Da escola para a comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21771 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Arquitetura |
id |
RCAP_5638c8661bae15102515f5164bc79395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21771 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da escola para a comunidadeEducação como ponto de partida para o desenvolvimentoCasas para um planeta pequenoEducaçãoComunidadeArquitetura participativaHabitaçãoMoçambiqueEducationCommunityParticipation in architectureHousingMozambiqueDissertação de Mestrado Integrado com a especialização em ArquiteturaA educação é a ferramenta mais eficaz que um país pode usar para diminuir as suas desigualdades sociais e económicas, pois ao apostar na formação dos seus cidadãos promove o desenvolvimento do território e capacita futuros intervencionistas do meio social, político e estrutural. Assim, surge DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE, um Projeto Final de Mestrado que pretende estudar soluções práticas e executáveis que ofereçam a uma comunidade mais desfavorecida a oportunidade de estudar e aprender. A proposta desenvolvida insere-se no território de Moçambique, mais especificamente no distrito de Inhambane. Envolvida por um ambiente rural, a comunidade de Inharrime depende da agricultura de subsistência e do comércio local, sendo este um contexto que carece de investimento social e monetário. Reinventando os métodos tradicionais da arquitetura vernacular, o projeto da Escola de Ocuana, envolve a cultura moçambicana usando a arquitetura como manifestação. Reconhecendo as potencialidades de um povo educado e informado, este projeto tira partido da arquitetura participativa como forma de integração da proposta no lugar. O Equipamento suporta a construção de uma estrutura integrada para toda comunidade, tendo em conta as carências do lugar, dando resposta às mesmas de forma faseada e concreta. Readaptando técnicas construtivas da cultura moçambicana, a proposta arquitetónica pretende resolver um problema social e infraestrutural, oferecendo um espaço físico que não só capacita a comunidade a nível intelectual, mas promove espaços de encontro e interação da mesma, sendo este projeto também, um ponto de partida para o desenvolvimento sustentável da sociedade moçambicana.ABSTRACT: Education is the most efficient tool that a country could use to decrease social and economic inequalities, so betting on the academic education of its citizens, promotes the territory development and empowers future social, political and structural interventionists. Therefore, arises FROM THE SCHOOL TO THE COMMUNITY, a Master’s Final Project that aims to study practical and executable solutions that gives the opportunity to study and learn to a more disadvantaged community. The proposal developed is inserted in Mozambique’s territory, more specifically in the district of Inhambane. Surrounded by a rural environment, the community of Inharrime, depends on subsistence agriculture and small local business, which incites a context that lacks social and economic investment. Reinventing the traditional methods of vernacular architecture, the School of Ocuana project, embraces the Mozambican culture using architecture as a manifestation. Recognizing the potential of an educated and informed population, this project takes advantage of participation in architecture, as a way of integrating the proposal in the location. The Equipment supports the construction of an integrated structure for the entire community, taking into account the needs of the area, responding to them in a phased and concrete way. By readapting vernacular construction techniques, the architectural proposal aims to solve a social and infrastructural problem, offering a physical space that not only empowers the community at an intellectual level, but promotes moments of meeting and interaction, making this project a starting point for o a more sustainable development of the Mozambican society.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaOliveira, Margarida Maria Garcia Louro do Nascimento eOliveira, Francisco Carlos Almeida Nascimento e, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaOutor, Ana Sofia Santos2021-09-09T11:03:05Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21771porOUTOR, Ana Sofia Santos - Da escola para a comunidade : educação como ponto de partida para o desenvolvimento : casas para um planeta pequeno. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:18.016063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da escola para a comunidade Educação como ponto de partida para o desenvolvimento Casas para um planeta pequeno |
title |
Da escola para a comunidade |
spellingShingle |
Da escola para a comunidade Outor, Ana Sofia Santos Educação Comunidade Arquitetura participativa Habitação Moçambique Education Community Participation in architecture Housing Mozambique |
title_short |
Da escola para a comunidade |
title_full |
Da escola para a comunidade |
title_fullStr |
Da escola para a comunidade |
title_full_unstemmed |
Da escola para a comunidade |
title_sort |
Da escola para a comunidade |
author |
Outor, Ana Sofia Santos |
author_facet |
Outor, Ana Sofia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Margarida Maria Garcia Louro do Nascimento e Oliveira, Francisco Carlos Almeida Nascimento e, coorientador Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Outor, Ana Sofia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Comunidade Arquitetura participativa Habitação Moçambique Education Community Participation in architecture Housing Mozambique |
topic |
Educação Comunidade Arquitetura participativa Habitação Moçambique Education Community Participation in architecture Housing Mozambique |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Arquitetura |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09 2020-09-01T00:00:00Z 2021-09-09T11:03:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/21771 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/21771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OUTOR, Ana Sofia Santos - Da escola para a comunidade : educação como ponto de partida para o desenvolvimento : casas para um planeta pequeno. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131155973275648 |