ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Hugo Américo Pereira Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99
Resumo: O corpo que pretende dar vida a este artigo nasce do projeto de tese “in progress” e é pensado na área da Educação Artística. O projeto situa-se precisamente num panorama híbrido que inicia o seu percurso no clown convocando áreas como: artes circenses, dança, kung fu, e estabelece uma relação de criação com a técnica “Viewpoints” de Anne Bogart. O corpo e o movimento são sem dúvida o ponto de encontro da ação e a “escuta” é o tema principal. A construção da personagem hibrida que parte do clown não terá um fim específico, ou seja, situa-se num constante espaço de modelação e vai ser criada através de processos criativos laboratoriais que se vão desenvolver e que resultarão na elaboração do espetáculo de apresentação da tese que terá de se autoanalisar na passagem à escrita e vice-versa. Aqui, neste artigo tento explanar um conjunto de conceitos que estão diretamente relacionados com este projeto de investigação e se situam num discurso em que as linguagens utilizadas representam parte essencial da formação deste ser metamorfizado, assim como a parte metodológica do trabalho laboratorial que visa mostrar uma futura ação na Educação Artística.
id RCAP_56ce4ef014b4902b70b49b7ac341eb54
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEOA study of the contemporary clownclownhíbridocorpoconstruçãoclownhybridbodyconstructionO corpo que pretende dar vida a este artigo nasce do projeto de tese “in progress” e é pensado na área da Educação Artística. O projeto situa-se precisamente num panorama híbrido que inicia o seu percurso no clown convocando áreas como: artes circenses, dança, kung fu, e estabelece uma relação de criação com a técnica “Viewpoints” de Anne Bogart. O corpo e o movimento são sem dúvida o ponto de encontro da ação e a “escuta” é o tema principal. A construção da personagem hibrida que parte do clown não terá um fim específico, ou seja, situa-se num constante espaço de modelação e vai ser criada através de processos criativos laboratoriais que se vão desenvolver e que resultarão na elaboração do espetáculo de apresentação da tese que terá de se autoanalisar na passagem à escrita e vice-versa. Aqui, neste artigo tento explanar um conjunto de conceitos que estão diretamente relacionados com este projeto de investigação e se situam num discurso em que as linguagens utilizadas representam parte essencial da formação deste ser metamorfizado, assim como a parte metodológica do trabalho laboratorial que visa mostrar uma futura ação na Educação Artística.The body that gives life to this article comes from the thesis project “in progress” and is thought in the area of Arts Education. The project is located precisely in a hybrid scenario that starts its journey in clown calling areas such as: circus arts, dance, kung fu and establishes a creative relationship with the Anne Bogarts technique of “Viewpoints”. The body and movement are undoubtedly the meeting point of the action and “listening” is the main theme. The construction of the hybrid character that start with clown doesn”t have a specific goal, it is in a constant space of molding and will be created through creative processes in laboratories that will be developed throughout and will result in the preparation of a performance and its submittal that should modeling in the passage to writing and vice versa. Here, in this article I try to explain a set of concepts that are directly related to this research project and lie in a speech that the used languages represent an essential part of this metamorphoses, as well as the methodological part of the laboratory work that aims to show a future action in Arts Education.MUNDIS2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 2 (2015): 21.ª Edição | ERAS; 22-401647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99/106Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Hugo Américo Pereira Cardoso2022-09-05T13:57:41Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:47.102546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
A study of the contemporary clown
title ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
spellingShingle ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
Vieira, Hugo Américo Pereira Cardoso
clown
híbrido
corpo
construção
clown
hybrid
body
construction
title_short ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
title_full ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
title_fullStr ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
title_sort ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO
author Vieira, Hugo Américo Pereira Cardoso
author_facet Vieira, Hugo Américo Pereira Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Hugo Américo Pereira Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv clown
híbrido
corpo
construção
clown
hybrid
body
construction
topic clown
híbrido
corpo
construção
clown
hybrid
body
construction
description O corpo que pretende dar vida a este artigo nasce do projeto de tese “in progress” e é pensado na área da Educação Artística. O projeto situa-se precisamente num panorama híbrido que inicia o seu percurso no clown convocando áreas como: artes circenses, dança, kung fu, e estabelece uma relação de criação com a técnica “Viewpoints” de Anne Bogart. O corpo e o movimento são sem dúvida o ponto de encontro da ação e a “escuta” é o tema principal. A construção da personagem hibrida que parte do clown não terá um fim específico, ou seja, situa-se num constante espaço de modelação e vai ser criada através de processos criativos laboratoriais que se vão desenvolver e que resultarão na elaboração do espetáculo de apresentação da tese que terá de se autoanalisar na passagem à escrita e vice-versa. Aqui, neste artigo tento explanar um conjunto de conceitos que estão diretamente relacionados com este projeto de investigação e se situam num discurso em que as linguagens utilizadas representam parte essencial da formação deste ser metamorfizado, assim como a parte metodológica do trabalho laboratorial que visa mostrar uma futura ação na Educação Artística.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/99/106
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 6 N.º 2 (2015): 21.ª Edição | ERAS; 22-40
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978519945216