Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Napoliana Silva de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wives, Leandro Krug, Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229414
Resumo: Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes.
id UFRGS-2_2b0517d56fafe36edeaa553e79ce446a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229414
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Napoliana Silva deWives, Leandro KrugPerry, Gabriela Trindade2021-09-02T04:24:25Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/229414001114469Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes.Learning analytics techniques have been widely used in MOOCS environments to perform different educational analyzes. In this context, a systematic mapping was conducted in four databases in order to verify the trends regarding the use of learning analytics in MOOCs. The search comprised the period from 2012 to 2018, being found 1009 researches, and of this total 128 studies were selected. The results revealed that the analysis of student engagement, investigations related to the completion and dropout in courses, identification of patterns of interaction and learning behaviors, as well as student performance analysis are the most frequent topics.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 1, (jul. 2019), p. 82-92InformáticaMOOCslearning analyticstrendsTendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemáticoResearch Trends that apply Learning Analytics in MOOCs: a systematic mapping info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114469.pdf.txt001114469.pdf.txtExtracted Texttext/plain28369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/2/001114469.pdf.txtb64d7a869eb541a707bcd382f1bd4ba2MD52ORIGINAL001114469.pdfTexto completoapplication/pdf2094638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/1/001114469.pdf4b58a7cef8ff07518ce80ba4bb9d856eMD5110183/2294142021-09-19 04:31:46.573911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Research Trends that apply Learning Analytics in MOOCs: a systematic mapping
title Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
spellingShingle Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
Souza, Napoliana Silva de
Informática
MOOCs
learning analytics
trends
title_short Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
title_full Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
title_fullStr Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
title_full_unstemmed Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
title_sort Tendências de pesquisas que utilizam learning analytics em moocs : um mapeamento sistemático
author Souza, Napoliana Silva de
author_facet Souza, Napoliana Silva de
Wives, Leandro Krug
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Wives, Leandro Krug
Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Napoliana Silva de
Wives, Leandro Krug
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
topic Informática
MOOCs
learning analytics
trends
dc.subject.eng.fl_str_mv MOOCs
learning analytics
trends
description Tecnicas de learning analytics tem sido amplamente utilizadas em ambientes MOOCs para realizar diferentes analises educacionais. Nesse contexto, foi conduzido um mapeamento sistematico em quatro bases de dados com o proposito de verificar quais as tendencias inerentes ao uso de learning analytics em MOOCs. A busca compreendeu o perıodo de 2012 a 2018, sendo encontradas 1009 pesquisas, e dentre este total 128 estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que a ana´lise do engajamento dos estudantes, investigações relativas a conclusão e abandono de cursos, identificação de padrões de comportamentos de interação e aprendizagem, bem como a analise de desempenho dos estudantes são as tematicas mais frequentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-02T04:24:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229414
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114469
identifier_str_mv 1679-1916
001114469
url http://hdl.handle.net/10183/229414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, no. 1, (jul. 2019), p. 82-92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/2/001114469.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229414/1/001114469.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b64d7a869eb541a707bcd382f1bd4ba2
4b58a7cef8ff07518ce80ba4bb9d856e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225034927177728