Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Bernardo Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4588
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique; na sequência do estágio curricular realizado, durante o período de seis meses, na Associação Empresarial de Portugal (AEP), entre 25/10/2021 e 11/04/2022, em regime de full-time. Assim, este relatório tem como objetivo apresentar o trabalho de estágio, analisando e explanando as estratégias de Marketing Digital colocadas em prática por parte do Departamento de Marketing aos projetos em desenvolvimento das diversas áreas de negócio da AEP. Este relatório foi elaborado com base no estágio realizado na, retratando a sua forma característica de trabalhar e apresentando as responsabilidades e atividades desenvolvidas. O trabalho prático desenvolvido foi suportado por uma revisão de literatura, recorrendo-se à análise de artigos, livros e publicações. Conclui-se que as redes e plataformas sociais são uma componente fulcral para uma boa imagem e notoriedade da entidade acolhedora de estágio e uma forma relevante de adquirir novos públicos e de comunicar com o seu público atual. Adicionalmente, para uma comunicação mais objetiva e com target bem definido (empresas ou contactos de setores específicos de negócio) o e-mail marketing é também uma opção relevante, quando implementada por meio de sistemas de automação.
id RCAP_e213b3226bce5a168874951bee97b51b
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de PortugalAssociação Empresarial de PortugalComunicaçãoMarketing digitalRedes sociaisMarketing e Negócios DigitaisO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique; na sequência do estágio curricular realizado, durante o período de seis meses, na Associação Empresarial de Portugal (AEP), entre 25/10/2021 e 11/04/2022, em regime de full-time. Assim, este relatório tem como objetivo apresentar o trabalho de estágio, analisando e explanando as estratégias de Marketing Digital colocadas em prática por parte do Departamento de Marketing aos projetos em desenvolvimento das diversas áreas de negócio da AEP. Este relatório foi elaborado com base no estágio realizado na, retratando a sua forma característica de trabalhar e apresentando as responsabilidades e atividades desenvolvidas. O trabalho prático desenvolvido foi suportado por uma revisão de literatura, recorrendo-se à análise de artigos, livros e publicações. Conclui-se que as redes e plataformas sociais são uma componente fulcral para uma boa imagem e notoriedade da entidade acolhedora de estágio e uma forma relevante de adquirir novos públicos e de comunicar com o seu público atual. Adicionalmente, para uma comunicação mais objetiva e com target bem definido (empresas ou contactos de setores específicos de negócio) o e-mail marketing é também uma opção relevante, quando implementada por meio de sistemas de automação.This report is the result of the curricular internship of the Master in Marketing and Digital Business, carried out during a period of six months, at Associação Empresarial de Portugal (AEP), between 25/10/2021 and 11/04/2022, full-time. Thus, this report aims to present the internship work, analysing and explaining the Digital Marketing strategies put into practice by the Marketing Department to the projects under development in the several business areas of AEP. This report was prepared based on the internship carried out at, portraying its characteristic way of working and presenting the responsibilities and activities developed. The practical work developed was supported by a literature review, using the analysis of articles, books and publications. It was concluded that social networks and platforms are a key component for a good image and notoriety of the internship host entity and a relevant way to acquire new audiences and to communicate with its current public. Additionally, for a more objective communication and with a well-defined target (companies or contacts from specific business sectors) e-mail marketing is also a relevant option, when implemented through automation systems.2022-12-27T10:01:21Z2022-12-272022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAraújo, B. M. (2022). Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4588http://hdl.handle.net/11328/4588Araújo, B. M. (2022). Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4588http://hdl.handle.net/11328/4588TID:203134389porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Bernardo Mirandareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:03:42Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:50.820152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
title Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
spellingShingle Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
Araújo, Bernardo Miranda
Associação Empresarial de Portugal
Comunicação
Marketing digital
Redes sociais
Marketing e Negócios Digitais
title_short Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
title_full Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
title_fullStr Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
title_full_unstemmed Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
title_sort Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal
author Araújo, Bernardo Miranda
author_facet Araújo, Bernardo Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Bernardo Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Associação Empresarial de Portugal
Comunicação
Marketing digital
Redes sociais
Marketing e Negócios Digitais
topic Associação Empresarial de Portugal
Comunicação
Marketing digital
Redes sociais
Marketing e Negócios Digitais
description O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique; na sequência do estágio curricular realizado, durante o período de seis meses, na Associação Empresarial de Portugal (AEP), entre 25/10/2021 e 11/04/2022, em regime de full-time. Assim, este relatório tem como objetivo apresentar o trabalho de estágio, analisando e explanando as estratégias de Marketing Digital colocadas em prática por parte do Departamento de Marketing aos projetos em desenvolvimento das diversas áreas de negócio da AEP. Este relatório foi elaborado com base no estágio realizado na, retratando a sua forma característica de trabalhar e apresentando as responsabilidades e atividades desenvolvidas. O trabalho prático desenvolvido foi suportado por uma revisão de literatura, recorrendo-se à análise de artigos, livros e publicações. Conclui-se que as redes e plataformas sociais são uma componente fulcral para uma boa imagem e notoriedade da entidade acolhedora de estágio e uma forma relevante de adquirir novos públicos e de comunicar com o seu público atual. Adicionalmente, para uma comunicação mais objetiva e com target bem definido (empresas ou contactos de setores específicos de negócio) o e-mail marketing é também uma opção relevante, quando implementada por meio de sistemas de automação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27T10:01:21Z
2022-12-27
2022-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, B. M. (2022). Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4588
http://hdl.handle.net/11328/4588
Araújo, B. M. (2022). Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4588
http://hdl.handle.net/11328/4588
TID:203134389
identifier_str_mv Araújo, B. M. (2022). Marketing digital: relevância para a estratégia de comunicação da Associação Empresarial de Portugal [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4588
TID:203134389
url http://hdl.handle.net/11328/4588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134947265478656