Propostas de melhoria para os processos de picking da Lactogal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15367 |
Resumo: | Inserido em contexto empresarial, o presente trabalho tem como propósito melhorar o processo de picking da empresa Lactogal, uma empresa agroalimentar especializada em lacticínios e nos seus derivados. Fundada em 1996, a Lactogal produz e comercializa os seus produtos no mercado nacional e em diferentes mercados internacionais, sendo líder em Portugal com uma quota de mercado superior a 60%. O processo de picking da empresa é a atividade de armazém que está mais dependente de recursos humanos e que, por conseguinte, acarreta bastantes custos. Neste sentido, surge a necessidade de apresentar propostas de melhoria que tornem o processo menos dispendioso e, ao mesmo tempo, eficiente. O projeto foi desenvolvido seguindo uma metodologia investigação-ação. Assim, durante seis meses foi realizado um estágio na empresa que permitiu o acompanhamento diário do seu funcionamento. Durante esse período foram realizadas visitas a três instalações da empresa com o intuito de conhecer os diferentes processos de picking. Para começar, foi realizado um mapeamento e uma análise dos pontos fortes e fracos dos três processos de picking das três plataformas logísticas com o objetivo de identificar as etapas que acrescentam valor e as que são fonte de desperdício. Esta análise crítica permitiu formular um conjunto de propostas que foram discutidas em reuniões e apresentações formais com os gestores dos diferentes departamentos da empresa. Sendo que a empresa opera em três plataformas logísticas diferentes cujas necessidades são distintas, as propostas de melhoria diferem, em alguns casos, entre as plataformas. Por forma a estudar e avaliar a performance atual de cada plataforma foram definidos, numa primeira fase, alguns KPI’s (key performance indicators) de custeio para as várias atividades do armazém, que servem de critério para comparações futuras. Posteriormente, foram desenvolvidas quatro grandes propostas com particularidades específicas em cada plataforma. A primeira proposta consiste em manter o processo de picking atual otimizando algumas das suas atividades. A segunda proposta pretende realizar o processo de picking em dois turnos, ao invés de se realizar em três. A terceira proposta é baseada na criação de um processo de picking semiautomático denominado “Pick to Belt”. Por último, a quarta proposta, que é a mais disruptiva, defende a automatização do processo de picking na totalidade. De facto, é expectável que a primeira proposta, que se aplica a todas as plataformas, tenha inerente um ganho na produtividade dos armazéns, em 32% em Modivas, 23% em Oliveira de Azeméis e 12% em Frielas. A segunda proposta possibilita uma diminuição de 20% e 18% sobre os gastos com pessoal das plataformas de Modivas e Oliveira de Azeméis, onde se aplica. Os benefícios do cumprimento da terceira proposta refletem-se numa redução prevista de gastos com pessoal em Modivas e Oliveira de Azeméis de 45% e 40%, respetivamente. Finalmente, prevê-se que a quarta proposta aumente os níveis de produtividade e eficácia, e ainda proporcione uma redução dos custos totais das plataformas no longo prazo. Em termos exatos, não foi possível quantificar os resultados da aplicação desta última proposta. |
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Durante esse período foram realizadas visitas a três instalações da empresa com o intuito de conhecer os diferentes processos de picking. Para começar, foi realizado um mapeamento e uma análise dos pontos fortes e fracos dos três processos de picking das três plataformas logísticas com o objetivo de identificar as etapas que acrescentam valor e as que são fonte de desperdício. Esta análise crítica permitiu formular um conjunto de propostas que foram discutidas em reuniões e apresentações formais com os gestores dos diferentes departamentos da empresa. Sendo que a empresa opera em três plataformas logísticas diferentes cujas necessidades são distintas, as propostas de melhoria diferem, em alguns casos, entre as plataformas. Por forma a estudar e avaliar a performance atual de cada plataforma foram definidos, numa primeira fase, alguns KPI’s (key performance indicators) de custeio para as várias atividades do armazém, que servem de critério para comparações futuras. Posteriormente, foram desenvolvidas quatro grandes propostas com particularidades específicas em cada plataforma. A primeira proposta consiste em manter o processo de picking atual otimizando algumas das suas atividades. A segunda proposta pretende realizar o processo de picking em dois turnos, ao invés de se realizar em três. A terceira proposta é baseada na criação de um processo de picking semiautomático denominado “Pick to Belt”. Por último, a quarta proposta, que é a mais disruptiva, defende a automatização do processo de picking na totalidade. De facto, é expectável que a primeira proposta, que se aplica a todas as plataformas, tenha inerente um ganho na produtividade dos armazéns, em 32% em Modivas, 23% em Oliveira de Azeméis e 12% em Frielas. A segunda proposta possibilita uma diminuição de 20% e 18% sobre os gastos com pessoal das plataformas de Modivas e Oliveira de Azeméis, onde se aplica. Os benefícios do cumprimento da terceira proposta refletem-se numa redução prevista de gastos com pessoal em Modivas e Oliveira de Azeméis de 45% e 40%, respetivamente. Finalmente, prevê-se que a quarta proposta aumente os níveis de produtividade e eficácia, e ainda proporcione uma redução dos custos totais das plataformas no longo prazo. Em termos exatos, não foi possível quantificar os resultados da aplicação desta última proposta.The aim of the study is to improve the process of picking of Lactogal, a Portuguese agri-food company specialized in milk and its derivatives. Founded in 1996, the company produces and commercializes its products in the national and international markets, occupying the pole position in Portugal with a market share higher than 60%. The picking process of companies is the warehouse activity that is the most human resources consuming and, consequently, it entails considerable costs. Moreover, there is a need to improve the process so that it can be less costly and, at the same time, efficient. The project was developed according a research-action methodology through a six-month internship in Lactogal that allowed to daily monitoring the company’s operations. During this period there were visited the three logistics platforms of the company with the main goal of knowing the three different picking processes. To begin the study, all the picking processes were mapped and afterwards, a strengths and weakness analysis was made in order to identify the activities that add value and the activities that create waste. This critical analysis was the basis to develop a group of improvement proposals, which were discussed and presented in formal meetings and presentations with the managers of the different departments of the company to understand the feasibility of implementing the proposals and to adjust them to the company’s reality. The company is operating in three different logistics platforms which have different needs, so, the improvement proposals, were in some cases, adjusted to each platform. In order to study and evaluate the current situation and performance of the company there were defined KPIs for the different warehouse activities, which serve as criteria for future comparisons. Additionally, four main proposals were developed with specific features in each platform. The first improvement proposal is to maintain the picking process by optimizing some of its activities. The second proposal intends to carry out the picking process in two shifts, rather than in three shifts. The third proposal is based on a semi-automatic process named “Pick to Belt”. The last proposal, the fourth, which is the most disruptive, advocates the total automation of the picking process. In fact, for the first proposal, applicable to all platforms, it is expected a productivity increase of 32% for Modivas, 23% for Oliveira de Azeméis, and 12% for Frielas. The second proposal aims for a reduction of 20% and 18% for the human capital costs of Modivas and Oliveira de Azeméis platforms. The advantage inherent to the third proposal is also about the human capital costs, and its reduction is approximately 45% and 40% in Modivas and Oliveira de Azeméis, where the proposal is applicable. Finally, it is predicted that the fourth and last proposal increases the level of productivity and efficiency, and also decreases the overall costs of the picking process in the long term. The exact numbers of the main results of this last proposal could not be quantified because of external reasons.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDiniz, Pedro Lima Carneiro Garcia2020-11-22T01:30:24Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15367TID:202343553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:05.716887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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