Monitorização da produção científica de um centro de investigação: uma abordagem metodológica com recurso à referencialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Betina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Carla, Guerra, Cecília, Oliveira, Diana, Piacentini, Valentina
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35165
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo realizar um exercício de monitorização da produção científica de um centro de investigação em educação, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), de forma a melhorar o seu desempenho organizacional/investigativo e criar condições para a autorregulação da investigação por parte dos seus membros. Pretende-se que este exercício possa ser útil a outros centros de investigação, enquanto uma possibilidade de levar a cabo a sua monitorização. Partindo de uma reflexão sobre os processos externos de avaliação/monitorização da investigação (por exemplo, avaliação externa da FCT), neste trabalho procurou-se responder às seguintes problemáticas: Como é que um centro de investigação pode levar a cabo o exercício de monitorização/autorregulação da sua atividade científica? Como desenvolver uma estratégia de monitorização interna da investigação, no sentido de promover o impacto e a sustentabilidade dos seus resultados em diferentes atores e sistemas? O trabalho que se pretende apresentar neste artigo foi desenvolvido em 2020 no CIDTFF pelo Grupo de Monitorização do Laboratório de Avaliação e Supervisão (LabSUA: Lab_SuA - Laboratório de Supervisão e Avaliação - cidtff\ sua - Universidade de Aveiro). Para tal, procurou-se compreender os pontos fortes e potenciais desvios da agenda de investigação do CIDTFF (plano de 2019-2023), bem como integrar as iniciativas de monitorização da investigação com as já existentes no CIDTFF (relatório de avaliação da FCT e pareceres dos consultores externos). O trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: na primeira parte apresenta-se a revisão bibliográfica que sustenta cientificamente o trabalho realizado. Nesta secção descrevem-se conceitos fundamentais, tais como: avaliação, referencialização e monitorização. Na segunda parte, apresenta-se a metodologia adotada, isto é, desde a conceção do referencial até à sua aplicação. Na terceira parte apresentam-se algumas potencialidades e obstáculos emergentes da utilização do modelo de referencialização produzido. A conclusão deste trabalho é realizada na quarta parte, onde se encontram as conclusões gerais do estudo, as suas limitações e pistas para trabalho futuro, para o CIDTFF em particular, assim como para centros de investigação em educação e ainda noutras áreas.
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