Fado - matriz para uma (nova) política cultural externa: uma estratégia cultural ao serviço de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Liliana Rodrigues da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5118
Resumo: Tese de Mestrado em Relações Internacionais
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spelling Fado - matriz para uma (nova) política cultural externa: uma estratégia cultural ao serviço de PortugalFadoCulturaEstratégiaPolítica cultural externaPortugalInternacionalizaçãoFadoCultureStrategyCultural foreign policyPortugalInternationalizationTese de Mestrado em Relações InternacionaisNo contexto de permanente crise, financeiramente agravada nestes últimos anos, equacionar a cultura enquanto via possível para uma solução estrategicamente ganhadora ou, pelo menos, elemento-chave, é uma alternativa. Uma chave, uma opção criativa para a fuga ao panorama de constrangimento e restrição económica, assim como, de empreendedorismo fatalista. Fado - Matriz para uma (nova) Política Cultural Externa. Uma Estratégia Cultural ao serviço de Portugal analisa a questão da política cultural externa portuguesa, entre o Estado Novo e 2009, e aborda a necessidade expressa de edificar uma estratégia cultural forte e visível. Apontamos o fado como possível matriz desta (re)nova(da) estratégia. O fado que é presença nas artes, nas manifestações e produções culturais, sobretudo, ao longo do último século. O fado que, enquanto produto cultural genuíno e internacionalizado, transporta e difunde consigo a língua portuguesa, o particular jeito de ser português e parte da cultura que nos identifica. E que é símbolo e representa a presença de Portugal no Mundo. Porque investir na cultura não é desperdiçar fundos, mas repensar uma estrutura social, institucional, educacional e de investimento consideramos que hoje, Portugal precisa de deixar a neblina. É agora que Portugal precisa de arriscar e cumprir-se enquanto país!In a context of permanent crisis, financially exacerbated in this last year to see culture as a possible way for a strategic and winner solution is a part of an alternative. A key, a creative option to escape from the constrained and restricted environment as well as this fatalistic entrepreneurship. Fado – The Matrix for a (new) Cultural Foreign Policy. A Cultural Strategy to Portugal analyze the portuguese cultural policy's issue, from New State till 2009, and the expressed need to build a cultural strategy strong and visible. We indicate Fado as a possible matrix for this (re)new(ed) strategy. Fado, that is present in arts, in cultural events and productions, especially, in this last century. Fado, as a genuine and an internationalized cultural product, brings and diffuses with him the portuguese language, the particular way of being portuguese and also part of the culture that identifies each one of us. And that it's a symbol and represents the presence of Portugal in the World. To invest in culture is not just wasting money but it's a way of rethinking a social, institutional and educational structure. Portugal needs to leave the mist! It's right now that Portugal needs to take risks and to be fulfilled as a country!Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasBalão, Sandra RodriguesRepositório da Universidade de LisboaCosta, Liliana Rodrigues da2013-02-05T11:52:45Z2012-10-282012-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:43.270635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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