework regime. Although it may have served as a rehearsal for possible future similar situations, it made it a little difficult to grasp some concepts necessary for a faster implementation of the assigned projects. At a time when digital is proving to be a significant part of people's lives, it is important to analyze and discuss topics like this. That said, the analysis of topics such as those chosen for this report, starting with marketing and the impact of digital marketing today and going through social networks and their importance, are relevant and important, not only for companies, but also for for society in general.2022-07-27T14:38:38Z2022-07-272022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, T. M. M. (2022). Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4370http://hdl.handle.net/11328/4370Pinto, T. M. M. (2022). Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4370http://hdl.handle.net/11328/4370TID:203054156porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Telma Marisa Martinsreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:45Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:07.839824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
title Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
spellingShingle Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
Pinto, Telma Marisa Martins
Marketing digital
Comunicação digital
Redes sociais
Online
Comunicação
Marketing e Negócios Digitais
title_short Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
title_full Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
title_fullStr Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
title_full_unstemmed Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
title_sort Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação
author Pinto, Telma Marisa Martins
author_facet Pinto, Telma Marisa Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Telma Marisa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Comunicação digital
Redes sociais
Online
Comunicação
Marketing e Negócios Digitais
topic Marketing digital
Comunicação digital
Redes sociais
Online
Comunicação
Marketing e Negócios Digitais
description O principal objetivo do presente relatório passa por analisar quais as vantagens do online para as empresas. Perceber como estas podem tirar melhor proveito das ferramentas que têm ao seu dispor, de forma a aumentarem a sua carteira de clientes e compreender de que modo gerir as redes sociais de forma eficiente, contribuindo de forma positiva para aumentar a notoriedade de uma empresa. O trabalho prático desenvolvido foi suportado por uma revisão de literatura, recorrendo-se à análise de artigos em revistas de especialidade, publicações diversas, livros e alguns trabalhos desenvolvidos a nível académico. Seguiu-se um período de estágio no qual foram desenvolvidas atividades na área de marketing em geral, e do marketing digital em específico. Os resultados do estudo desenvolvido, assim como das atividades práticas sugeridas pela empresa acolhedora indiciam que a área digital tem vindo a ganhar um papel significativo para o crescimento das empresas, sobretudo das pequenas empresas. Foi possível perceber que, atualmente, ficar fora do digital e não alocar verbas e tempo para chegar até aos clientes através deste meio complementar, pode revelar-se fatal para as empresas. Apesar da verificação de algumas desvantagens associadas ao digital, as vantagens sobrepõem-se. Este relatório é realizado apenas com base no comportamento de empresas portuguesas, mais concretamente empresas clientes da Companhia das Soluções, sendo esta a principal limitação do trabalho desenvolvido. Acresce-se que a pandemia covid-19 também dificultou um pouco a realização do estágio, ao ter exigido que parte do mesmo decorresse em regime de teletrabalho. Embora possa ter servido como ensaio para eventuais próximas situações idênticas, dificultou um pouco a apreensão de alguns conceitos necessários para uma maior rapidez na concretização dos projetos atribuídos. Numa altura em que o digital demonstra ser parte significativa da vida das pessoas, é importante analisar e discutir temas como este. Posto isto, a análise de temas como os escolhidos para este relatório, começando pelo marketing e pelo impacto do marketing digital na atualidade e passando pelas redes sociais e a importância das mesmas, são de cariz relevante e importante, não só para as empresas, mas para a sociedade em geral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27T14:38:38Z
2022-07-27
2022-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinto, T. M. M. (2022). Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4370
http://hdl.handle.net/11328/4370
Pinto, T. M. M. (2022). Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4370
http://hdl.handle.net/11328/4370
TID:203054156
identifier_str_mv Pinto, T. M. M. (2022). Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa - Agência de Comunicação [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4370
TID:203054156
url http://hdl.handle.net/11328/4370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134974670012416