Recrutamento e employer branding na Visabeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43429 |
Resumo: | Este relatório de estágio apresenta o resultado do estágio curricular concretizado no Grupo Visabeira, que decorreu entre dezembro de 2021 e junho de 2022, com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School - ISCAC. As atividades realizadas ao longo do estágio focam-se, principalmente, nas diversas etapas do processo de Recrutamento e Seleção às quais serão efetuadas uma revisão literária. Para além disto, este trabalho apresenta uma análise critica onde são sugeridas alterações e melhorias das atividades executadas. A partir da revisão literária verifica-se o quão imprescindível é um bom processo de recrutamento e seleção para melhorar a estratégia de uma empresa, visto que permitem a atração, seleção e integração dos candidatos mais adequados e, posteriormente, retê-los. A literatura apresenta também que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e retenção de talentos, e que por isso deve ser usada em conjunto ou como complemento ao processo de recrutamento e seleção. Através do estágio realizado foi possível constatar que a empresa não utiliza os seus recursos de Employer Branding de forma estratégica. Por isso, pode-se afirmar que ainda há muito trabalho a fazer relativamente a esta área inovadora, fornecedora de competitividade e potenciadora de atração e retenção de talento. |
id |
RCAP_56f1d20b496258762c0ab645561c6893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recrutamento e employer branding na VisabeiraRecrutamentoSeleçãoAcolhimentoIntegraçãoEmployer brandingEste relatório de estágio apresenta o resultado do estágio curricular concretizado no Grupo Visabeira, que decorreu entre dezembro de 2021 e junho de 2022, com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School - ISCAC. As atividades realizadas ao longo do estágio focam-se, principalmente, nas diversas etapas do processo de Recrutamento e Seleção às quais serão efetuadas uma revisão literária. Para além disto, este trabalho apresenta uma análise critica onde são sugeridas alterações e melhorias das atividades executadas. A partir da revisão literária verifica-se o quão imprescindível é um bom processo de recrutamento e seleção para melhorar a estratégia de uma empresa, visto que permitem a atração, seleção e integração dos candidatos mais adequados e, posteriormente, retê-los. A literatura apresenta também que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e retenção de talentos, e que por isso deve ser usada em conjunto ou como complemento ao processo de recrutamento e seleção. Através do estágio realizado foi possível constatar que a empresa não utiliza os seus recursos de Employer Branding de forma estratégica. Por isso, pode-se afirmar que ainda há muito trabalho a fazer relativamente a esta área inovadora, fornecedora de competitividade e potenciadora de atração e retenção de talento.Silva, António Manuel Amaro Calheiros daRepositório ComumSilva, Carolina Isabel Lopes da2023-01-30T09:23:54Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43429TID:203199324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-02T02:16:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:59.895778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
title |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
spellingShingle |
Recrutamento e employer branding na Visabeira Silva, Carolina Isabel Lopes da Recrutamento Seleção Acolhimento Integração Employer branding |
title_short |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
title_full |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
title_fullStr |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
title_full_unstemmed |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
title_sort |
Recrutamento e employer branding na Visabeira |
author |
Silva, Carolina Isabel Lopes da |
author_facet |
Silva, Carolina Isabel Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, António Manuel Amaro Calheiros da Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Isabel Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recrutamento Seleção Acolhimento Integração Employer branding |
topic |
Recrutamento Seleção Acolhimento Integração Employer branding |
description |
Este relatório de estágio apresenta o resultado do estágio curricular concretizado no Grupo Visabeira, que decorreu entre dezembro de 2021 e junho de 2022, com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School - ISCAC. As atividades realizadas ao longo do estágio focam-se, principalmente, nas diversas etapas do processo de Recrutamento e Seleção às quais serão efetuadas uma revisão literária. Para além disto, este trabalho apresenta uma análise critica onde são sugeridas alterações e melhorias das atividades executadas. A partir da revisão literária verifica-se o quão imprescindível é um bom processo de recrutamento e seleção para melhorar a estratégia de uma empresa, visto que permitem a atração, seleção e integração dos candidatos mais adequados e, posteriormente, retê-los. A literatura apresenta também que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e retenção de talentos, e que por isso deve ser usada em conjunto ou como complemento ao processo de recrutamento e seleção. Através do estágio realizado foi possível constatar que a empresa não utiliza os seus recursos de Employer Branding de forma estratégica. Por isso, pode-se afirmar que ainda há muito trabalho a fazer relativamente a esta área inovadora, fornecedora de competitividade e potenciadora de atração e retenção de talento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-30T09:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43429 TID:203199324 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43429 |
identifier_str_mv |
TID:203199324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130931399753728 |