ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99 |
Resumo: | O corpo que pretende dar vida a este artigo nasce do projeto de tese “in progress” e é pensado na área da Educação Artística. O projeto situa-se precisamente num panorama híbrido que inicia o seu percurso no clown convocando áreas como: artes circenses, dança, kung fu, e estabelece uma relação de criação com a técnica “Viewpoints” de Anne Bogart. O corpo e o movimento são sem dúvida o ponto de encontro da ação e a “escuta” é o tema principal. A construção da personagem hibrida que parte do clown não terá um fim específico, ou seja, situa-se num constante espaço de modelação e vai ser criada através de processos criativos laboratoriais que se vão desenvolver e que resultarão na elaboração do espetáculo de apresentação da tese que terá de se autoanalisar na passagem à escrita e vice-versa. Aqui, neste artigo tento explanar um conjunto de conceitos que estão diretamente relacionados com este projeto de investigação e se situam num discurso em que as linguagens utilizadas representam parte essencial da formação deste ser metamorfizado, assim como a parte metodológica do trabalho laboratorial que visa mostrar uma futura ação na Educação Artística. |
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ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEOA study of the contemporary clownclownhíbridocorpoconstruçãoclownhybridbodyconstructionO corpo que pretende dar vida a este artigo nasce do projeto de tese “in progress” e é pensado na área da Educação Artística. O projeto situa-se precisamente num panorama híbrido que inicia o seu percurso no clown convocando áreas como: artes circenses, dança, kung fu, e estabelece uma relação de criação com a técnica “Viewpoints” de Anne Bogart. O corpo e o movimento são sem dúvida o ponto de encontro da ação e a “escuta” é o tema principal. A construção da personagem hibrida que parte do clown não terá um fim específico, ou seja, situa-se num constante espaço de modelação e vai ser criada através de processos criativos laboratoriais que se vão desenvolver e que resultarão na elaboração do espetáculo de apresentação da tese que terá de se autoanalisar na passagem à escrita e vice-versa. Aqui, neste artigo tento explanar um conjunto de conceitos que estão diretamente relacionados com este projeto de investigação e se situam num discurso em que as linguagens utilizadas representam parte essencial da formação deste ser metamorfizado, assim como a parte metodológica do trabalho laboratorial que visa mostrar uma futura ação na Educação Artística.The body that gives life to this article comes from the thesis project “in progress” and is thought in the area of Arts Education. The project is located precisely in a hybrid scenario that starts its journey in clown calling areas such as: circus arts, dance, kung fu and establishes a creative relationship with the Anne Bogarts technique of “Viewpoints”. The body and movement are undoubtedly the meeting point of the action and “listening” is the main theme. The construction of the hybrid character that start with clown doesn”t have a specific goal, it is in a constant space of molding and will be created through creative processes in laboratories that will be developed throughout and will result in the preparation of a performance and its submittal that should modeling in the passage to writing and vice versa. Here, in this article I try to explain a set of concepts that are directly related to this research project and lie in a speech that the used languages represent an essential part of this metamorphoses, as well as the methodological part of the laboratory work that aims to show a future action in Arts Education.MUNDIS2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 2 (2015): 21.ª Edição | ERAS; 22-401647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99/106Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Hugo Américo Pereira Cardoso2022-09-05T13:57:41Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:47.102546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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