A intenção de adoção do QR code em Portugal pelos utilizadores finais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12891 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
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A intenção de adoção do QR code em Portugal pelos utilizadores finaisQr CodeUTAUT 2Modelos de Aceitação TecnológicaSmartphonesPLS (Partial Least Squares) programUser Acceptance ModelsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoEste trabalho estuda qual a intenção de adoção da tecnologia Qr Code em Portugal pelos utilizadores finais. Este é um código bidimensional bastante utilizado no quotidiano, não só pelas suas características bastante diferentes dos habituais códigos de barras, mas também porque fornece um rápido acesso a informação uma vez que pode ser lido por smartphones. O objetivo deste estudo foi não só saber qual a intenção de adoção desta tecnologia por parte dos consumidores finais portugueses mas também quais os principais fatores que a influenciam. Para tal foi utilizado o modelo UTAUT 2, uma extensão ao modelo original UTAUT ? Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. Foi lançado um inquérito online que obteve um total de 165 respostas, tratando-se de uma amostra de conveniência não representativa da população. A técnica de análise de dados utilizada foi a modelação de equações estruturais onde foi utilizado o SmartPLS para análise da regressão por mínimos quadrados parciais. No final da avaliação concluiu-se que os constructos que mais influenciam positivamente o uso efetivo do Qr code são o Hábito e a Intenção de Uso. Por sua vez, a Expectativa de Desempenho foi a variável que mostrou ter maior influência na Intenção de Uso do Qr Code. O mesmo não se verificou com a Expectativa de Esforço e Influência Social. Neste estudo, estes constructos mostraram não ter impacto na Intenção de adoção do Qr code.The main objective of this work was to understand the QR Code adoption intention in Portugal. This is a two-dimensional code widely used in daily life, not only for its very different characteristics from the usual bar codes, but also because it provides quick access to information as it can be read by smartphones. The aim of this study was to know the intention to adopt this technology by Portuguese final consumers and the main factors that influence it. It was used an online survey that follows the UTAUT 2 model, an extension of the original UTAUT model - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. The survey received 165 responses, a non-representative sample of the population. The technique used for data analysis was the modeling of structural equation modeling. It was used the PLS (Partial Least Squares) program. The results showed that habit and intention of use were the constructs that positively influence the most the use of QR Code. In turn, the Performance Expectancy was the variable that showed the highest influence on the Intent of Use QR Code. The same did not happen with the Effort Expectancy and Social Influence. In this study, these constructs showed no impact on the QR code adoption.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, JesualdoRepositório da Universidade de LisboaLuz, Joana Rita Costa Paixão Rosado da2017-07-01T00:30:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12891porLuz, Joana Rita Costa Paixão Rosado da (2016). "A intenção de adoção do QR code em Portugal pelos utilizadores finais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:57.635746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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