Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vasconcelos, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1635
Resumo: Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor). Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos).
id RCAP_5634b7a768fcbc98aaa32e268328277e
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de AroucaBranding territorialmarketing territorialimagemdestinoturismoObjetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor). Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos).European Journal of Applied Business Management2019-02-26T12:13:45Z2019-02-26T12:13:45Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1635oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635porSousa, B. & Vasconcelos, S. (2018). Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca, European Journal of Applied Business Management, Special Issue, pp. 1-14.http://hdl.handle.net/11110/1635Sousa, BrunoVasconcelos, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:01.289278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
title Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
spellingShingle Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
Sousa, Bruno
Branding territorial
marketing territorial
imagem
destino
turismo
title_short Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
title_full Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
title_fullStr Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
title_full_unstemmed Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
title_sort Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
author Sousa, Bruno
author_facet Sousa, Bruno
Vasconcelos, Sara
author_role author
author2 Vasconcelos, Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno
Vasconcelos, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Branding territorial
marketing territorial
imagem
destino
turismo
topic Branding territorial
marketing territorial
imagem
destino
turismo
description Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor). Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-26T12:13:45Z
2019-02-26T12:13:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1635
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635
url http://hdl.handle.net/11110/1635
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, B. & Vasconcelos, S. (2018). Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca, European Journal of Applied Business Management, Special Issue, pp. 1-14.
http://hdl.handle.net/11110/1635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management
publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129890625159168