Jogar o livro, ler o jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ana Sofia Dias Teles
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18391
Resumo: Jogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented.
id RCAP_569c4387fc2bf7000cb1fc5c51ffddee
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogar o livro, ler o jogoLiteratura portuguesaEstudos literáriosJogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented.Universidade de Évora2016-05-11T15:59:55Z2016-05-112008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18391http://hdl.handle.net/10174/18391pordep. C.T.teses@bib.uevora.pt296David, Ana Sofia Dias Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:18.421352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogar o livro, ler o jogo
title Jogar o livro, ler o jogo
spellingShingle Jogar o livro, ler o jogo
David, Ana Sofia Dias Teles
Literatura portuguesa
Estudos literários
title_short Jogar o livro, ler o jogo
title_full Jogar o livro, ler o jogo
title_fullStr Jogar o livro, ler o jogo
title_full_unstemmed Jogar o livro, ler o jogo
title_sort Jogar o livro, ler o jogo
author David, Ana Sofia Dias Teles
author_facet David, Ana Sofia Dias Teles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ana Sofia Dias Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura portuguesa
Estudos literários
topic Literatura portuguesa
Estudos literários
description Jogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2016-05-11T15:59:55Z
2016-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18391
http://hdl.handle.net/10174/18391
url http://hdl.handle.net/10174/18391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.T.
teses@bib.uevora.pt
296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136585173696512