Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Mariana Torres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57727
Resumo: Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.
id RCAP_da5fe85fb3f8e6bca4eb9fcb2c7d1553
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmáciaAconselhamentoCosméticosDigitalFarmáciaPandemiaMestrado integrado - 2022Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.Dada a atualidade e relevância do tema, a presente monografia tem como principal objetivo abordar a temática do aconselhamento e comunicação de cosméticos em farmácia comunitária. Serão abordados os principais desafios sentidos pela indústria, bem como estratégias utilizadas pelas farmácias para continuarem a aconselhar e comunicar durante o período pandémico. Primeiramente, será feita uma contextualização relativamente ao modo como o aconselhamento de cosméticos evoluiu, referindo a inovação tecnológica e digital e o aconselhamento personalizado, bem como o modo como deve ser realizada a comunicação em farmácia. De seguida, serão explanados os vários aspetos da atualidade do mercado, bem como o impacto causado pela pandemia COVID-19, os diversos desafios que esta trouxe consigo, e fazendo referência ao perfil do consumidor atual. Como principal metodologia de estudo foram feitos 2 questionários, um a farmacêuticos e outro dirigido aos utentes da farmácia, a fim de perceber quais os principais desafios e obstáculos, respetivamente, sentidos em Portugal, a nível da farmácia. Neste sentido, para os farmacêuticos, a venda de cosméticos noutros locais diferentes da farmácia e a presença de ideias pré-concebidas por parte dos consumidores são os maiores desafios relativamente ao aconselhamento em farmácia. Por outro lado, os consumidores referem a existência de bons produtos cosméticos em supermercado, bem como o preço em farmácia, como obstáculos à aquisição destes produtos na farmácia. As principais conclusões obtidas com a realização deste trabalho são no sentido de, por um lado, ser importante a comunicação por meio digital, mas de outro modo, o canal da farmácia comunitária desempenha um papel fundamental no aconselhamento presencial de cosméticos, sobretudo nestes últimos anos, em que o papel do farmacêutico foi valorizado pelos utentes. Deste modo, é importante que as farmácias evoluam, no sentido de acompanhar este modelo híbrido, do online e do offline, dando resposta às diferentes gerações de consumidores e às suas necessidades.Given the current situation and relevance of the topic, the main objective of this monograph is to address the issue of counseling and communication of cosmetics in community pharmacy. The main challenges felt by the industry will be addressed, as well as strategies used by pharmacies to continue to advise and communicate during the pandemic period. First, a contextualization will be made regarding how cosmetics counseling has evolved, referring to technological and digital innovation and personalized counseling, as well as how communication in pharmacy should be carried out. Next, the various aspects of the current market will be explained, as well as the impact caused by the COVID-19 pandemic, the various challenges that it has brought with it, and referring to the profile of the current consumer. As the main study methodology, 2 questionnaires were made, one for pharmacists and another for pharmacy users, in order to understand the main challenges and obstacles, respectively, felt in Portugal, at the pharmacy level. In this sense, for pharmacists, the sale of cosmetics in places other than the pharmacy and the presence of preconceived ideas on the part of consumers are the biggest challenges regarding pharmacy advice. On the other hand, consumers refer to the existence of good cosmetic products in the supermarket, as well as the price in the pharmacy, as obstacles to the purchase of these products in the pharmacy. The main conclusions obtained with the realization of this work are in the sense that, on the one hand, communication through digital means is important, but otherwise, the community pharmacy channel plays a fundamental role in face-to-face cosmetics counseling, especially in recent years, in which the role of the pharmacist was valued by the users. Thus, it is important that pharmacies evolve, in order to follow this hybrid model, of online and offline, responding to different generations of consumers and their needs.Ribeiro, Helena Margarida de Oliveira MarquesRepositório da Universidade de LisboaBastos, Mariana Torres2023-05-31T14:11:56Z2022-07-182022-07-012022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57727TID:203152905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:49.742022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
title Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
spellingShingle Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
Bastos, Mariana Torres
Aconselhamento
Cosméticos
Digital
Farmácia
Pandemia
Mestrado integrado - 2022
Ciências da Saúde
title_short Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
title_full Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
title_fullStr Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
title_full_unstemmed Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
title_sort Desafios do aconselhamento de cosméticos na farmácia
author Bastos, Mariana Torres
author_facet Bastos, Mariana Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Helena Margarida de Oliveira Marques
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Mariana Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Aconselhamento
Cosméticos
Digital
Farmácia
Pandemia
Mestrado integrado - 2022
Ciências da Saúde
topic Aconselhamento
Cosméticos
Digital
Farmácia
Pandemia
Mestrado integrado - 2022
Ciências da Saúde
description Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
2022-07-01
2022-07-18T00:00:00Z
2023-05-31T14:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57727
TID:203152905
url http://hdl.handle.net/10451/57727
identifier_str_mv TID:203152905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134631919878144