Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Viviane Penso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29992
Resumo: A pesquisa busca entender como jovens em contexto de refúgio constroem seus modos de vida no Brasil. Para tal, acompanha o cotidiano de um grupo de jovens constituído por imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e brasileiros filhos de africanos. Os jovens participantes da pesquisa são estudantes e moradores do bairro de Gramacho, em Duque de Caxias - Rio de Janeiro, local que recebe famílias africanas desde a década de 1990, aproximadamente. As/Os jovens foram estimulados a retratar seus cotidianos, com câmeras fotográficas cedidas pela pesquisadora. O material produzido serviu para a construção de narrativas, movimento realizado com base em estudos sociológicos sobre o sentido das imagens. Além do recurso à interpretação do olhar dos/as jovens, conforme retratados nas fotografias. O compartilhamento de representações sobre cotidianos, hábitos, costumes, entretenimentos e socialização familiar, revelaram experiências ocorridas no espaço-tempo antropológico que denominamos “contexto de refúgio”. A estratégia metodológica também recorreu ao convívio com os jovens, o que propiciou um vínculo de confiança que permitiu que as narrativas fossem acessadas. Nesse ponto, foi fundamental o uso de um caderno de campo. Este tornou visível o vaivém incessante entre interações de pesquisa e análise reflexiva, além de trazer a juventude para o debate da migração, à pesquisa. Como resultado podemos afirmar que os jovens em contexto de refúgio apesar de sofrerem com o preconceito em seus espaços de socialização, terem sua mobilidade juvenil cerceada por sua condição e ainda experimentarem um estado de dupla ausência e provisoriedade, alimentam desejos, vontades e sonhos, na busca constante por uma vida melhor.
id UFF-2_9c9a1cf1568c0c712dfd3f7bf57d30a6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29992
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgioJovensJuventudeContexto de RefúgioMigraçãoEducaçãoJovemJuventudeImigrante africanoRefugiadoYouthYouthContext of RefugeMigrationEducationA pesquisa busca entender como jovens em contexto de refúgio constroem seus modos de vida no Brasil. Para tal, acompanha o cotidiano de um grupo de jovens constituído por imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e brasileiros filhos de africanos. Os jovens participantes da pesquisa são estudantes e moradores do bairro de Gramacho, em Duque de Caxias - Rio de Janeiro, local que recebe famílias africanas desde a década de 1990, aproximadamente. As/Os jovens foram estimulados a retratar seus cotidianos, com câmeras fotográficas cedidas pela pesquisadora. O material produzido serviu para a construção de narrativas, movimento realizado com base em estudos sociológicos sobre o sentido das imagens. Além do recurso à interpretação do olhar dos/as jovens, conforme retratados nas fotografias. O compartilhamento de representações sobre cotidianos, hábitos, costumes, entretenimentos e socialização familiar, revelaram experiências ocorridas no espaço-tempo antropológico que denominamos “contexto de refúgio”. A estratégia metodológica também recorreu ao convívio com os jovens, o que propiciou um vínculo de confiança que permitiu que as narrativas fossem acessadas. Nesse ponto, foi fundamental o uso de um caderno de campo. Este tornou visível o vaivém incessante entre interações de pesquisa e análise reflexiva, além de trazer a juventude para o debate da migração, à pesquisa. Como resultado podemos afirmar que os jovens em contexto de refúgio apesar de sofrerem com o preconceito em seus espaços de socialização, terem sua mobilidade juvenil cerceada por sua condição e ainda experimentarem um estado de dupla ausência e provisoriedade, alimentam desejos, vontades e sonhos, na busca constante por uma vida melhor.The research aims at understanding how young people in refugee context build their ways of life in Brazil. Accordingly, it follows the daily life of a group of young people made up of immigrants, refugees, asylum seekers and Brazilians who are children of Africans. The young participants in the research are students and residents of the Gramacho neighborhood, in Duque de Caxias - Rio de Janeiro, a place that has received African families since the 1990s, approximately. Young people were encouraged to portray their daily lives, with cameras provided by the researcher. The material produced by the young people had the purpose of building narratives, a movement carried out based on sociological studies on the meaning of images. In addition to resorting to the interpretation of the viewpoint of young people, as portrayed in the photographs. The sharing of representations about everyday life, habits, customs, entertainment and family socialization, revealed experiences that occurred in the anthropological