Jogar o livro, ler o jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18391 |
Resumo: | Jogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented. |
id |
RCAP_569c4387fc2bf7000cb1fc5c51ffddee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogar o livro, ler o jogoLiteratura portuguesaEstudos literáriosJogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented.Universidade de Évora2016-05-11T15:59:55Z2016-05-112008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18391http://hdl.handle.net/10174/18391pordep. C.T.teses@bib.uevora.pt296David, Ana Sofia Dias Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:18.421352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogar o livro, ler o jogo |
title |
Jogar o livro, ler o jogo |
spellingShingle |
Jogar o livro, ler o jogo David, Ana Sofia Dias Teles Literatura portuguesa Estudos literários |
title_short |
Jogar o livro, ler o jogo |
title_full |
Jogar o livro, ler o jogo |
title_fullStr |
Jogar o livro, ler o jogo |
title_full_unstemmed |
Jogar o livro, ler o jogo |
title_sort |
Jogar o livro, ler o jogo |
author |
David, Ana Sofia Dias Teles |
author_facet |
David, Ana Sofia Dias Teles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Ana Sofia Dias Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura portuguesa Estudos literários |
topic |
Literatura portuguesa Estudos literários |
description |
Jogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2016-05-11T15:59:55Z 2016-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18391 http://hdl.handle.net/10174/18391 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.T. teses@bib.uevora.pt 296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136585173696512 |