Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11235 |
Resumo: | Os empresários têm de conhecer bem os seus clientes, as suas necessidades, e criar condições para os fidelizar. A facilidade com que hoje as pessoas se deslocam, impulsionou o turismo. Em Lisboa, o turismo cresceu significativamente na última década, e hoje tem dos melhores hostels do mundo. É importante estudar o que os hóspedes privilegiam na escolha do alojamento. Neste estudo, procurámos caracterizar o turista que, em Lisboa, se aloja em hostel. Assim, elaborámos duas análises: um questionário aos hóspedes de dois hostels - características do backpacker, suas prévias espectativas, e suas críticas; e uma entrevista aos responsáveis desses hostels - informações sobre o hostel, o staff, os serviços disponibilizados, e também a sua perspetiva acerca dos seus clientes. Analisados os resultados dos 136 questionários, tipificámos o backpacker como homem, solteiro, 20-24 anos de idade, que viaja em grupo; que valoriza a interação pessoal; que aprecia o hostel e Lisboa; e prevê regressar. A perspetiva recolhida dos gerentes é significativamente concordante com os resultados obtidos dos questionários, e isso leva-nos a destacar o seu elevado conhecimento sobre o seu cliente, vital para as melhorias no espaço e nos serviços. Os questionários revelaram ainda Lisboa como marca forte de destino turístico. |
id |
RCAP_56ad58aa14e721505f404cfa7a929519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11235 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostelsPublicidadeMarcaBranding territorialComportamento do consumidorTurismoHostelOs empresários têm de conhecer bem os seus clientes, as suas necessidades, e criar condições para os fidelizar. A facilidade com que hoje as pessoas se deslocam, impulsionou o turismo. Em Lisboa, o turismo cresceu significativamente na última década, e hoje tem dos melhores hostels do mundo. É importante estudar o que os hóspedes privilegiam na escolha do alojamento. Neste estudo, procurámos caracterizar o turista que, em Lisboa, se aloja em hostel. Assim, elaborámos duas análises: um questionário aos hóspedes de dois hostels - características do backpacker, suas prévias espectativas, e suas críticas; e uma entrevista aos responsáveis desses hostels - informações sobre o hostel, o staff, os serviços disponibilizados, e também a sua perspetiva acerca dos seus clientes. Analisados os resultados dos 136 questionários, tipificámos o backpacker como homem, solteiro, 20-24 anos de idade, que viaja em grupo; que valoriza a interação pessoal; que aprecia o hostel e Lisboa; e prevê regressar. A perspetiva recolhida dos gerentes é significativamente concordante com os resultados obtidos dos questionários, e isso leva-nos a destacar o seu elevado conhecimento sobre o seu cliente, vital para as melhorias no espaço e nos serviços. Os questionários revelaram ainda Lisboa como marca forte de destino turístico.Oliveira, FernandoFarinha, IsabelRepositório ComumTeixeira, Carolina2016-02-03T11:01:13Z2015-11-01T00:00:00Z2015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11235201025302pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:09.336080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
title |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
spellingShingle |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels Teixeira, Carolina Publicidade Marca Branding territorial Comportamento do consumidor Turismo Hostel |
title_short |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
title_full |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
title_fullStr |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
title_full_unstemmed |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
title_sort |
Marcas num contexto territorial e turística: relacionamento dos clientes no turismo e hotelaria, caso hostels |
author |
Teixeira, Carolina |
author_facet |
Teixeira, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fernando Farinha, Isabel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marca Branding territorial Comportamento do consumidor Turismo Hostel |
topic |
Publicidade Marca Branding territorial Comportamento do consumidor Turismo Hostel |
description |
Os empresários têm de conhecer bem os seus clientes, as suas necessidades, e criar condições para os fidelizar. A facilidade com que hoje as pessoas se deslocam, impulsionou o turismo. Em Lisboa, o turismo cresceu significativamente na última década, e hoje tem dos melhores hostels do mundo. É importante estudar o que os hóspedes privilegiam na escolha do alojamento. Neste estudo, procurámos caracterizar o turista que, em Lisboa, se aloja em hostel. Assim, elaborámos duas análises: um questionário aos hóspedes de dois hostels - características do backpacker, suas prévias espectativas, e suas críticas; e uma entrevista aos responsáveis desses hostels - informações sobre o hostel, o staff, os serviços disponibilizados, e também a sua perspetiva acerca dos seus clientes. Analisados os resultados dos 136 questionários, tipificámos o backpacker como homem, solteiro, 20-24 anos de idade, que viaja em grupo; que valoriza a interação pessoal; que aprecia o hostel e Lisboa; e prevê regressar. A perspetiva recolhida dos gerentes é significativamente concordante com os resultados obtidos dos questionários, e isso leva-nos a destacar o seu elevado conhecimento sobre o seu cliente, vital para as melhorias no espaço e nos serviços. Os questionários revelaram ainda Lisboa como marca forte de destino turístico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-01T00:00:00Z 2015-11-01T00:00:00Z 2016-02-03T11:01:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11235 201025302 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11235 |
identifier_str_mv |
201025302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999103492096 |