(Dé)connexion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Lígia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963
Resumo: Lígia Francisco é uma fotógrafa autoral brasileira que mora na Califórnia. Sua entrada na fotografia foi lenta e gradativa. Em 2006, durante o intercâmbio estudantil na Argentina, ela levou a câmera dos pais e registrou detalhes do que lhe chamava atenção e do que suspeitava que sentiria falta ao voltar ao Brasil. Em 2008, recém-formada em Letras, estudante de Linguística, com um celular com câmera na mão e pilhas de provas para corrigir, ela descobriu a fotografia como forma de expressão. O que era uma distração se tornou aos poucos fundamental em seu cotidiano, um complemento à carreira de professora de português e espanhol. Em 2012, ao terminar o mestrado em Linguística Aplicada (Unicamp), mudou-se para os Estados Unidos e a fotografia revelou-se como linguagem necessária para (vi)ver a nova realidade. Em 2015 e 2016, ela morou em Paris, onde foi fotografada a série “(Dé)connexion”, entre outras. Em suas andanças pelo mundo, talvez a fotografia seja uma ferramenta de observação das diferentes culturas, talvez um tipo de exílio, um descanso do emaranhado de línguas que a cerca e, ao mesmo tempo, uma resistência à impermanência das coisas, das memórias e da sua própria história. Hoje, de volta aos Estados Unidos, ela dedica-se ao trabalho com as línguas, discursos e imagens. Apesar da aparente dispersão entre linguagem, literatura e fotografia, sua formação acadêmica pode ser entrevista em suas fotos: Lígia Francisco se interessa por linguagem fotográfica, identidade e diversidade; ela procura beleza no banal, com o olhar atento aos detalhes ordinários e às regularidades das práticas cotidianas.
id UNICAMP-31_e0cf9a8f8f8d1423e71e12cd3be99373
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647963
network_acronym_str UNICAMP-31
network_name_str Rua (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling (Dé)connexionFotografia. Metro. ParisLígia Francisco é uma fotógrafa autoral brasileira que mora na Califórnia. Sua entrada na fotografia foi lenta e gradativa. Em 2006, durante o intercâmbio estudantil na Argentina, ela levou a câmera dos pais e registrou detalhes do que lhe chamava atenção e do que suspeitava que sentiria falta ao voltar ao Brasil. Em 2008, recém-formada em Letras, estudante de Linguística, com um celular com câmera na mão e pilhas de provas para corrigir, ela descobriu a fotografia como forma de expressão. O que era uma distração se tornou aos poucos fundamental em seu cotidiano, um complemento à carreira de professora de português e espanhol. Em 2012, ao terminar o mestrado em Linguística Aplicada (Unicamp), mudou-se para os Estados Unidos e a fotografia revelou-se como linguagem necessária para (vi)ver a nova realidade. Em 2015 e 2016, ela morou em Paris, onde foi fotografada a série “(Dé)connexion”, entre outras. Em suas andanças pelo mundo, talvez a fotografia seja uma ferramenta de observação das diferentes culturas, talvez um tipo de exílio, um descanso do emaranhado de línguas que a cerca e, ao mesmo tempo, uma resistência à impermanência das coisas, das memórias e da sua própria história. Hoje, de volta aos Estados Unidos, ela dedica-se ao trabalho com as línguas, discursos e imagens. Apesar da aparente dispersão entre linguagem, literatura e fotografia, sua formação acadêmica pode ser entrevista em suas fotos: Lígia Francisco se interessa por linguagem fotográfica, identidade e diversidade; ela procura beleza no banal, com o olhar atento aos detalhes ordinários e às regularidades das práticas cotidianas.Universidade Estadual de Campinas2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionProdução artisticahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963RUA; Vol. 22 No. 2 (2016): nov.RUA; v. 22 n. 2 (2016): nov.2179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963/14774Copyright (c) 2016 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Lígia2017-04-06T12:51:00Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647963Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2017-04-06T12:51Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv (Dé)connexion
title (Dé)connexion
spellingShingle (Dé)connexion
Francisco, Lígia
Fotografia. Metro. Paris
title_short (Dé)connexion
title_full (Dé)connexion
title_fullStr (Dé)connexion
title_full_unstemmed (Dé)connexion
title_sort (Dé)connexion
author Francisco, Lígia
author_facet Francisco, Lígia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia. Metro. Paris
topic Fotografia. Metro. Paris
description Lígia Francisco é uma fotógrafa autoral brasileira que mora na Califórnia. Sua entrada na fotografia foi lenta e gradativa. Em 2006, durante o intercâmbio estudantil na Argentina, ela levou a câmera dos pais e registrou detalhes do que lhe chamava atenção e do que suspeitava que sentiria falta ao voltar ao Brasil. Em 2008, recém-formada em Letras, estudante de Linguística, com um celular com câmera na mão e pilhas de provas para corrigir, ela descobriu a fotografia como forma de expressão. O que era uma distração se tornou aos poucos fundamental em seu cotidiano, um complemento à carreira de professora de português e espanhol. Em 2012, ao terminar o mestrado em Linguística Aplicada (Unicamp), mudou-se para os Estados Unidos e a fotografia revelou-se como linguagem necessária para (vi)ver a nova realidade. Em 2015 e 2016, ela morou em Paris, onde foi fotografada a série “(Dé)connexion”, entre outras. Em suas andanças pelo mundo, talvez a fotografia seja uma ferramenta de observação das diferentes culturas, talvez um tipo de exílio, um descanso do emaranhado de línguas que a cerca e, ao mesmo tempo, uma resistência à impermanência das coisas, das memórias e da sua própria história. Hoje, de volta aos Estados Unidos, ela dedica-se ao trabalho com as línguas, discursos e imagens. Apesar da aparente dispersão entre linguagem, literatura e fotografia, sua formação acadêmica pode ser entrevista em suas fotos: Lígia Francisco se interessa por linguagem fotográfica, identidade e diversidade; ela procura beleza no banal, com o olhar atento aos detalhes ordinários e às regularidades das práticas cotidianas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Produção artistica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963/14774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 RUA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 RUA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RUA; Vol. 22 No. 2 (2016): nov.
RUA; v. 22 n. 2 (2016): nov.
2179-9911
1413-2109
reponame:Rua (Campinas. Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Rua (Campinas. Online)
collection Rua (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br
_version_ 1799308038414270464