A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuertes, Marina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56
Resumo: O presente artigo teórico apresenta e discute a relação entre a investigação e a prática em intervenção precoce. No domínio do desenvolvimento sócio-emocional e da relação entre pais e filhos, surgem várias linhas de investigação que podem conduzir a práticas suportadas empiricamente. Neste trabalho, partimos de duas histórias de vida encontradas no decurso de uma pesquisa científica para a apresentação do estado de arte. A literatura indicaque práticas mais eficazes são centradas na reparação da “base segura” em todas as gerações. Uma acção de gabinete, exclusivamente centrada na criança, não só tende a ser pouco eficaz como pode fazer perigar a capacidade auto-protectiva da criança. Assim, analisamos as práticas de intervenção sob vários ângulos: da criança, dos pais, da família alargada, da comunidade,dos técnicos e dos investigadores. A discussão sugere que as parcerias estabelecidas entre investigadores e técnicos podem ser elementos chave para o sucesso da intervenção.
id RCAP_5633ebb333e23134daf8f3a5f58cc28f
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/56
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoceO presente artigo teórico apresenta e discute a relação entre a investigação e a prática em intervenção precoce. No domínio do desenvolvimento sócio-emocional e da relação entre pais e filhos, surgem várias linhas de investigação que podem conduzir a práticas suportadas empiricamente. Neste trabalho, partimos de duas histórias de vida encontradas no decurso de uma pesquisa científica para a apresentação do estado de arte. A literatura indicaque práticas mais eficazes são centradas na reparação da “base segura” em todas as gerações. Uma acção de gabinete, exclusivamente centrada na criança, não só tende a ser pouco eficaz como pode fazer perigar a capacidade auto-protectiva da criança. Assim, analisamos as práticas de intervenção sob vários ângulos: da criança, dos pais, da família alargada, da comunidade,dos técnicos e dos investigadores. A discussão sugere que as parcerias estabelecidas entre investigadores e técnicos podem ser elementos chave para o sucesso da intervenção.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2011-03-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/56Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 1 (2011); 96-116Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2011); 96-116Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 1 (2011); 96-116Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 1 (2011); 96-1162182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56/57Fuertes, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:27Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/56Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:28.019266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
title A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
spellingShingle A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
Fuertes, Marina
title_short A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
title_full A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
title_fullStr A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
title_full_unstemmed A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
title_sort A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce
author Fuertes, Marina
author_facet Fuertes, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuertes, Marina
description O presente artigo teórico apresenta e discute a relação entre a investigação e a prática em intervenção precoce. No domínio do desenvolvimento sócio-emocional e da relação entre pais e filhos, surgem várias linhas de investigação que podem conduzir a práticas suportadas empiricamente. Neste trabalho, partimos de duas histórias de vida encontradas no decurso de uma pesquisa científica para a apresentação do estado de arte. A literatura indicaque práticas mais eficazes são centradas na reparação da “base segura” em todas as gerações. Uma acção de gabinete, exclusivamente centrada na criança, não só tende a ser pouco eficaz como pode fazer perigar a capacidade auto-protectiva da criança. Assim, analisamos as práticas de intervenção sob vários ângulos: da criança, dos pais, da família alargada, da comunidade,dos técnicos e dos investigadores. A discussão sugere que as parcerias estabelecidas entre investigadores e técnicos podem ser elementos chave para o sucesso da intervenção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/56
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/56/57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 1 (2011); 96-116
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2011); 96-116
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 1 (2011); 96-116
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 1 (2011); 96-116
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452403945472