Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, Ana Sofia Garcias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18971
Resumo: O presente relatório, enquadrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituia etapa final do percurso de formação inicialde docente.Com este relatório, é pretendido apresentar e descrever as ações desenvolvidas no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática fundamentou-se nos conhecimentos científicos e pedagógicos adquiridos e foi norteada pela Metodologia lnvestigação-Ação,centrada na observação e reflexão contínua sobre e na prática. Durante as intervenções, e de acordo com o paradigma socioconstrutivista,as atividades desenvolvidas partiram sempre dos interesses e necessidades das crianças,e basearam-se nas aprendizagens já evidenciadas por estas. Paralelamente a outras atividades, foram desenvolvidos projetas de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto, que preconiza o papel ativo das crianças em todas as etapas do projeto e a motivação intrínseca para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade,bem como o papeldo docente de perfilduplo como mediador e orientador. É importante realçar, neste percurso, o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes do processo educativo e formativo que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda pela análise crítica e reflexiva do saber ser, estar e fazer nas profissões de educador de infância e de professor do 1.º CEB.
id RCAP_56ed9e790fa3054515fdcd72fef94767
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaMetodologia investigação-açãoSocioconstrutivismoDocente reflexivoPerfil duplo de docênciaEducational practiceResearch-action methodologySocial constructivismReflective teacherDual teaching profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, enquadrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituia etapa final do percurso de formação inicialde docente.Com este relatório, é pretendido apresentar e descrever as ações desenvolvidas no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática fundamentou-se nos conhecimentos científicos e pedagógicos adquiridos e foi norteada pela Metodologia lnvestigação-Ação,centrada na observação e reflexão contínua sobre e na prática. Durante as intervenções, e de acordo com o paradigma socioconstrutivista,as atividades desenvolvidas partiram sempre dos interesses e necessidades das crianças,e basearam-se nas aprendizagens já evidenciadas por estas. Paralelamente a outras atividades, foram desenvolvidos projetas de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto, que preconiza o papel ativo das crianças em todas as etapas do projeto e a motivação intrínseca para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade,bem como o papeldo docente de perfilduplo como mediador e orientador. É importante realçar, neste percurso, o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes do processo educativo e formativo que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda pela análise crítica e reflexiva do saber ser, estar e fazer nas profissões de educador de infância e de professor do 1.º CEB.This report was written as part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching and marks the final stage of the initial teacher training. The purpose of this report is to present and describe the actions developed within the Supervised Educational Practice in the contexts of Pre-School and Primary School. This practice was based on the scientific and pedagogical knowledge acquired and was guided by the Action Research Methodology, which is focused on observation and continuous reflection during and about the practice. During the interventions, and in accordance with social constructivism, the activities developed were always based on the children's interests and needs, and on the knowledge already evidenced by them. Alongside various activities,projects were developed according to the Project Method, which advocates intrinsic motivation for the development of any activity and the active role and participation of children in ali stages of the project,as well as the role of the teacher as a mediator and/ora guide. lt is important to emphasize, in this journey, the collaborative work between ali those involved in the educational and formative process that contributed to the personal and professional development of the master's student through criticai and reflective analysis of knowing how to be,how to be and how to do in the professions of Pre-School and Primary School Teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSá, Susana Marques deMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCatarino, Ana Sofia Garcias2021-12-03T19:41:48Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18971TID:202805468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:12:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:01.605214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Catarino, Ana Sofia Garcias
Prática educativa supervisionada
Metodologia investigação-ação
Socioconstrutivismo
Docente reflexivo
Perfil duplo de docência
Educational practice
Research-action methodology
Social constructivism
Reflective teacher
Dual teaching profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Catarino, Ana Sofia Garcias
author_facet Catarino, Ana Sofia Garcias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Susana Marques de
Marta, Maria Margarida Campos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino, Ana Sofia Garcias
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Metodologia investigação-ação
Socioconstrutivismo
Docente reflexivo
Perfil duplo de docência
Educational practice
Research-action methodology
Social constructivism
Reflective teacher
Dual teaching profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Metodologia investigação-ação
Socioconstrutivismo
Docente reflexivo
Perfil duplo de docência
Educational practice
Research-action methodology
Social constructivism
Reflective teacher
Dual teaching profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, enquadrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituia etapa final do percurso de formação inicialde docente.Com este relatório, é pretendido apresentar e descrever as ações desenvolvidas no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática fundamentou-se nos conhecimentos científicos e pedagógicos adquiridos e foi norteada pela Metodologia lnvestigação-Ação,centrada na observação e reflexão contínua sobre e na prática. Durante as intervenções, e de acordo com o paradigma socioconstrutivista,as atividades desenvolvidas partiram sempre dos interesses e necessidades das crianças,e basearam-se nas aprendizagens já evidenciadas por estas. Paralelamente a outras atividades, foram desenvolvidos projetas de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto, que preconiza o papel ativo das crianças em todas as etapas do projeto e a motivação intrínseca para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade,bem como o papeldo docente de perfilduplo como mediador e orientador. É importante realçar, neste percurso, o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes do processo educativo e formativo que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda pela análise crítica e reflexiva do saber ser, estar e fazer nas profissões de educador de infância e de professor do 1.º CEB.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T19:41:48Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18971
TID:202805468
url http://hdl.handle.net/10400.22/18971
identifier_str_mv TID:202805468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131478961946624