Plano de marketing em lares de idosos: a perspetiva dos diretores técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Raquel de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25179
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
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spelling Plano de marketing em lares de idosos: a perspetiva dos diretores técnicosIdosoInstitucionalizaçãoMarketingMarketing-mixElderlyInstitutionalization658.8Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de SaúdeA temática dos idosos esteve frequentemente na ordem do dia ao longo do último ano, nomeadamente no que diz respeito à solidão e aos maus-tratos de que estes são alvo. A triste realidade do nosso país é que muitos idosos são abandonados pelos familiares devido a doença ou simplesmente ao facto de já não terem uma vida ativa. Desta forma, muitos deles são “depositados” nos lares ou deixados nos hospitais, e outros ainda estão sozinhos em casa ao seu próprio cuidado, votados a um final de vida de solidão e abandono… A compreensão de que envelhecer é um fenómeno inevitável do ponto de vista temporal mas variável individualmente, permite adequar os serviços institucionais a uma faixa etária cada vez mais exigente e desejosa de apoio especializado capaz de satisfazer as suas necessidades. Neste sentido, torna-se imperativo que as instituições pensem no marketing como forma de criar condições para que novas ideias tenham sucesso e os objetivos sejam efetivamente alcançados. Ao pretender avaliar a perceção dos diretores técnicos de Lares de Idosos do distrito de Bragança acerca do plano de marketing nas instituições onde exercem funções, realizou-se um estudo observacional, descritivo do tipo qualitativo, tendo-se realizado entrevistas semi-estruturadas. Dos principais resultados destaca-se a ausência de plano de marketing nas instituições estudadas e a utilização de forma intuitiva de algumas estratégias de marketing por parte dos diretores técnicos, pouco familiarizados nesta área. Face às atuais contingências demográficas e económicas e tendo em vista a satisfação do idoso, é imperativo que estas instituições possuam um plano estratégico que garanta que os recursos disponíveis são aplicados da melhor forma em ações que permitam atingir os objetivos de marketing.The elderly were often on the agenda over the last year, particularly regarding the loneliness and mistreatment they suffer. The portuguese sad reality is that many elderly people are abandoned by their families due to illness or simply because they no longer have an active life. Thus, many of them are "deposited" in nursing homes or left in the hospitals, and others are at home, alone to their own care, voted at a late life of loneliness and abandon. Understanding that aging is an inevitable phenomenon of the temporal point of view, but variable individually, allows to adapt the institutional services to a group increasingly demanding and willing to specialized support able to meet their needs. It is therefore imperative that institutions think of marketing as a way to create the conditions so that new ideas can succeed and objectives are effectively achieved. As we wanted to evaluate the perception of the technical directors of Nursing Homes in the district of Bragança about the marketing plan in the institutions they work, we conducted an observational, descriptive and qualitative study, based on semi-structured interviews. Of the main results stands out the lack of marketing plan in the institutions studied and the intuitive use of some marketing strategies by the technical directors, unfamiliar wih this area. Given the current demographic and economic contingencies and aiming the satisfaction of the elderly, it is imperative that these institutions have a strategic plan to ensure that available resources are applied in the best way in actions that can achieve marketing objectives.Azevedo, António Joaquim Araújo deUniversidade do MinhoMeireles, Raquel de Sousa2013-06-262013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:17.444636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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