Online learning and dropout

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Rita Sofia Loureiro Guerreiro Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32497
Resumo: E-learning education is often more challenging than the traditional education method. In e-learning teaching, there is no face-to-face teaching, nor does it require instant feedback, the latter is provided during the learning process, making interactions more complex. E-learning education is usually more challenging than traditional education because no presence or instant feedback is delivered during the learning process, making interactions more complex. This dissertation aims to help identify students that can potentially be at risk of dropping or failing the e-learning course. To achieve that, we used Machine Learning (ML) classifiers, like Decision Tree (DT),Random Forest Classifier (RFC),Support Vector Classifier (SVC) and the AdaBoost Classifier (AC) to analyse the Open University Learning Analytics Dataset (OULAD). The duration of the courses was analysed in different fragments, so we could conclude if it would be possible to prevent a potential dropout beforehand. We gathered that the best classifier in this study was AC, when analysing the 2/16 duration of the course with an accuracy of 64.6%. The results also show that the SVC gives a very similar percentage for the accuracy when analysing the same period, 64.1%. As a result of this study, we understand that it is preferable to analyse the data in the early stages of the course; RESUMO: Ensino à distância e o seu abandono - A educação em e-learning geralmente é mais desafiadora do que o método de educação tradicional. No ensino de e-learning, o ensino presencial não, nem requer feedback instantâneo, este último é fornecido durante o processo de aprendizagem, tornando as interações mais complexas. A educação em e-learning geralmente é mais desafiadora do que a educação tradicional porque nenhuma presença ou feedback instantâneo é fornecido durante o processo de aprendizagem, tornando as interações mais complexas. Esta dissertação tem como objetivo auxiliar na identificação de alunos que podem estar em risco de abandono ou reprovar no curso de e-learning. Para isso, utilizamos classificadores Machine Learning (ML), como Decision Tree (DT), Random Forest Classifier (RFC), Support Vector Classifier (SVC) e AdaBoost Classifier (AC) para analisar o Open University Learning Analytics Dataset (OULAD). A duração dos cursos foi analisada em diferentes fragmentos, para que pudéssemos concluir se seria possível prevenir uma potencial evasão com antecedência. Concluímos que o melhor classificador neste estudo foi o AC, ao analisar a duração 2/16 do curso com uma precisão de 64.6%. Os resultados também mostram que o SVC fornece uma precisão muito semelhante ao analisar o mesmo período, 64.1%. Como resultado deste estudo, entendemos que é preferível analisar os dados nas fases iniciais do curso.
id RCAP_5719509418339a5c97940e5ad5ba56d4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Online learning and dropoutMOOCsPredictive ModelsMachine LearningE-learning education is often more challenging than the traditional education method. In e-learning teaching, there is no face-to-face teaching, nor does it require instant feedback, the latter is provided during the learning process, making interactions more complex. E-learning education is usually more challenging than traditional education because no presence or instant feedback is delivered during the learning process, making interactions more complex. This dissertation aims to help identify students that can potentially be at risk of dropping or failing the e-learning course. To achieve that, we used Machine Learning (ML) classifiers, like Decision Tree (DT),Random Forest Classifier (RFC),Support Vector Classifier (SVC) and the AdaBoost Classifier (AC) to analyse the Open University Learning Analytics Dataset (OULAD). The duration of the courses was analysed in different fragments, so we could conclude if it would be possible to prevent a potential dropout beforehand. We gathered that the best classifier in this study was AC, when analysing the 2/16 duration of the course with an accuracy of 64.6%. The results also show that the SVC gives a very similar percentage for the accuracy when analysing the same period, 64.1%. As a result of this study, we understand that it is preferable to analyse the data in the early stages of the course; RESUMO: Ensino à distância e o seu abandono - A educação em e-learning geralmente é mais desafiadora do que o método de educação tradicional. No ensino de e-learning, o ensino presencial não, nem requer feedback instantâneo, este último é fornecido durante o processo de aprendizagem, tornando as interações mais complexas. A educação em e-learning geralmente é mais desafiadora do que a educação tradicional porque nenhuma presença ou feedback instantâneo é fornecido durante o processo de aprendizagem, tornando as interações mais complexas. Esta dissertação tem como objetivo auxiliar na identificação de alunos que podem estar