As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos Vítor Vasconcelos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9809
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
id RCAP_5677d3599e056c8fdfba042ef91715aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)Inteligências múltiplasEscalas de avaliaçãoOrientação profissionalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Este estudo tem natureza exploratória e constitui a primeira fase da adaptação Portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS), instrumento fundamentado na Teoria da Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, numa amostra (N = 85) de estudantes do 1º ano do ensino superior de Dança, Psicologia e Economia. Apesar das limitações interpretativas devido às dimensões da amostra, o conjunto dos dados revela evidências que apoiam a precisão e a validade da medida. Os coeficientes Alfa possuem a amplitude entre .46 e .79, com mediana .75 e os coeficientes teste-reteste oscilam entre .30 e .79, com mediana .66, destacando-se os fracos indicadores da Escala Intrapessoal, cujos conteúdos necessitam de revisão. Nos resultados do MIDAS há alguns índices que tendem a discriminar congruentemente os estudantes pelos cursos. Na comparação múltipla das diferenças entre as médias, os resultados médios são superiores dos alunos de Dança na Escala Corporal-Quinestésica e os resultados são superiores dos alunos de Economia na Escala Intrapessoal. De referir ainda que os resultados do MIDAS tendem a diferenciar os estudantes em função do nível de escolaridade dos pais, cuja tendência vai no sentido dos participantes com família de nível superior apresentarem médias superiores nas Escalas Espacial, Lógico-Matemática e Intrapessoal, comparativamente ao grupo com escolaridade mais baixa. Estes dados são encorajadores da continuação da validação da medida MIDAS e do respectivo aperfeiçoamento, pelas possibilidades que esta medida representa em aconselhamento da carreira, com estudantes do ensino superior.This exploratory study represents the first phase of the Portuguese adaptation of the Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS), instrument which is based in Howard Gardner’s Theory of Multiple Intelligences, in a sample (N=80) of first year college students of Dance, Psychology and Economy. Despite the interpretive limitations due to the sample size, the data supports the measure’s reliability and validity. The Alfa coefficients vary from .46 to .79, with a median of .75, and the test-retest coefficients vary from .30 to .79, with a median of .66, from which the Intrapersonal Scale stands out with both low coefficients, suggesting that its contents should be revised. In the MIDAS results there are some pointers that tend to show differentiated results according to course. The data from the means multiple comparisons show higher results in the Dance students Bodily-Quinestetic Scale, and in the Economy students Intrapersonal Scale. The MIDAS results also tend to differentiate the students according to their parents level of education, in which the students whose families have college education show higher mean results in the Spatial, Logical-Mathematical and Intrapersonal Scales, when compared to the group of lower education. These encouraging results point out the need to continue the validation process and perfecting of MIDAS, due to the potential this instrument represents to the career counseling of college students.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Carlos Vítor Vasconcelos2013-12-20T11:15:49Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9809TID:201004313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:54.738509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
title As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
spellingShingle As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
Rodrigues, Carlos Vítor Vasconcelos
Inteligências múltiplas
Escalas de avaliação
Orientação profissional
Teses de mestrado - 2013
title_short As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
title_full As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
title_fullStr As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
title_full_unstemmed As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
title_sort As inteligências múltiplas em contexto de aconselhamento de carreira : tradução portuguesa do Multiple Intelligences Developmental Assessment Scales (MIDAS)
author Rodrigues, Carlos Vítor Vasconcelos
author_facet Rodrigues, Carlos Vítor Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Vítor Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Escalas de avaliação
Orientação profissional
Teses de mestrado - 2013
topic Inteligências múltiplas
Escalas de avaliação
Orientação profissional
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20T11:15:49Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9809
TID:201004313
url http://hdl.handle.net/10451/9809
identifier_str_mv TID:201004313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134233801785344