Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29166
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
id RCAP_5697aaa3e40a6a23750c47a7163d60c8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais371.68Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaA necessidade da escola se adaptar ao mundo atual e de valorizar aquilo que, dentro da escola, os professores fazem em conjunto, conduziu este estudo. Assentou na criação de uma pequena “Comunidade de Aprendizagem” constituída por três estagiários a lecionar na Escola Secundária da Boa Nova (Leça da Palmeira) e duas turmas de 12ºano inscritas na disciplina opcional de Aplicações Informáticas B. O objetivo comum prendeu-se com criação de um jogo multimédia, assente na colaboração e cooperação entre todos, como forma de avaliar o potencial da criação de jogos na melhoria do processo ensino-aprendizagem. No âmbito deste projeto coletivo comum desenvolvi o meu estudo individual. Apostei na estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como forma de desenvolver nos alunos habilidades específicas do século XXI, esperadas para enfrentar a vida e o atual mercado de trabalho e capazes de tornar os alunos autorregulados. Para avaliação da minha intervenção foram utilizados diversos métodos e instrumentos de recolha de dados, como inquérito aos participantes (questionários e entrevistas), rubricas de pontuação, análise de evidências da aprendizagem (portefólios e produções dos alunos), narrativas profissionais (diário de ensino, registos reflexivos), entre outros. As conclusões apontam para o sucesso da colaboração no alcance de objetivos individuais e comuns. Coletivamente foi possível criar um jogo multimédia do tipo Role Playing Game e individualmente pude constatar que a implementação da estratégia ABP proporcionou melhorias no processo ensino-aprendizagem ao nível do treino das habilidades do século XXI na turma alvo de intervenção. No final podemos provar que os alunos se tornaram independentes e autorregulados.The need for the school to adapt itself to today’s world and to value what teachers make as a group lead to this study. It was based in the creation of a small "learning community" made up of three interns lecturing at Escola Secundária da Boa Nova, in Leça da Palmeira, and two 12th year (A-level year) classes enrolled in the optional class of Aplicações Informáticas B. The common goal was to create a multimedia game, bound by the collaboration and cooperation of all parties as a way to evaluate the improvement in learning-teaching processes by the means of game development. I developed an individual study within this common goal. I used Problem Based Learning (PBL) as a way to develop 21th century specific skills, which students should have in life and the current work market, and also turn them into self-regulating individuals. In order to evaluate this intervention, multiple methods and data gathering instruments were used, such as enquiries to students (questionnaires and interviews), learning evidence analysis (portfolios and student works), professional narratives (learning records, reflexive records), among others. The conclusions pointed to a success of the cited collaboration in order to achieve individual and common goals. Collectively, it was possible to create an RPG (Role Playing Game) style multimedia game and individually I was able to ascertain that the implementation of the ABP strategy improved the leaning-teaching process, at a practice level, for the skills required in the 21th century in an intervention class. Furthermore, we were able to prove that students became more independent and self-regulatory.Lencastre, José AlbertoUniversidade do MinhoMagalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29166por201205360info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:54.775824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
title Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva
371.68
title_short Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
title_full Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
title_sort Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais
author Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva
author_facet Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lencastre, José Alberto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29166
url http://hdl.handle.net/1822/29166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132368986963968