Crianças e Jovens Refugiados em Portugal. Percursos de Integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolas, Maria Teresa Caiado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9278
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Antropologia – Direitos Humanos e Movimentos Sociais
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spelling Crianças e Jovens Refugiados em Portugal. Percursos de IntegraçãoRefugiadosIntegraçãoJovensCriançasContexto portuguêsRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Antropologia – Direitos Humanos e Movimentos SociaisO presente relatório resulta de um estágio de oito meses no âmbito da animação intercultural realizado na ONGD Conselho Português para os Refugiados. Através desta localização, privilegiada no terreno, foi possível conduzir a pesquisa etnográfica Crianças e Jovens Refugiados em Portugal – Percursos de Integração. Ao assumir integração como um conceito dinâmico e bilateral pretendo aproximar a relação entre os direitos das crianças e jovens em Portugal e as suas reais vivências, revelando as suas experiências efetivas no contexto social português como cidadãos ao abrigo de um programa de proteção internacional. A presente pesquisa etnográfica sugere que apesar de Portugal aparecer frequentemente nos discursos dos jovens e das crianças como um local agradável, com bom ambiente social e boas oportunidades de formação a presente conjuntura económica, considerada de crise, e as relações com as instituições que gerem jurídica, económica e socialmente a sua permanência em Portugal, são os fatores que maior angústia e dificuldades de integração efetiva provocam. Posicionando-se no enquadramento teórico da Antropologia Militante a presente pesquisa etnográfica visa aproximar algumas conclusões no âmbito da Antropologia da Infância e da Juventude trazendo para primeiro plano, como agentes privilegiados, as crianças e os jovens, normalmente silenciados nos discursos etnográficos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBolas, Maria Teresa Caiado2013-04-10T15:47:13Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:14Zoai:run.unl.pt:10362/9278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:40.373351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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