Ressignificando as inteligências múltiplas na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rosemarí Oliveira de
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000cn5d
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1029
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação com ênfase em Psicopedagogia Institucional, RS, 2005.
id UFSM_2a661f9b93999de0121411f5658a3dc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1029
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ressignificando as inteligências múltiplas na educaçãoResignifying the multiple inteligences in the educationEducaçãoInteligência múltiplaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação com ênfase em Psicopedagogia Institucional, RS, 2005.The present bibliographical research search to study the theory of the multiple intelligences and its applicability in the education, checking that its knowledge can bring significant changes for us educators, studentes, parents... and other professionals, among them psychopedagogue. The thory appeared as a critic to the standard psychometria, that it valued through tests of QI, just two intelligences: The Logical-mathematics and Linguistics. Of this way, the concept of intelligence was enlarged, that in its opinion can be defined as " a potential biopsychological process information, that it can be activated in a cultural scenery to solve problems or to create products that are valued in a culture ", establishing criterious so that an intelligence is considered as such, from its manifestation in cultural groups until the location of its area in the brain; identifying the following intelligences now: Linguistics or Verbal, Musical, Logical-mathematics, Space, Cinestesycal-corporal, Naturalistic, Interpersonal, Intra-personal, and Espiritual/Existencial (as stocking intelligence some approaches are still being researched). Because some criterious are still being researched and the fundamental points of the theory are: number of competences is not definitive neither central, fundamental it is the multiple character. The intelligences interact; The intelligence is not only and it cannot be measured. It considers differences, it doesn't label, it standardizes or it measures abilities. Finally, in this new scenery of the Multiple Intelligences, the teacher occupies its role again as important and fundamental presence, rescuing the most important of the professions that is to be educating, in its mission of stimulater of the intelligence and agent orientater agent of the happiness heading for an education for the understanding, for the citizenship for good, the beautiful and the true. The theory of the Multiple Intelligences, proposes new evaluation perspectives, allowing the students accomplishments in several areas of the knowledge, enlarging like this multiple possibilities in education.A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, pais... e demais profissionais e entre eles o psicopedagogo. A teoria surgiu como uma crítica à psicometria padrão, que valorizava através de testes de QI, apenas duas inteligências: A Lógico-matemática e Lingüística. Desta forma ampliou-se o conceito de inteligência, que em sua opinião pode ser definida como um potencial biopsicológico para processar informações, que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura , estabelecendo critérios para que uma inteligência seja considerada como tal, desde sua manifestação em grupos culturais até a localização de sua área no cérebro; identificando atualmente as seguintes inteligências: Lingüística ou Verbal, Musical, Lógico-matemática, Espacial, Cinestésico-corporal, Naturalista, Interpessoal, Intra-pessoal, sendo que a Espiritual/Existencial (como meia inteligência alguns critérios ainda estão sendo pesquisados). Sendo que os pontos fundamentais da teoria são: número de competências não é definitivo nem central, fundamental é o caráter múltiplo. As inteligências interagem; A inteligência não é única e não pode ser medida. Considera diferenças, não rotula, padroniza ou mede habilidades. Enfim, neste novo cenário das Inteligências Múltiplas, o professor ocupa novamente seu papel como presença importante e fundamental, resgatando a mais importante das profissões que é ser educador, na sua missão de estimulador da inteligência e agente orientador da felicidade rumo a uma educação pela compreensão, para cidadania para bom, o belo e o verdadeiro. A teoria das Inteligências Múltiplas, propõe novas perspectivas de avaliação, permitindo a educandos realizações pessoais em várias áreas do saber, ampliando assim múltiplas possibilidades em educação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMarquezan, Lorena Ines PeteriniAndrade, Rosemarí Oliveira de2015-09-18T13:26:31Z2015-09-18T13:26:31Z2005-03-152005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1029ark:/26339/001300000cn5dporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-11T17:46:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-11T17:46:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
Resignifying the multiple inteligences in the education
title Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
spellingShingle Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
Andrade, Rosemarí Oliveira de
Educação
Inteligência múltipla
title_short Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
title_full Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
title_fullStr Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
title_full_unstemmed Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
title_sort Ressignificando as inteligências múltiplas na educação
author Andrade, Rosemarí Oliveira de
author_facet Andrade, Rosemarí Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marquezan, Lorena Ines Peterini
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Rosemarí Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inteligência múltipla
topic Educação
Inteligência múltipla
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação com ênfase em Psicopedagogia Institucional, RS, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-15
2005
2015-09-18T13:26:31Z
2015-09-18T13:26:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1029
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000cn5d
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1029
identifier_str_mv ark:/26339/001300000cn5d
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172322743549952