A imagem habitada : para uma perspetiva fenomenológica na representação do espaço arquitetónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Ana Miriam Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25477
Resumo: A presente dissertação estrutura-se a partir de uma investigação de caráter projetual, que a partir de uma perspetiva fenomenológica, procura encontrar uma abordagem visual que possa contribuir para a representação e reflexão sobre o espaço arquitetónico, como lugar de experiência. Deste trabalho resultaram dois documentos, a dissertação que agora se apresenta e um objeto impresso intitulado Clareira. O projeto demarca-se de abordagens centradas na comunicação e interpretação de ideias arquitetónicas, concentrando-se na existência material e no devir da obra. Do ponto de vista formal, procura distanciar-se do legado da objetividade fotográfica – particularmente dominante no campo da fotografia de autor que toma a arquitetura como objeto – assumindo, assim, uma perspetiva marcadamente subjetiva. A estação de metro da Trindade, na cidade do Porto, foi escolhida como caso de estudo, funcionando como laboratório de experimentação de estratégias visuais que procuram dar resposta àquela que constitui a principal questão de investigação: de que forma pode a fotografia abordar o espaço arquitetónico de uma perspetiva fenomenológica, contribuindo assim para o entendimento das relações entre indivíduo e espaço construído? Num momento em que as imagens se substituem cada vez mais à experiência do espaço arquitetónico e se tornam matéria a partir da qual se reflete e constrói entendimento sobre a arquitetura, este projeto procura contribuir para a afirmação de uma prática fotográfica que se assume como instrumento de investigação do real, participando não apenas na reflexão sobre a vivência do espaço construído, mas também na construção do ambiente em que vivemos, no sentido em que a arquitetura também se constrói através de imagens.
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