Indicadores de Qualidade no Bloco Operatório Ana Cristina Colaço e Castro Coimbra, março

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Cristina Colaço e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=u25lL6SQ
Resumo: Hoje a qualidade é um assunto essencial nos cuidados de saúde. Perante uma maior sobrevida da população, as instituições, os serviços e os profissionais devem estar preparados para responder em consonância. A qualidade na saúde apresenta diferentes sentidos, e o seu conceito altera-se na presença dos diversos atores, circunstâncias e entidades. Avedis Donabedian procurou compreender como a qualidade pode ser melhorada através da cadeia estrutura-processo-resultado. Este quadro concetual constitui uma boa abordagem para refletir a qualidade de cuidados no bloco operatório, e apoiar um caminho de melhoria nesta área para este serviço tão complexo. O objetivo do estudo é construir uma lista de indicadores de qualidade no bloco operatório. Para cumprirmos este objetivo recorremos a duas técnicas de recolha de dados, Grupos Delphi e Grupos Focais, que trabalhámos com profissionais de diferentes grupos no Bloco Operatório Central do polo HUC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Face à análise de conteúdo de entrevistas não estruturadas, identificámos domínios e indicadores de qualidade, que a par dos fornecidos pela fundamentação teórica permitiram criar uma grelha para determinar consenso junto dos entrevistados quanto â sua representatividade. Posteriormente, a dinâmica nos Grupos Focais possibilitou melhor descrever os domínios de qualidade e os respetivos indicadores, segundo a cadeia estrutura-processo-resultado de Avedis Donabedian. Para os profissionais que no estudo a qualidade no BOC insere-se nos domínios dos Recursos Humanos, dos Recursos Materiais, da Segurança, do Desempenho e da Aprendizagem-Crescimento. Indicadores como a dotação de pessoal, a formação profissional, o sistema informatizado de gestão de doentes, a Cirurgia Segura, os protocolos de prevenção de infeção, o agendamento cirúrgico, o cancelamento cirúrgico, a satisfação do doente e a satisfação profissional, ajudam a descrever esses domínios. Futuramente este estudo deve descrever estes indicadores, para que se possam tornar uma ferramenta efetiva de melhoria no bloco operatório e contribuir para a otimização dos cuidados.
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