O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Nuno Granja
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36329
Resumo: O presente trabalho incide sobre uma época conturbada do ensino educativo português, mas também rica nas suas dinâmicas, com acontecimentos que levaram a sociedade a refletir sobre conceitos diversificados como autonomia e reordenamento da rede escolar. Através de novos discursos políticonormativos, de influência supranacional e com a evolução das sociedades para sistemas de globalização, as escolas ficaram sensíveis a mudanças sistemáticas, em que termos como competitividade, competência, produção e rentabilidade entraram no vocabulário das medidas e decisões. Depois da publicação da LBSE e da entrada de Portugal na CEE, a retórica reformadora incidiu sobre conceções de regulação e controlo, sobre um ideal de autonomia e de delegação de competências para o poder local que exige a participação comunitárias, mas com critérios definidos de cima para baixo, determinados segundo as políticas entendidas na administração central. Estudamos o processo de reordenamento da rede escolar, do encerramento de escolas do 1.º ciclo e de reconversão no concelho de Ovar. O estudo desencadeou-se com base na análise de conteúdos, consultando documentos diversos, e na recolha de dados através da realização de entrevistas a intervenientes no terreno. As conclusões revelam consistência pela evidência dos factos e pela discrepância de perceções, que resultam da complexidade de todo o processo.
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