Metodologias e tecnologias utilizadas no processamento de encomendas em armazéns : uma contribuição teórica e empírica para a sua análise e seleção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20415 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
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Metodologias e tecnologias utilizadas no processamento de encomendas em armazéns : uma contribuição teórica e empírica para a sua análise e seleçãoPreparação de pedidosArmazémTecnologiasMetodologiasProcesso de decisãoPickingWarehouseTechnologiesMethodologiesDecision process658.7Dissertação de mestrado em Engenharia IndustrialNa atualidade as companhias enfrentam muitos desafios de competitividade que requerem uma permanente revisão e avaliação dos processos. Obter melhorias na eficiência do processo de preparação de pedidos (picking) é um objetivo extremamente importante dentro de empresas, sendo o processo de maior custo na gestão do armazém. Para a caraterização das principais tecnologias de picking foi considerada a estratégia de picker-to-parts, tendo em conta que se encontra presente na maior parte dos armazéns. Quanto ao processo de decisão sobre avaliação e seleção das tecnologias de preparação de pedidos, é um problema de complexidade elevada, pois envolve vários níveis de decisão e várias dimensões que passam pelo layout do armazém, pela metodologia do picking, pelo nível de rastreabilidade a atingir, pelo modelo de codificação dos produtos, entre outros fatores determinantes tal como o custo da própria tecnologia. Foi criado um modelo conceptual capaz de incorporar as várias dimensões do problema e foi caracterizado o processo de decisão com base quer na revisão bibliográfica, quer a partir de contribuições de uma empresa fornecedora de tecnologias de picking. Foi ainda realizada uma análise de estudos de caso de empresas que adotaram tecnologias de suporte ao picking. Esta análise permitiu identificar que as empresas que recorrem a estas soluções são em regra, empresas de grande dimensão, na sua maioria na área do retalho, com uma grande dependência do sistema de preparação de pedidos para o sucesso dos objetivos do negócio. Maior produtividade e minimização de erros são os aspetos mais valorizados por estas empresas. A abrangência do estudo é limitada pelo que uma análise mais aprofundada (envolvendo uma amostra de casos mais alargada e com mais detalhe de dados) será fundamental para um melhor conhecimento desta problemática.Nowadays, companies face many competitive challenges that require ongoing review and evaluation of processes. Achieve improvements in the efficiency of the process of order picking is an extremely important goal within companies, being the most expensive process in warehouse management. For the characterization of the key technologies for order picking, was considered the strategy of picker-to-parts, taking into account that is present in most warehouses. Regarding the decision making process on evaluation and selection of technologies for order picking, it is a problem of high complexity, because it involves various levels of decision and the various dimensions that go through the warehouse layout, the picking methodology, the level of traceability to achieve, the coding model of products, among other factors such as the cost of the technology itself. It was created a conceptual model able to incorporate the various dimensions of the problem and has characterized the decision process based either on literature review, either from contributions from a supplier of picking technologies. It was also performed an analysis of case studies of companies that have adopted technology to support the picking process. This analysis revealed that companies that use these solutions are as a rule, large companies, mostly in the retail area, with high dependence on the order picking system for the success of business objectives. Increased productivity and minimization of errors are the aspects most valued by these companies. The scope of the study is limited, so an analysis with more details (involving a wider sample of cases and with more detail of data) will be key to a better understanding of this problem.Carvalho, Maria SameiroUniversidade do MinhoTroche Escobar, Jorge Arnaldo20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:08.643753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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