O processo metacognitivo como foco de intervenção especializada do enfermeiro de saúde mental e psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serralheiro, Sara Alexandra Varanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43839
Resumo: O percurso formativo realizado e aqui relatado, norteou se pela linha de investigação acerca d´ “O Processo Metacognitivo como Foco de Intervenção Especializada do Enfermeiro de Saúde Mental e Psiquiátrica.” A razão para estudar este assunto impôs-se pela necessidade em entender o fenómeno da metacognição e do processo metacognitivo, do modo como a pessoa desenvolve estratégias para potencialização das competências metacognitivas. Esta temática foi explorada no estágio elaborado em dois contextos distintos, numa unidade hospitalar, internamento de psiquiatria, e numa unidade de cuidados na comunidade, numa escola básica de segundo e terceiro ciclos, ambos na cidade de Lisboa. O objetivo primordial do estágio foi desenvolver competências de enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiatria Na unidade de internamento da pessoa com patologia psiquiátrica, em fase aguda, a intervenção aconteceu no âmbito da doença mental através do campo de ação interventivo no tratamento, com a aplicação do programa “Treino Metacognitivo para a Psicose” de Steffen Moritz. Enquanto na unidade de cuidados na comunidade o projeto foi desenvolvido no âmbito da saúde mental através da ação de intervenção com contornos de prevenção, com a implementação de uma intervenção psicoeducativa intitulada de “Álcool, intervenção pela prevenção”. Sobre a avaliação das intervenções podemos dizer que, no contexto hospitalar o resultado para as pessoas foi positivo na medida em que se promoveu aumento da consciência da pessoa sobre as distorções e se constatou mudança no seu modo de resolução de problemas. Quanto à aplicação do programa na escola podemos afirmar que o ganho para os jovens foi a clarificação e o aumento da perceção dos fatores que influenciam a adoção de comportamentos saudáveis em relação ao consumo de álcool. O modelo de referência de cuidados de enfermagem que enriqueceu este percurso foi o modelo “O Cuidar em Enfermagem Baseado nas Forças”, de Laurie Gottlieb. O recurso à metodologia de projeto foi o eleito para arquitetar esta caminhada na procura da aquisição e desenvolvimento de competências no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
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