Cores complementares e análogas em campanhas publicitárias: atratividade, atitude perante o anúncio, e emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Carolina Jasmins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38864
Resumo: Com o propósito de adquirir conhecimento sobre a influência da cor num meio publicitário, foi desenvolvida esta investigação com o principal objetivo de compreender o impacto da atratividade da cor na publicidade, assim como compreender quais as combinações de cores (análogas ou complementares) que melhor transmitem a preferência do consumidor. Apesar da existência de diversas pesquisas voltadas para a percepção das cores, as investigações focadas na ligação entre cor e o comportamento do consumidor na publicidade pode ainda ser mais explorado, especialmente em relação ao efeito de combinações específicas entre cores, dando assim pertinência a este estudo. Através da participação de 176 sujeitos num questionário disponibilizado via online, foi verificado que campanhas publicitárias compostas por cores complementares induzem uma maior atratividade e, por consequência uma atitude mais positiva face à publicidade. Por outro lado, relativamente a campanhas publicitárias compostas por cores análogas, foram associadas emoções positivas e negativas, havendo uma contradição. Em suma, foi adquirida uma maior compreensão sobre a perceção do consumidor, proporcionando novos conhecimentos para profissionais da área do design, publicidade, marketing e gestão.
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