Conhecimento, atitudes e práticas de estudantes universitários angolanos sobre o VIH/SIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral,Isabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bastos,Alfredo, Santana,Marli Stela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522022000200013
Resumo: Resumo O conhecimento equivocado sobre a transmissão do VIH, tratamento e conduta diante da seropositividade gera comportamentos de risco capazes de reforçar o aumento de casos de SIDA. O estudo teve como objetivo principal descrever o conhecimento, as atitudes e práticas dos estudantes da Universidade Católica de Angola, em relação ao risco de transmissão do VIH/SIDA. A pesquisa foi realizada com 275 estudantes. Observou-se quanto maior o nível de escolaridade, aumenta a possibilidade da realização do teste do VIH (p= 0,001), com aumento da possibilidade de aceitar conviver com alguém seropositivo (p=0,01), mas diminui a possibilidade de o indivíduo aceitar ter um parceiro VIH positivo (p=0,02). Assim, a maioria dos estudantes demonstrou ter um conhecimento adequado sobre a transmissão do VIH, mas há atitudes e práticas do cotidiano, capazes de influenciar comportamentos de risco na manutenção da propagação do VIH/SIDA.
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