Géneros e formatos televisivos da comunicação em saúde na televisão: O talk show Diga Doutor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28281 |
Resumo: | O artigo foca-se na caracterização do talk show sobre saúde Diga Doutor, na sua qualidade de género e de formato televisivo. A moldura teórica são os estudos televisivos e o método é o qualitativo, que inclui a entrevista semiestruturada e em profundidade à editora de conteúdos e ao médico-apresentador do programa, a análise da retórica a 12 episódios da última temporada do programa e o focus group composto por seis idosos, para assim se explorar respetivamente três componentes da comunicação: o emissor, a mensagem e o recetor. Os resultados indicam, sob a perspetiva do emissor, o compromisso com uma solução heterogénea e rica e a adoção de um estilo similar ao da consulta clínica, que permite, televisivamente, atingir o “maior número de pessoas possível”, sem se ser “demasiado simplista”. A análise à mensagem revela a diversidade temática e a presença de argumentos ligados ao ethos, pathos e logos, da retórica de Aristóteles. Os recetores realçam os contributos cognitivos, afetivos e comportamentais do programa, mostrando a articulação entre a identidade do programa e o gosto do público. O formato do programa manifesta-se nas sub-rotinas, como: o foco no “interesse público” e em “assuntos importantes” sobre saúde, a estrutura composicional, o segmento de comunicação interpessoal entre médico e telespetador, a presença in loco de especialistas e pacientes que partilham os seus testemunhos relacionados com a doença e/ou com a sua superação, os critérios de seleção do médico convidado e do paciente, a presença do “lado humano”. |
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Géneros e formatos televisivos da comunicação em saúde na televisão: O talk show Diga DoutorGenres and formats of health communication in television: the talk show Diga DoutorGénero; formato; talk show; Diga Doutor; comunicação em saúde; estudos televisivosO artigo foca-se na caracterização do talk show sobre saúde Diga Doutor, na sua qualidade de género e de formato televisivo. A moldura teórica são os estudos televisivos e o método é o qualitativo, que inclui a entrevista semiestruturada e em profundidade à editora de conteúdos e ao médico-apresentador do programa, a análise da retórica a 12 episódios da última temporada do programa e o focus group composto por seis idosos, para assim se explorar respetivamente três componentes da comunicação: o emissor, a mensagem e o recetor. Os resultados indicam, sob a perspetiva do emissor, o compromisso com uma solução heterogénea e rica e a adoção de um estilo similar ao da consulta clínica, que permite, televisivamente, atingir o “maior número de pessoas possível”, sem se ser “demasiado simplista”. A análise à mensagem revela a diversidade temática e a presença de argumentos ligados ao ethos, pathos e logos, da retórica de Aristóteles. Os recetores realçam os contributos cognitivos, afetivos e comportamentais do programa, mostrando a articulação entre a identidade do programa e o gosto do público. O formato do programa manifesta-se nas sub-rotinas, como: o foco no “interesse público” e em “assuntos importantes” sobre saúde, a estrutura composicional, o segmento de comunicação interpessoal entre médico e telespetador, a presença in loco de especialistas e pacientes que partilham os seus testemunhos relacionados com a doença e/ou com a sua superação, os critérios de seleção do médico convidado e do paciente, a presença do “lado humano”.Repositório da Universidade de LisboaBelim Rodrigues, Célia FelíciaLagido, Sofia2023-08-28T14:45:53Z2021-07-012021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28281porBelim, C. (2021). Géneros e formatos televisivos da comunicação em saúde na televisão: O talk show Diga Doutor. Revista Mediterránea de Comunicación/Mediterranean Journal of Communication, 12(2), 301-319. https://www.doi.org/10.14198/MEDCOM.1987010.14198/MEDCOM.19870info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:31:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:06.617441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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