em risco de abandono ou reprovar no curso de e-learning. Para isso, utilizamos classificadores Machine Learning (ML), como Decision Tree (DT), Random Forest Classifier (RFC), Support Vector Classifier (SVC) e AdaBoost Classifier (AC) para analisar o Open University Learning Analytics Dataset (OULAD). A duração dos cursos foi analisada em diferentes fragmentos, para que pudéssemos concluir se seria possível prevenir uma potencial evasão com antecedência. Concluímos que o melhor classificador neste estudo foi o AC, ao analisar a duração 2/16 do curso com uma precisão de 64.6%. Os resultados também mostram que o SVC fornece uma precisão muito semelhante ao analisar o mesmo período, 64.1%. Como resultado deste estudo, entendemos que é preferível analisar os dados nas fases iniciais do curso.Universidade de Évora2022-09-07T15:10:30Z2022-09-072022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32497http://hdl.handle.net/10174/32497TID:203054318engDepartamento de Informáticaneto.rolando@gmail.com498Leitão, Rita Sofia Loureiro Guerreiro Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:29.014568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Online learning and dropout
title Online learning and dropout
spellingShingle Online learning and dropout
Leitão, Rita Sofia Loureiro Guerreiro Cristina
MOOCs
Predictive Models
Machine Learning
title_short Online learning and dropout
title_full Online learning and dropout
title_fullStr Online learning and dropout
title_full_unstemmed Online learning and dropout
title_sort Online learning and dropout
author Leitão, Rita Sofia Loureiro Guerreiro Cristina
author_facet Leitão, Rita Sofia Loureiro Guerreiro Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Rita Sofia Loureiro Guerreiro Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv MOOCs
Predictive Models
Machine Learning
topic MOOCs
Predictive Models
Machine Learning
description E-learning education is often more challenging than the traditional education method. In e-learning teaching, there is no face-to-face teaching, nor does it require instant feedback, the latter is provided during the learning process, making interactions more complex. E-learning education is usually more challenging than traditional education because no presence or instant feedback is delivered during the learning process, making interactions more complex. This dissertation aims to help identify students that can potentially be at risk of dropping or failing the e-learning course. To achieve that, we used Machine Learning (ML) classifiers, like Decision Tree (DT),Random Forest Classifier (RFC),Support Vector Classifier (SVC) and the AdaBoost Classifier (AC) to analyse the Open University Learning Analytics Dataset (OULAD). The duration of the courses was analysed in different fragments, so we could conclude if it would be possible to prevent a potential dropout beforehand. We gathered that the best classifier in this study was AC, when analysing the 2/16 duration of the course with an accuracy of 64.6%. The results also show that the SVC gives a very similar percentage for the accuracy when analysing the same period, 64.1%. As a result of this study, we understand that it is preferable to analyse the data in the early stages of the course; RESUMO: Ensino à distância e o seu abandono - A educação em e-learning geralmente é mais desafiadora do que o método de educação tradicional. No ensino de e-learning, o ensino presencial não, nem requer feedback instantâneo, este último é fornecido durante o processo de aprendizagem, tornando as interações mais complexas. A educação em e-learning geralmente é mais desafiadora do que a educação tradicional porque nenhuma presença ou feedback instantâneo é fornecido durante o processo de aprendizagem, tornando as interações mais complexas. Esta dissertação tem como objetivo auxiliar na identificação de alunos que podem estar em risco de abandono ou reprovar no curso de e-learning. Para isso, utilizamos classificadores Machine Learning (ML), como Decision Tree (DT), Random Forest Classifier (RFC), Support Vector Classifier (SVC) e AdaBoost Classifier (AC) para analisar o Open University Learning Analytics Dataset (OULAD). A duração dos cursos foi analisada em diferentes fragmentos, para que pudéssemos concluir se seria possível prevenir uma potencial evasão com antecedência. Concluímos que o melhor classificador neste estudo foi o AC, ao analisar a duração 2/16 do curso com uma precisão de 64.6%. Os resultados também mostram que o SVC fornece uma precisão muito semelhante ao analisar o mesmo período, 64.1%. Como resultado deste estudo, entendemos que é preferível analisar os dados nas fases iniciais do curso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07T15:10:30Z
2022-09-07
2022-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32497
http://hdl.handle.net/10174/32497
TID:203054318
url http://hdl.handle.net/10174/32497
identifier_str_mv TID:203054318
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Informática
neto.rolando@gmail.com
498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136696592236544