DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.23646 |
Resumo: | A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade. |
id |
RCAP_562500985ba6e6cd787258a1fa8fb196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/23646 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBERA utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade.Universidade de Aveiro2021-07-21T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.23646oai:proa.ua.pt:article/23646Internet Latent Corpus Journal; Vol 11 No 1 (2021); 53-69Internet Latent Corpus Journal; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 53-69Internet Latent Corpus Journal; Vol. 11 No 1 (2021); 53-69Internet Latent Corpus Journal; vol. 11 n.º 1 (2021); 53-691647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/23646https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.23646https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/23646/18108Direitos de Autor (c) 2021 Vania Karoline Viana dos Santos Silva, Luciane Weber Baia Heeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vania Karoline Viana dos Santosde Souza, Francislê NeriHees, Luciane Weber Baia2022-09-05T15:21:40Zoai:proa.ua.pt:article/23646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:49.240193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
title |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
spellingShingle |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER Silva, Vania Karoline Viana dos Santos |
title_short |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
title_full |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
title_fullStr |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
title_sort |
DESAFIOS DE UM PROFESSOR YOUTUBER |
author |
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos |
author_facet |
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos de Souza, Francislê Neri Hees, Luciane Weber Baia |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Francislê Neri Hees, Luciane Weber Baia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos de Souza, Francislê Neri Hees, Luciane Weber Baia |
description |
A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.23646 oai:proa.ua.pt:article/23646 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.23646 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/23646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/23646 https://doi.org/10.34624/ilcj.v11i1.23646 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/23646/18108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Vania Karoline Viana dos Santos Silva, Luciane Weber Baia Hees http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Vania Karoline Viana dos Santos Silva, Luciane Weber Baia Hees http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 11 No 1 (2021); 53-69 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 53-69 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 11 No 1 (2021); 53-69 Internet Latent Corpus Journal; vol. 11 n.º 1 (2021); 53-69 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130004753219584 |