Um referencial para acompanhamento e avaliação da formação recebida dos egressos de um Programa de Pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PASSOS, Bruno Penin dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40636
Resumo: Atualmente, a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) é a atividade que mais caracteriza a Capes. Por meio da participação das diferentes áreas, a Capes elabora indicadores para avaliar a capacidade que os PPG têm para oferecer seus cursos, visando uma melhor formação de quadros qualificados. O processo de avaliação da Capes vem buscando o reconhecimento da produção científica dos discentes e egressos, e não somente dos docentes. E, assim sendo, na sua problematização, esta pesquisa procurou identificar qual o mecanismo mais adequado para acompanhar e avaliar os egressos em relação à formação recebida. A estratégia de investigação desta pesquisa se caracterizou no estudo de caso holístico focado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No seu objetivo geral, se construiu mecanismos adequados para acompanhar e avaliar os egressos em relação à formação recebida, com o contributo da metodologia da referencialização. E, mais especificamente, foram construídos os referentes e os referidos do processo de acompanhamento e formação dos discentes egressos, e, se validou o referencial, estabelecendo uma relação entre o que se esperava obter – o referente – e o que foi constatado – o referido. Os egressos considerados para o cálculo foram os concluintes do mestrado que ingressaram no curso a partir da primeira turma, no ano de 2009. Por conseguinte, para o cálculo, foram considerados os concluintes a partir de 2011 até 2020, totalizando 140 egressos. Pesquisa descritiva e documental, as dimensões, os quesitos, os indicadores expressos na Ficha de Avaliação da Área 31, Comunicação e Informação do período de 2019 constituíram os principais referentes. O referido foi construído a partir dos dados empíricos relacionados aos efeitos da formação, obtidos do Currículo Lattes, da Secretaria, do Site e da contribuição dos docentes permanentes do PPGCI, além do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE. Assim, a validação do referencial de avaliação correspondeu a sua aplicação enquanto instrumento de avaliação e decorreu da sua confrontação e comparação com o referido, a situação real dos egressos, em relação ao perfil, à produção intelectual e à atuação profissional.
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E, assim sendo, na sua problematização, esta pesquisa procurou identificar qual o mecanismo mais adequado para acompanhar e avaliar os egressos em relação à formação recebida. A estratégia de investigação desta pesquisa se caracterizou no estudo de caso holístico focado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No seu objetivo geral, se construiu mecanismos adequados para acompanhar e avaliar os egressos em relação à formação recebida, com o contributo da metodologia da referencialização. E, mais especificamente, foram construídos os referentes e os referidos do processo de acompanhamento e formação dos discentes egressos, e, se validou o referencial, estabelecendo uma relação entre o que se esperava obter – o referente – e o que foi constatado – o referido. Os egressos considerados para o cálculo foram os concluintes do mestrado que ingressaram no curso a partir da primeira turma, no ano de 2009. Por conseguinte, para o cálculo, foram considerados os concluintes a partir de 2011 até 2020, totalizando 140 egressos. Pesquisa descritiva e documental, as dimensões, os quesitos, os indicadores expressos na Ficha de Avaliação da Área 31, Comunicação e Informação do período de 2019 constituíram os principais referentes. O referido foi construído a partir dos dados empíricos relacionados aos efeitos da formação, obtidos do Currículo Lattes, da Secretaria, do Site e da contribuição dos docentes permanentes do PPGCI, além do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE. Assim, a validação do referencial de avaliação correspondeu a sua aplicação enquanto instrumento de avaliação e decorreu da sua confrontação e comparação com o referido, a situação real dos egressos, em relação ao perfil, à produção intelectual e à atuação profissional.Currently, the evaluation of Graduate Programs (PPG) is the activity that most characterizes Capes. Through the participation of the different areas, Capes develops indicators to assess the capacity that the PPGs have to offer, aiming at a better training of qualified staff. Capes' evaluation process has sought to recognize the scientific production of students and graduates, and not only of teachers. And, therefore, in its problematization, this research sought to identify the most appropriate mechanism to monitor and evaluate the graduates in relation to the training received. The research strategy of this research was characterized by a holistic case study focused on the Postgraduate Program in Information Science (PPGCI) at the Federal University of Pernambuco (UFPE). As specified in the general objective, adequate mechanisms were built to monitor and evaluate the graduates in relation to the training received, with the contribution of the referentialization methodology. And, more specifically, the referents and referents of the process of accompanying and training alumni were constructed, and the referential was validated, establishing a relationship between what was expected to be obtained - the referent - and what was found - the referred. The graduates considered for the calculation were the graduates of the master's who entered the course from the first class, in 2009. Consequently, for the calculation, the graduates were considered from 2011 to 2020, totaling 140 graduates. Descriptive and documentary research, the dimensions, the requirements, the indicators expressed in the Evaluation Form of Area 31, Communication and Information for the period of 2019 were the main referents. The aforementioned was built from the empirical data related to the effects of the training, obtained from the Lattes Curriculum, the Secretariat, the Website and the contribution of the permanent professors of the PPGCI, in addition to the Integrated Library System (SIB) of UFPE. Thus, the validation of the assessment framework corresponded to its application as an assessment tool and resulted from its confrontation and comparison with the aforementioned, the real situation of the graduates, in relation to their profile, intellectual production and professional performance.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessReferencializaçãoEgressosUniversidade Federal de PernambucoUm referencial para acompanhamento e avaliação da formação recebida dos egressos de um Programa de Pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Bruno Penin dos Passos.pdfDISSERTAÇÃO Bruno Penin dos Passos.pdfapplication/pdf2843428https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40636/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Penin%20dos%20Passos.pdfebac7cc68f761a2429ec3b333fc43570MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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