A responsabilidade ambiental como factor de competitividade no turismo: o caso do sector hoteleiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13789 |
Resumo: | O artigo apresentado centra-se numa vertente ambiental de abordagem à sustentabilidade turística de um destino. Pretende-se entender quais os impactos ambientais gerados pelas empresas de alojamento. É nossa prioridade neste trabalho entender o registo da intervenção a nível organizacional e operacional das empresas do sector. Relativamente ao primeiro nível, destaca-se a necessidade de incorporação das preocupações ambientais no núcleo decisor da empresa e o desenvolvimento de um sistema eficaz no cumprimento das metas a atingir na política ambiental da empresa. No que se refere ao segundo nível, o operacional, são várias as áreas de intervenção que se colocam à empresa, sendo, no entanto, de relevar a gestão da energia, da água e dos resíduos. Entende-se, que a análise destes resultados nos vai proporcionar obter resultados em que a criação de mais valor do produto em simultâneo com a redução do consumo de recursos gera um menor impacte ambiental. Este pressuposto visa garantir garantindo assim a ecoeficiência das empresas que incorporem os princípios subjacentes ao desenvolvimento sustentável na conceção e desenvolvimento do seu produto. |
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A responsabilidade ambiental como factor de competitividade no turismo: o caso do sector hoteleiroO artigo apresentado centra-se numa vertente ambiental de abordagem à sustentabilidade turística de um destino. Pretende-se entender quais os impactos ambientais gerados pelas empresas de alojamento. É nossa prioridade neste trabalho entender o registo da intervenção a nível organizacional e operacional das empresas do sector. Relativamente ao primeiro nível, destaca-se a necessidade de incorporação das preocupações ambientais no núcleo decisor da empresa e o desenvolvimento de um sistema eficaz no cumprimento das metas a atingir na política ambiental da empresa. No que se refere ao segundo nível, o operacional, são várias as áreas de intervenção que se colocam à empresa, sendo, no entanto, de relevar a gestão da energia, da água e dos resíduos. Entende-se, que a análise destes resultados nos vai proporcionar obter resultados em que a criação de mais valor do produto em simultâneo com a redução do consumo de recursos gera um menor impacte ambiental. Este pressuposto visa garantir garantindo assim a ecoeficiência das empresas que incorporem os princípios subjacentes ao desenvolvimento sustentável na conceção e desenvolvimento do seu produto.Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2006-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13789oai:proa.ua.pt:article/13789Journal of Tourism & Development; No 6 (2006); 45-53Revista Turismo & Desenvolvimento; n.º 6 (2006); 45-532182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13789https://doi.org/10.34624/rtd.v0i6.13789https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13789/9277https://cretivecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Susana2022-09-26T10:57:27Zoai:proa.ua.pt:article/13789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:06:04.822423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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