Da escola para a comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Outor, Ana Sofia Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21771
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Arquitetura
id RCAP_5638c8661bae15102515f5164bc79395
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da escola para a comunidadeEducação como ponto de partida para o desenvolvimentoCasas para um planeta pequenoEducaçãoComunidadeArquitetura participativaHabitaçãoMoçambiqueEducationCommunityParticipation in architectureHousingMozambiqueDissertação de Mestrado Integrado com a especialização em ArquiteturaA educação é a ferramenta mais eficaz que um país pode usar para diminuir as suas desigualdades sociais e económicas, pois ao apostar na formação dos seus cidadãos promove o desenvolvimento do território e capacita futuros intervencionistas do meio social, político e estrutural. Assim, surge DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE, um Projeto Final de Mestrado que pretende estudar soluções práticas e executáveis que ofereçam a uma comunidade mais desfavorecida a oportunidade de estudar e aprender. A proposta desenvolvida insere-se no território de Moçambique, mais especificamente no distrito de Inhambane. Envolvida por um ambiente rural, a comunidade de Inharrime depende da agricultura de subsistência e do comércio local, sendo este um contexto que carece de investimento social e monetário. Reinventando os métodos tradicionais da arquitetura vernacular, o projeto da Escola de Ocuana, envolve a cultura moçambicana usando a arquitetura como manifestação. Reconhecendo as potencialidades de um povo educado e informado, este projeto tira partido da arquitetura participativa como forma de integração da proposta no lugar. O Equipamento suporta a construção de uma estrutura integrada para toda comunidade, tendo em conta as carências do lugar, dando resposta às mesmas de forma faseada e concreta. Readaptando técnicas construtivas da cultura moçambicana, a proposta arquitetónica pretende resolver um problema social e infraestrutural, oferecendo um espaço físico que não só capacita a comunidade a nível intelectual, mas promove espaços de encontro e interação da mesma, sendo este projeto também, um ponto de partida para o desenvolvimento sustentável da sociedade moçambicana.ABSTRACT: Education is the most efficient tool that a country could use to decrease social and economic inequalities, so betting on the academic education of its citizens, promotes the territory development and empowers future social, political and structural interventionists. Therefore, arises FROM THE SCHOOL TO THE COMMUNITY, a Master’s Final Project that aims to study practical and executable solutions that gives the opportunity to study and learn to a more disadvantaged community. The proposal developed is inserted in Mozambique’s territory, more specifically in the district of Inhambane. Surrounded by a rural environment, the community of Inharrime, depends on subsistence agriculture and small local business, which incites a context that lacks social and economic investment. Reinventing the traditional methods of vernacular architecture, the School of Ocuana project, embraces the Mozambican culture using architecture as a manifestation. Recognizing the potential of an educated and informed population, this project takes advantage of participation in architecture, as a way of integrating the proposal in the location. The Equipment supports the construction of an integrated structure for the entire community, taking into account the needs of the area, responding to them in a phased and concrete way. By readapting vernacular construction techniques, the architectural proposal aims to solve a social and infrastructural problem, offering a physical space that not only empowers the community at an intellectual level, but promotes moments of meeting and interaction, making this project a starting point for o a more sustainable development of the Mozambican society.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaOliveira, Margarida Maria Garcia Louro do Nascimento eOliveira, Francisco Carlos Almeida Nascimento e, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaOutor, Ana Sofia Santos2021-09-09T11:03:05Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21771porOUTOR, Ana Sofia Santos - Da escola para a comunidade : educação como ponto de partida para o desenvolvimento : casas para um planeta pequeno. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:18.016063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da escola para a comunidade
Educação como ponto de partida para o desenvolvimento
Casas para um planeta pequeno
title Da escola para a comunidade
spellingShingle Da escola para a comunidade
Outor, Ana Sofia Santos
Educação
Comunidade
Arquitetura participativa
Habitação
Moçambique
Education
Community
Participation in architecture
Housing
Mozambique
title_short Da escola para a comunidade
title_full Da escola para a comunidade
title_fullStr Da escola para a comunidade
title_full_unstemmed Da escola para a comunidade
title_sort Da escola para a comunidade
author Outor, Ana Sofia Santos
author_facet Outor, Ana Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Garcia Louro do Nascimento e
Oliveira, Francisco Carlos Almeida Nascimento e, coorientador
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Outor, Ana Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunidade
Arquitetura participativa
Habitação
Moçambique
Education
Community
Participation in architecture
Housing
Mozambique
topic Educação
Comunidade
Arquitetura participativa
Habitação
Moçambique
Education
Community
Participation in architecture
Housing
Mozambique
description Dissertação de Mestrado Integrado com a especialização em Arquitetura
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-09-09T11:03:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/21771
url http://hdl.handle.net/10400.5/21771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OUTOR, Ana Sofia Santos - Da escola para a comunidade : educação como ponto de partida para o desenvolvimento : casas para um planeta pequeno. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131155973275648