Aconselhamento digital de cosméticos:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57767 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia. |
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Aconselhamento digital de cosméticos:oportunidades e desafios da rotulagemProduto cosméticoLegislação nacional e internacionalElementos obrigatórios da rotulagemAlegações dos produtos cosméticosRótulo digitalMestrado integrado - 2022Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.A indústria dos cosméticos e cuidados pessoais contribui significativamente, social e economicamente, nas economias de todos os países do mundo. O mercado dos cosméticos tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo que a população consume cada vez mais estes produtos, tendo o total de vendas globais em 2020 sido de 430 mil milhões de euros. Além da importância económica, os cosméticos têm uma elevada importância social, sendo que a sua utilização traz benefícios funcionais e emocionais importantes, desempenhando um papel essencial em todas as fases da vida do consumidor. A rotulagem é um elemento essencial na embalagem dos produtos cosméticos, já que é através da leitura do rótulo que os consumidores consultam e assimilam a maior parte da informação necessária para a decisão de compra do produto e, posteriormente para o seu uso correto. É, por isso, importante que a rotulagem contenha essa informação de forma muito clara, inequívoca e verdadeira por forma a que seja compreensível por todos os consumidores que pretendem adquirir o produto. Mas o aconselhamento sobre o produto não tem de terminar na leitura da rotulagem, podendo ser complementado com informação disponibilizada de forma digital, através da construção de documentos que permitam aumentar a literacia dos consumidores sobre a rotulagem dos cosméticos. Assim, neste trabalho é feita a desconstrução da definição de produto cosmético e enquadramento legal dos mesmos, apresentando a legislação que os rege a nível europeu. Adicionalmente, é descrito com detalhe os elementos obrigatórios e não obrigatórios da rotulagem, das alegações dos produtos cosméticos e dos vários símbolos associados. Neste contexto, associado a esta monografia, foi desenvolvido um inquérito subordinado ao tema Rotulagem dos Produtos Cosméticos, com o objetivo de conhecer a opinião de profissionais da área da saúde e de alguns consumidores em geral, relativamente aos rótulos dos produtos cosméticos e avaliar a possível introdução de rótulos digitais nos mesmos. O mundo digital é cada vez mais impactante, portanto é de esperar que os rótulos digitais ganhem um novo impacto no futuro. Com a evolução da tecnologia, esperamos também o aparecimento de rótulos mais informativos, cativantes e sustentáveis, que permitam uma melhor experiência de compra ao utilizador. Neste sentido, com as novas alterações na rotulagem, surge uma nova era do marketing dos produtos cosméticos.The cosmetics and personal care industry contributes significantly, socially and economically, to the economies of all countries in the world. The cosmetics market has been increasing in recent years, with the population increasingly consuming these products, with total global sales in 2020 amounting to 430 billion euros. In addition to the economic importance, cosmetics have a high social importance, and their use brings important functional and emotional benefits, playing an essential role in all stages of the consumer's life. Labeling is an essential element in the packaging of cosmetic products, since it is through reading the label that consumers consult and assimilate most of the information necessary for the decision to purchase the product and, subsequently, for its correct use. It is therefore important that the labeling contains this information in a very clear, unambiguous and truthful way so that it is understandable by all consumers who intend to purchase the product. But advice on the product does not have to end with reading the labeling, and can be complemented with information made available digitally, through the construction of documents that allow increasing consumer literacy on the labeling of cosmetics. Thus, this work deconstructs the definition of cosmetic products and their legal framework, presenting the legislation that governs them at European Level. Additionally, mandatory and non-mandatory elements of labeling, cosmetic product claims and the various associated symbols are described in detail. In this context, associated with this monograph, a survey was carried out on the theme Labeling of Cosmetic Products, with the objective of knowing the opinion of health professionals and some consumers in general, regarding the labels of cosmetic products and to assess the possible introduction of digital labels on them. The digital world is increasingly impactful, so it is to be expected that digital labels will gain a new impact in the future. With the evolution of technology, we also expect the appearance of more informative, captivating and sustainable labels, which allow a better shopping experience for the user. In this sense, with the new changes in labeling, a new era of marketing for cosmetic products appears.Laboratório Edol - Produtos farmacêuticos, S.A.Marto, Joana MarquesMatos, Ana CristinaRepositório da Universidade de LisboaBrunheta, Mariana Filipa Amaral2022-07-202022-06-242025-07-20T00:00:00Z2022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57767TID:203153014porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:52.404835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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