Perceções dos consumidores domésticos acerca das faturas de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Patrícia Moura e
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83462
Resumo: Face à importância das faturas na comunicação de informação sobre preços e quantidades consumidas, como reconhecido pelos reguladores, seria desejável que os consumidores compreendessem os sinais preço e outra informação relevante aí transmitidos. Para tal, as faturas devem comunicar de forma clara como são determinados os valores a pagar, as consequências financeiras de consumir mais ou menos, a adequação dos padrões de consumo e a relevância de consumos parcimoniosos. Assente na realização de focus groups, este artigo investiga as principais razões que explicam o elevado desconhecimento dos consumidores domésticos relativamente às suas contas de água e faz um conjunto de recomendações para a melhoria do documento fatura. De entre estas, a eliminação de tecnicismos, a valorização da inclusão de um referencial de consumo e uma melhor explicitação da relação entre consumo e encargos suportados merecem destaque. Estes elementos afiguram-se essenciais para ultrapassar os problemas de desconfiança e desinteresse identificados e dotar as políticas preço e não preço de eficácia na moderação dos consumos.
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