Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29213 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
id |
RCAP_17498dc4e1095da001ec73a222af93f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto371.68Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaEste relatório descreve as fases do projeto de intervenção pedagógica supervisionada realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, durante o ano letivo 2012/2013, no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Iniciei o meu trabalho com o objetivo de observar e aprender sem ideias pré-concebidas, o que me permitiu ir descobrindo dados, registá-los e refletir sobre eles. As diversas fontes de informação ajudaram-me a adequar e a reformular a minha intervenção pedagógica aos estímulos e informações que fui recebendo. As metodologias de trabalho enfatizaram o contexto onde se realizou a minha intervenção, facto que considerei essencial no desenvolvimento e na adaptação das minhas estratégias. O projeto desenvolveu-se numa turma do Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos, com caraterísticas muito singulares dentro do Agrupamento e do sistema de ensino português, devido às grandes dificuldades de aprendizagem, à indisciplina e ao insucesso escolar muito evidente naqueles alunos. Utilizei o Scratch, ferramenta criada pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) em 2007, com o objetivo de permitir aos alunos da turma intervencionada um ambiente menos formal e mais prático, indo, desta forma, ao encontro das suas expectativas, permitindo-lhes criar os seus próprios materiais de estudo e fazer a revisão das matérias lecionadas na disciplina, diminuindo os problemas comportamentais e de motivação. Concluí que a utilização do Scratch na produção de materiais de aprendizagem por estes alunos, além de potenciar a aquisição de competências e a apropriação de conceitos, proporcionoulhes também a criação de um ambiente descontraído e informal que lhes permitiu ter maior motivação e empenho nas tarefas propostas pelo professor. Tal motivação e o ambiente informal foram incentivadores poderosos na mudança de mentalidades e na melhoria de comportamentos, atitudes e resultados escolares dos discentes.The present report describes all phases of the supervised pedagogical intervention project, carried through the scope of the Master in Computer Science Education, during the school year of 2012/2013 in the Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. I started my work by observing and learning without preconceived ideas. This attitude allowed me to collect the data, record and reflect on them. The diversity of sources of information helped me to adjust and reshape my pedagogical intervention to stimulations and information that I was receiving. The methodologies empathized the context which I consider essential in the development and the adjustment of my strategies. The project was developed in a class of the Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos. This class has a very singular set of characteristics inside of the School and in the Portuguese education system due to great learning difficulties, student's indiscipline, the deep school failure and poor outputs of this kind of pupils. I used the Scratch, created by the Massachusetts Institute of Technology (MIT) in 2007, aiming a less formal and more practical class by allowing students to meet their expectations by creating their own study materials and reviewing the contents taught in the discipline, reducing behavioral problems and increasing motivation. I’ve concluded that the use of Scratch to produce materials for these type of students, besides growing skill’s acquisition and concepts, also provides a stress-free and informal environment allowing greater motivation and persistence burden proposed tasks. Such motivation and setting were a powerful incentive to the change of mentality and improvement of behavior, attitude and school results of the students.Valente, LuísUniversidade do MinhoPereira, Pedro José Teixeira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29213por201407132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:21.173225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
title |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
spellingShingle |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto Pereira, Pedro José Teixeira 371.68 |
title_short |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
title_full |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
title_fullStr |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
title_full_unstemmed |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
title_sort |
Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto |
author |
Pereira, Pedro José Teixeira |
author_facet |
Pereira, Pedro José Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Luís Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Pedro José Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.68 |
topic |
371.68 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29213 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132835928342528 |