Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo de Tarso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vidal, Maria Eunice Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195
Resumo: A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que,  com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa.
id RCAP_573d25251259ef33eef2cad1d692c054
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/83
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativaImpersonality and passivity in academic manuals: Implications for clarity in qualitative researchImpessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa QualitativaImpersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research.A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que,  com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa.The basic question of this study refers to what roles the manuals for the elaboration of academic works - proposed by university institutions - can play regarding communication in scientific reports, in the current context of dynamic trends in the construction of knowledge. This study is justified due to the influence that the recommendations established by university institutions for writing scientific papers have on the production of research reports. The aim of this research is to describe and understand the patterns of use of these materials, especially with regard to the recommendations of language characteristics to be followed in terms of suitability for the various possible research designs. Under the aegis of documentary research, as a dialectical interpretive bias, data were collected on electronic websites of different university institutions, analyzed initially in an exploratory phase and later, including manuals from institutions located in a defined region, covering parts of two Brazilian states. The results point to an inflexible academic language indicated for scientific reports, which can be an obstacle to a clearer and updated wording that in conclusion, could make known the presence of the researcher who, with his conceptions and procedural practices, vivify knowledge, mainly the resulting of qualitative research.Ludomedia2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 182-195New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 182-195New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 182-1952184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83/78Oliveira, Paulo de TarsoVidal, Maria Eunice Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:10Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/83Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.191400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
Impersonality and passivity in academic manuals: Implications for clarity in qualitative research
title Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
spellingShingle Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
Oliveira, Paulo de Tarso
Impessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa Qualitativa
Impersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research.
title_short Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
title_full Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
title_fullStr Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
title_full_unstemmed Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
title_sort Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
author Oliveira, Paulo de Tarso
author_facet Oliveira, Paulo de Tarso
Vidal, Maria Eunice Barbosa
author_role author
author2 Vidal, Maria Eunice Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo de Tarso
Vidal, Maria Eunice Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Impessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa Qualitativa
Impersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research.
topic Impessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa Qualitativa
Impersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research.
description A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que,  com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83/78
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 182-195
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 182-195
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 182-195
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346357260288