Entre imagens e deslocamentos: descaminhos de uma pesquisa em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Leandro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/323
Resumo: Este artigo busca refletir sobre uma experimentação singular de pesquisa em educação ambiental. O objetivo central do texto é mostrar os descaminhos metodológicos da investigação e seus modos intricados de construção, concernentes aos desejos políticos dos autores. Não concedemos no artigo uma importância às explicitações das articulações teóricas da pesquisa, que são, apenas, pinçadas e marcadas sutilmente ao longo do texto. A investigação buscou inspiração em uma educação ambiental pós-moderna, articulada teoricamente ao campo multifacetado e contestado dos estudos culturais e pretendeu promover deslocamentos nos modos de ver, narrar e pensar um parque urbano de proteção ambiental localizado na região metropolitana de Florianópolis, Sul do Brasil. Tal local é comumente visto e narrado como “desértico” e abandonado, como um lugar de “estranhos”, pelos moradores do seu entorno, tal como evidenciamos em uma pesquisa preliminar em que colhemos depoimentos desses sujeitos. Ao convidá-los a adentrar o parque e tirar fotografias do mesmo, a pesquisa tentou provocar deslocamentos nesses modos recorrentes de ver e narrar, buscando traçar por entre as imagens algumas linhas de fuga. Entre imagens e deslocamentos pelo parque emergiram marcas de infância, projetos de futuro, desejos de lazer, potencialidades diferenciais de convívio. Mais do que traçar deslocamentos nos olhares e nas narrativas dos sujeitos, as quais nós não queríamos controlar, instaurando um modo pretensamente nosso de ver, concluímos que a experimentação provocou em nós mesmos, pesquisadores, uma diferença. Nem o parque, nem nós permanecemos mais os mesmos. - This article intends to reflect about a singular experimentation in environmental education. The central purpose of the text is to show the investigation methodological off ways and their construction forms, related to the authors’ political wishes. In the article, we do not grant importance to the explanation of the theoretical bases. They are, only, tenuously indicated throughout the text. The investigation was inspired in a post-modern environmental education, theoretically articulated at the contested, multifaceted field of the cultural studies. In addition to that, the text intends to promote dislocations in the forms of viewing, narrating and thinking about a urban park environmentally protected in the metropolitan region of Florianópolis, South of Brazil. This place is commonly seen and referred to as ‘desertic’, ‘abandoned’, a ‘weird people’s place’ by neighborhood residents, as we show clearly in a preliminary reserch in which we get testimonies of these subjetcs. When they were invited to enter the park and take photos, the reserch tried to provoke changes in the usual manners of seeing and relating. By doing that, we tried to delineate through the images some different views. Through images and displaces across the park, childhood memories emerged, future projects, leisure wishes, difference social contacts. More than provoking displaces in the views and narratives of the subjetcs, in which we did not want to control and/or to impose our manner of seeing, we concluded that the experimentation provoked a difference. Neither we, nor the park stayed the same.
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