Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro José Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29213
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
id RCAP_17498dc4e1095da001ec73a222af93f4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto371.68Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaEste relatório descreve as fases do projeto de intervenção pedagógica supervisionada realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, durante o ano letivo 2012/2013, no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Iniciei o meu trabalho com o objetivo de observar e aprender sem ideias pré-concebidas, o que me permitiu ir descobrindo dados, registá-los e refletir sobre eles. As diversas fontes de informação ajudaram-me a adequar e a reformular a minha intervenção pedagógica aos estímulos e informações que fui recebendo. As metodologias de trabalho enfatizaram o contexto onde se realizou a minha intervenção, facto que considerei essencial no desenvolvimento e na adaptação das minhas estratégias. O projeto desenvolveu-se numa turma do Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos, com caraterísticas muito singulares dentro do Agrupamento e do sistema de ensino português, devido às grandes dificuldades de aprendizagem, à indisciplina e ao insucesso escolar muito evidente naqueles alunos. Utilizei o Scratch, ferramenta criada pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) em 2007, com o objetivo de permitir aos alunos da turma intervencionada um ambiente menos formal e mais prático, indo, desta forma, ao encontro das suas expectativas, permitindo-lhes criar os seus próprios materiais de estudo e fazer a revisão das matérias lecionadas na disciplina, diminuindo os problemas comportamentais e de motivação. Concluí que a utilização do Scratch na produção de materiais de aprendizagem por estes alunos, além de potenciar a aquisição de competências e a apropriação de conceitos, proporcionoulhes também a criação de um ambiente descontraído e informal que lhes permitiu ter maior motivação e empenho nas tarefas propostas pelo professor. Tal motivação e o ambiente informal foram incentivadores poderosos na mudança de mentalidades e na melhoria de comportamentos, atitudes e resultados escolares dos discentes.The present report describes all phases of the supervised pedagogical intervention project, carried through the scope of the Master in Computer Science Education, during the school year of 2012/2013 in the Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. I started my work by observing and learning without preconceived ideas. This attitude allowed me to collect the data, record and reflect on them. The diversity of sources of information helped me to adjust and reshape my pedagogical intervention to stimulations and information that I was receiving. The methodologies empathized the context which I consider essential in the development and the adjustment of my strategies. The project was developed in a class of the Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos. This class has a very singular set of characteristics inside of the School and in the Portuguese education system due to great learning difficulties, student's indiscipline, the deep school failure and poor outputs of this kind of pupils. I used the Scratch, created by the Massachusetts Institute of Technology (MIT) in 2007, aiming a less formal and more practical class by allowing students to meet their expectations by creating their own study materials and reviewing the contents taught in the discipline, reducing behavioral problems and increasing motivation. I’ve concluded that the use of Scratch to produce materials for these type of students, besides growing skill’s acquisition and concepts, also provides a stress-free and informal environment allowing greater motivation and persistence burden proposed tasks. Such motivation and setting were a powerful incentive to the change of mentality and improvement of behavior, attitude and school results of the students.Valente, LuísUniversidade do MinhoPereira, Pedro José Teixeira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29213por201407132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:21.173225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
title Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
spellingShingle Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
Pereira, Pedro José Teixeira
371.68
title_short Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
title_full Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
title_fullStr Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
title_full_unstemmed Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
title_sort Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
author Pereira, Pedro José Teixeira
author_facet Pereira, Pedro José Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Luís
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro José Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29213
url http://hdl.handle.net/1822/29213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132835928342528