Relatório de Estágio de Ana Isabel Azevedo Vilas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas, Ana Isabel Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23918
Resumo: O presente Relatório descreve, analisa e reflete todo o percurso formativo da mestranda vivenciado ao longo da Prática Educativa Supervisionada, presente no 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, com vista à obtenção do grau Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014. Espelha a construção de uma identidade profissional de perfil duplo, habilitada para uma ação educativa em contexto de EPE e do 1.º CEB, através da mobilização de referenciais teóricos e normativos que levaram ao desenvolvimento de práticas inclusivas, inovadoras e fundamentadas. A par disso, salienta-se a importância das etapas da metodologia de Investigação-Ação que, ao longo deste percurso, permitiram aferir os interesses e necessidades das crianças, numa perspetiva de fomentar e aperfeiçoar a ação educativa, promovendo práticas significativas e o desenvolvimento holístico da criança. Neste sentido, a prática foi desenvolvida sob o paradigma socio-construtivista, no qual a criança foi o construtor da sua própria aprendizagem, recorrendo-se, sempre que possível, ao envolvimento da família e da comunidade educativa. Por outro lado, com uma postura crítica, indagadora e reflexiva, a docente em formação assumiu a função de mediadora, planificando ações educativas que valorizem o currículo atual, os desafios da sociedade e a formação ativa de cidadãos. O percurso formativo explanado neste documento constituiu um elemento basilar no crescimento pessoal e profissional, fruto de reflexões constantes, de uma postura investigativa e do trabalho colaborativo, fundamentais para a construção da identidade profissional, permitindo partilha e articulação de saberes.
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