space-time that are called “refuge context”. The methodological strategy also resorted to interacting with young people, which provided a bond of trust that allowed the narratives to be accessed. At this point, the use of a field notebook was essential. This action has made the incessant coming and going between research interactions and reflective analysis visible, in addition to bringing youth to the migration debate, to research. As a result, we can say that young people in the context of refuge, despite suffering from prejudice in their socialization spaces, having their youth mobility curtailed by their condition and still experiencing a state of double absence and provisionality, feed wishes, desires and dreams, in the constant search for a better life.177 pCarrano, Paulo Cesar RodriguesBrenner, Ana KarinaPóvoa Neto, HelionSouza, Kelly Cristina Russo deJulião, Elionaldo FernandesMendes, Leila de CarvalhoMagalhães, Viviane Penso2023-08-17T13:25:48Z2023-08-17T13:25:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Viviane Penso. Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio. 2023. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29992CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-17T13:25:51Zoai:app.uff.br:1/29992Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:29.578029Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
title Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
spellingShingle Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
Magalhães, Viviane Penso
Jovens
Juventude
Contexto de Refúgio
Migração
Educação
Jovem
Juventude
Imigrante africano
Refugiado
Youth
Youth
Context of Refuge
Migration
Education
title_short Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
title_full Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
title_fullStr Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
title_full_unstemmed Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
title_sort Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio
author Magalhães, Viviane Penso
author_facet Magalhães, Viviane Penso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrano, Paulo Cesar Rodrigues
Brenner, Ana Karina
Póvoa Neto, Helion
Souza, Kelly Cristina Russo de
Julião, Elionaldo Fernandes
Mendes, Leila de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Viviane Penso
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Juventude
Contexto de Refúgio
Migração
Educação
Jovem
Juventude
Imigrante africano
Refugiado
Youth
Youth
Context of Refuge
Migration
Education
topic Jovens
Juventude
Contexto de Refúgio
Migração
Educação
Jovem
Juventude
Imigrante africano
Refugiado
Youth
Youth
Context of Refuge
Migration
Education
description A pesquisa busca entender como jovens em contexto de refúgio constroem seus modos de vida no Brasil. Para tal, acompanha o cotidiano de um grupo de jovens constituído por imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e brasileiros filhos de africanos. Os jovens participantes da pesquisa são estudantes e moradores do bairro de Gramacho, em Duque de Caxias - Rio de Janeiro, local que recebe famílias africanas desde a década de 1990, aproximadamente. As/Os jovens foram estimulados a retratar seus cotidianos, com câmeras fotográficas cedidas pela pesquisadora. O material produzido serviu para a construção de narrativas, movimento realizado com base em estudos sociológicos sobre o sentido das imagens. Além do recurso à interpretação do olhar dos/as jovens, conforme retratados nas fotografias. O compartilhamento de representações sobre cotidianos, hábitos, costumes, entretenimentos e socialização familiar, revelaram experiências ocorridas no espaço-tempo antropológico que denominamos “contexto de refúgio”. A estratégia metodológica também recorreu ao convívio com os jovens, o que propiciou um vínculo de confiança que permitiu que as narrativas fossem acessadas. Nesse ponto, foi fundamental o uso de um caderno de campo. Este tornou visível o vaivém incessante entre interações de pesquisa e análise reflexiva, além de trazer a juventude para o debate da migração, à pesquisa. Como resultado podemos afirmar que os jovens em contexto de refúgio apesar de sofrerem com o preconceito em seus espaços de socialização, terem sua mobilidade juvenil cerceada por sua condição e ainda experimentarem um estado de dupla ausência e provisoriedade, alimentam desejos, vontades e sonhos, na busca constante por uma vida melhor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17T13:25:48Z
2023-08-17T13:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Viviane Penso. Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio. 2023. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29992
identifier_str_mv MAGALHÃES, Viviane Penso. Bilenge na Botongi: experiências escolares de jovens em contexto de refúgio. 2023. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823609985892352