O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36329 |
Resumo: | O presente trabalho incide sobre uma época conturbada do ensino educativo português, mas também rica nas suas dinâmicas, com acontecimentos que levaram a sociedade a refletir sobre conceitos diversificados como autonomia e reordenamento da rede escolar. Através de novos discursos políticonormativos, de influência supranacional e com a evolução das sociedades para sistemas de globalização, as escolas ficaram sensíveis a mudanças sistemáticas, em que termos como competitividade, competência, produção e rentabilidade entraram no vocabulário das medidas e decisões. Depois da publicação da LBSE e da entrada de Portugal na CEE, a retórica reformadora incidiu sobre conceções de regulação e controlo, sobre um ideal de autonomia e de delegação de competências para o poder local que exige a participação comunitárias, mas com critérios definidos de cima para baixo, determinados segundo as políticas entendidas na administração central. Estudamos o processo de reordenamento da rede escolar, do encerramento de escolas do 1.º ciclo e de reconversão no concelho de Ovar. O estudo desencadeou-se com base na análise de conteúdos, consultando documentos diversos, e na recolha de dados através da realização de entrevistas a intervenientes no terreno. As conclusões revelam consistência pela evidência dos factos e pela discrepância de perceções, que resultam da complexidade de todo o processo. |
id |
RCAP_5655050fd85e0e577f1d62a44e364fe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36329 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de OvarEscolas primáriasRede escolarEncerramento de escolasReconversão de escolasO presente trabalho incide sobre uma época conturbada do ensino educativo português, mas também rica nas suas dinâmicas, com acontecimentos que levaram a sociedade a refletir sobre conceitos diversificados como autonomia e reordenamento da rede escolar. Através de novos discursos políticonormativos, de influência supranacional e com a evolução das sociedades para sistemas de globalização, as escolas ficaram sensíveis a mudanças sistemáticas, em que termos como competitividade, competência, produção e rentabilidade entraram no vocabulário das medidas e decisões. Depois da publicação da LBSE e da entrada de Portugal na CEE, a retórica reformadora incidiu sobre conceções de regulação e controlo, sobre um ideal de autonomia e de delegação de competências para o poder local que exige a participação comunitárias, mas com critérios definidos de cima para baixo, determinados segundo as políticas entendidas na administração central. Estudamos o processo de reordenamento da rede escolar, do encerramento de escolas do 1.º ciclo e de reconversão no concelho de Ovar. O estudo desencadeou-se com base na análise de conteúdos, consultando documentos diversos, e na recolha de dados através da realização de entrevistas a intervenientes no terreno. As conclusões revelam consistência pela evidência dos factos e pela discrepância de perceções, que resultam da complexidade de todo o processo.The present work focuses on a troubled period of Portuguese educational teaching, but also rich in its dynamics, with events that led society to reflect on diversified concepts such as autonomy and reorganization of the school network. Through new political-normative discourses, of supranational influence and with the evolution of societies towards globalization systems, schools became sensitive to systematic changes, in which terms such as competitiveness, competence, production and profitability entered the vocabulary of measures and decisions. After the publication of the LBSE and Portugal's entry into the EEC, the reform rhetoric focused on conceptions of regulation and control, on an ideal of autonomy and delegation of powers to local authorities that require community participation, but with criteria defined from above. downwards, determined according to the policies understood in the central administration. We studied the process of reorganizing the school network, closing 1st cycle schools and reconversion in the municipality of Ovar. The study was carried out based on content analysis, consulting various documents, and data collection through interviews with actors in the field. The conclusions reveal consistency through the evidence of the facts and the discrepancy of perceptions, which result from the complexity of the whole process.2023-02-16T14:50:06Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36329porOliveira, Carlos Nuno Granjainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:08Zoai:ria.ua.pt:10773/36329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:12.284785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
title |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
spellingShingle |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar Oliveira, Carlos Nuno Granja Escolas primárias Rede escolar Encerramento de escolas Reconversão de escolas |
title_short |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
title_full |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
title_fullStr |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
title_full_unstemmed |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
title_sort |
O encerramento de escolas primárias: um estudo sobre as perspetivas dos atores no concelho de Ovar |
author |
Oliveira, Carlos Nuno Granja |
author_facet |
Oliveira, Carlos Nuno Granja |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carlos Nuno Granja |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas primárias Rede escolar Encerramento de escolas Reconversão de escolas |
topic |
Escolas primárias Rede escolar Encerramento de escolas Reconversão de escolas |
description |
O presente trabalho incide sobre uma época conturbada do ensino educativo português, mas também rica nas suas dinâmicas, com acontecimentos que levaram a sociedade a refletir sobre conceitos diversificados como autonomia e reordenamento da rede escolar. Através de novos discursos políticonormativos, de influência supranacional e com a evolução das sociedades para sistemas de globalização, as escolas ficaram sensíveis a mudanças sistemáticas, em que termos como competitividade, competência, produção e rentabilidade entraram no vocabulário das medidas e decisões. Depois da publicação da LBSE e da entrada de Portugal na CEE, a retórica reformadora incidiu sobre conceções de regulação e controlo, sobre um ideal de autonomia e de delegação de competências para o poder local que exige a participação comunitárias, mas com critérios definidos de cima para baixo, determinados segundo as políticas entendidas na administração central. Estudamos o processo de reordenamento da rede escolar, do encerramento de escolas do 1.º ciclo e de reconversão no concelho de Ovar. O estudo desencadeou-se com base na análise de conteúdos, consultando documentos diversos, e na recolha de dados através da realização de entrevistas a intervenientes no terreno. As conclusões revelam consistência pela evidência dos factos e pela discrepância de perceções, que resultam da complexidade de todo o processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16T00:00:00Z 2022-12-16 2023-02-16T14:50:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36329 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137727335104512 |