Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195 |
Resumo: | A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que, com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa. |
id |
RCAP_573d25251259ef33eef2cad1d692c054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/83 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativaImpersonality and passivity in academic manuals: Implications for clarity in qualitative researchImpessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa QualitativaImpersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research.A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que, com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa.The basic question of this study refers to what roles the manuals for the elaboration of academic works - proposed by university institutions - can play regarding communication in scientific reports, in the current context of dynamic trends in the construction of knowledge. This study is justified due to the influence that the recommendations established by university institutions for writing scientific papers have on the production of research reports. The aim of this research is to describe and understand the patterns of use of these materials, especially with regard to the recommendations of language characteristics to be followed in terms of suitability for the various possible research designs. Under the aegis of documentary research, as a dialectical interpretive bias, data were collected on electronic websites of different university institutions, analyzed initially in an exploratory phase and later, including manuals from institutions located in a defined region, covering parts of two Brazilian states. The results point to an inflexible academic language indicated for scientific reports, which can be an obstacle to a clearer and updated wording that in conclusion, could make known the presence of the researcher who, with his conceptions and procedural practices, vivify knowledge, mainly the resulting of qualitative research.Ludomedia2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 182-195New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 182-195New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 182-1952184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83/78Oliveira, Paulo de TarsoVidal, Maria Eunice Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:10Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/83Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.191400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa Impersonality and passivity in academic manuals: Implications for clarity in qualitative research |
title |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa |
spellingShingle |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa Oliveira, Paulo de Tarso Impessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa Qualitativa Impersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research. |
title_short |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa |
title_full |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa |
title_fullStr |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa |
title_full_unstemmed |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa |
title_sort |
Impessoalidade e passividade nos manuais acadêmicos: Implicações para a clareza na pesquisa qualitativa |
author |
Oliveira, Paulo de Tarso |
author_facet |
Oliveira, Paulo de Tarso Vidal, Maria Eunice Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Vidal, Maria Eunice Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo de Tarso Vidal, Maria Eunice Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa Qualitativa Impersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research. |
topic |
Impessoalidade na Linguagem; Clareza; Relação Sujeito/Objeto; Manuais Universitários; Pesquisa Qualitativa Impersonality in Language; Clarity; Subject/Object Relationship; University Textbooks; Qualitative Research. |
description |
A questão básica deste estudo refere-se a quais papéis podem desempenhar os manuais de elaboração de trabalhos acadêmicos – propostos por instituições universitárias – quanto à comunicação nos relatos científicos, no contexto atual das tendências dinâmicas na construção do conhecimento. Este estudo se justifica em razão da influência que as recomendações estabelecidas pelas instituições universitárias para a redação de trabalhos científicos exercem na produção dos relatos de pesquisa. O objetivo da presente pesquisa é descrever e compreender os padrões de utilização desses materiais, especialmente no tocante às recomendações de características de linguagem a serem seguidas em termos de adequação aos diversos delineamentos possíveis de pesquisa. Sob a égide de pesquisa documental, como viés interpretativista dialético, os dados foram coletados em sites eletrônicos de instituições universitárias diversas, analisados, inicialmente numa fase exploratória e, posteriormente, incluindo manuais de instituições situadas numa região delimitada, abrangendo partes de dois Estados brasileiros. Os resultados apontam uma linguagem acadêmica inflexível, indicada para os relatos científicos, o que pode ser um entrave para uma redação mais clara e atualizada que, em conclusão, pudesse dar a conhecer a presença do pesquisador que, com suas concepções e suas práticas procedimentais, vivifica o conhecimento, principalmente o resultante de pesquisa qualitativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.182-195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/83/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 182-195 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 182-195 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 182-195 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346357260288 |