Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229414 |
Resumo: | Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes. |
id |
UFRGS-2_2b0517d56fafe36edeaa553e79ce446a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229414 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Napoliana Silva deWives, Leandro KrugPerry, Gabriela Trindade2021-09-02T04:24:25Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/229414001114469Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes.Learning analytics techniques have been widely used in MOOCS environments to perform different educational analyzes. In this context, a systematic mapping was conducted in four databases in order to verify the trends regarding the use of learning analytics in MOOCs. The search comprised the period from 2012 to 2018, being found 1009 researches, and of this total 128 studies were selected. The results revealed that the analysis of student engagement, investigations related to the completion and dropout in courses, identification of patterns of interaction and learning behaviors, as well as student performance analysis are the most frequent topics.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 1, (jul. 2019), p. 82-92InformáticaMOOCslearning analyticstrendsTendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemáticoResearch Trends that apply Learning Analytics in MOOCs: a systematic mapping info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114469.pdf.txt001114469.pdf.txtExtracted Texttext/plain28369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/2/001114469.pdf.txtb64d7a869eb541a707bcd382f1bd4ba2MD52ORIGINAL001114469.pdfTexto completoapplication/pdf2094638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/1/001114469.pdf4b58a7cef8ff07518ce80ba4bb9d856eMD5110183/2294142021-09-19 04:31:46.573911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Research Trends that apply Learning Analytics in MOOCs: a systematic mapping |
title |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
spellingShingle |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático Souza, Napoliana Silva de Informática MOOCs learning analytics trends |
title_short |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
title_full |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
title_fullStr |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
title_full_unstemmed |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
title_sort |
Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático |
author |
Souza, Napoliana Silva de |
author_facet |
Souza, Napoliana Silva de Wives, Leandro Krug Perry, Gabriela Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Wives, Leandro Krug Perry, Gabriela Trindade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Napoliana Silva de Wives, Leandro Krug Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática |
topic |
Informática MOOCs learning analytics trends |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
MOOCs learning analytics trends |
description |
Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-02T04:24:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229414 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114469 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001114469 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 1, (jul. 2019), p. 82-92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/2/001114469.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/1/001114469.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b64d7a869eb541a707bcd382f1bd4ba2 4b58a7cef8ff07518ce80ba4bb9d856e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225034927177728 |