Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1635 |
Resumo: | Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor). Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos). |
id |
RCAP_5634b7a768fcbc98aaa32e268328277e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de AroucaBranding territorialmarketing territorialimagemdestinoturismoObjetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor). Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos).European Journal of Applied Business Management2019-02-26T12:13:45Z2019-02-26T12:13:45Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1635oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635porSousa, B. & Vasconcelos, S. (2018). Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca, European Journal of Applied Business Management, Special Issue, pp. 1-14.http://hdl.handle.net/11110/1635Sousa, BrunoVasconcelos, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:01.289278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
title |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
spellingShingle |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca Sousa, Bruno Branding territorial marketing territorial imagem destino turismo |
title_short |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
title_full |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
title_fullStr |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
title_full_unstemmed |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
title_sort |
Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca |
author |
Sousa, Bruno |
author_facet |
Sousa, Bruno Vasconcelos, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Vasconcelos, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding territorial marketing territorial imagem destino turismo |
topic |
Branding territorial marketing territorial imagem destino turismo |
description |
Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa (i.e. pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (i.e. inquéritos por questionário ao consumidor). Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor turístico, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing. O branding territorial surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração de visitantes, tendo por base elementos influentes de uma marca territorial. Implicações práticas: O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre destinos turísticos (i.e. planeamento de espaços, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). Contributo: O presente estudo apresenta contributos para o marketing (e.g. branding), turismo (e.g. comportamento do visitante) e desenvolvimento local (e.g. planeamento e gestão de destinos turísticos). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-26T12:13:45Z 2019-02-26T12:13:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1635 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1635 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, B. & Vasconcelos, S. (2018). Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca, European Journal of Applied Business Management, Special Issue, pp. 1-14. http://hdl.handle.net/11110/1635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129890625159168 |