A segurança da comunidade escolar e o papel da Guarda Nacional Republicana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7833 |
Resumo: | A Segurança da Comunidade Escolar resulta de um esforço concertado entre os mais vastos intervenientes da comunidade escolar. A exposição social, aliada a este fenómeno, denuncia a panóplia de casos omissos e negligentes com que este fenómeno é vivido comportando uma brutalidade, algo assustadora e perigosa, que a mediatização não faz diminuir. A investigação aplicada deste trabalho pretende demonstrar a forma como a Guarda Nacional Republicana faz face a este fenómeno, qual a resposta mais aferida para o minimizar, bem como o demonstrar do número de parcerias existentes para consolidar a segurança da Comunidade Escolar. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira efectua-se um enquadramento teórico e institucional, onde é abordado o policiamento de proximidade, o programa escola segura e seus intervenientes, bem como a estrutura da Guarda Nacional Republicana na perspectiva dos programas especiais. Na segunda parte é apresentado o estudo de caso, onde foram estabelecidas correlações de dados provenientes de acções já realizadas a nível nacional e a análise e discussão dos resultados do presente TIA. Concluindo-se que, apesar da pro-actividade da Guarda Nacional Republicana ter resultados sólidos e consistentes em matéria de prevenção e denúncia dos casos, é na formação que encontramos o seu “calcanhar de Aquiles”. Recomendando-se que o referencial de curso para as Secções de Programas Especiais (SPE) tenha a sua aplicabilidade efectiva e que, os números de elementos nas SPE aumentem. |
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A segurança da comunidade escolar e o papel da Guarda Nacional RepublicanaSegurançaComunidade EscolarParceriasPro-actividadeA Segurança da Comunidade Escolar resulta de um esforço concertado entre os mais vastos intervenientes da comunidade escolar. A exposição social, aliada a este fenómeno, denuncia a panóplia de casos omissos e negligentes com que este fenómeno é vivido comportando uma brutalidade, algo assustadora e perigosa, que a mediatização não faz diminuir. A investigação aplicada deste trabalho pretende demonstrar a forma como a Guarda Nacional Republicana faz face a este fenómeno, qual a resposta mais aferida para o minimizar, bem como o demonstrar do número de parcerias existentes para consolidar a segurança da Comunidade Escolar. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira efectua-se um enquadramento teórico e institucional, onde é abordado o policiamento de proximidade, o programa escola segura e seus intervenientes, bem como a estrutura da Guarda Nacional Republicana na perspectiva dos programas especiais. Na segunda parte é apresentado o estudo de caso, onde foram estabelecidas correlações de dados provenientes de acções já realizadas a nível nacional e a análise e discussão dos resultados do presente TIA. Concluindo-se que, apesar da pro-actividade da Guarda Nacional Republicana ter resultados sólidos e consistentes em matéria de prevenção e denúncia dos casos, é na formação que encontramos o seu “calcanhar de Aquiles”. Recomendando-se que o referencial de curso para as Secções de Programas Especiais (SPE) tenha a sua aplicabilidade efectiva e que, os números de elementos nas SPE aumentem.Abstract The School Community Security results from a concerted effort among the vast scholar community actors. The social exposition, together with this phenomenon, denounces a panoply, removing the omitted neglectful reality with which was lived this phenomenon that comprises some brutality, frightful and dangerous that media coverage does not decrease. The applied research of this work aims is to show how the Guarda Nacional Republicana (GNR) is facing this phenomenon, what is the most measured answer to minimize the phenomenon, as well as showing the number of partnerships to strengthen the school community security. This work is divided into two fundamental parts. In the first one is carried out a theoretical and institutional framework, where it is approached the proximity policing in several countries, the security school program, its actors, as well GNR structure as far as the perspective of special programs is concerned. In the second part, it is presented a study case, where it is established correlations from data proceeding from already taken actions at national level and the analysis and discussion of the thesis results. It is concluded that despite the GNR pro-activity, having solid and consistent results as far as the prevention and the number of reported cases are concerned, it is in the formation that we find its “Achilles heel”. It is recommended that the course reference to the special programs section has its effective applicability and increase of the number of elements in the special programs section.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumSantos, Joy2015-02-24T10:44:40Z2011-08-01T00:00:00Z2011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:53.540287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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