Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honda, Camila Yuri Brito
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8702
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro corresponde ao relatório final do estágio curricular desenvolvido no domínio do programa DESCOBRIR da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, num período de sete meses. Este estudo concentra-se no processo de avaliação qualitativa de Cursos e Oficinas de Verão da temporada 2010-2011 do programa DESCOBRIR sob a perspectiva da experiência do público in loco, a partir do tratamento de dados quantitativos de inquéritos distribuídos aos participantes e da observação direta das atividades enquadradas no processo de avaliação. Considerando as premissas do paradigma pós-moderno em educação artística e o contexto no qual se desenvolveu o estágio, este estudo pretende contribuir para o conhecimento científico de experiências na área da mediação cultural, especialmente na Arte Contemporânea e para situar as atividades avaliadas no contexto e na história recente do programa DESCOBRIR e da Fundação Calouste Gulbenkian.
id RCAP_5765c626dfc83f04b3aa5489de8740e6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste GulbenkianCriação artísticaArte modernaEducação artística: PortugalAvaliação da educaçãoA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro corresponde ao relatório final do estágio curricular desenvolvido no domínio do programa DESCOBRIR da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, num período de sete meses. Este estudo concentra-se no processo de avaliação qualitativa de Cursos e Oficinas de Verão da temporada 2010-2011 do programa DESCOBRIR sob a perspectiva da experiência do público in loco, a partir do tratamento de dados quantitativos de inquéritos distribuídos aos participantes e da observação direta das atividades enquadradas no processo de avaliação. Considerando as premissas do paradigma pós-moderno em educação artística e o contexto no qual se desenvolveu o estágio, este estudo pretende contribuir para o conhecimento científico de experiências na área da mediação cultural, especialmente na Arte Contemporânea e para situar as atividades avaliadas no contexto e na história recente do programa DESCOBRIR e da Fundação Calouste Gulbenkian.This thesis has been developed in the Contemporary Artistic Creation Master field of the Aveiro University and corresponds to the final report of the internship, developed in the DESCOBRIR program domain of the Calouste Gulbenbian Foundation, in Lisbon, in a seven months season. This study focus in the 2010-2011 season of the Summer Courses and Workshops quality evaluation process of the DESCOBRIR program, under the perspective of the public experience in loco, from the treatment of the quantitative data surveys given to the attendees and from the directly observation of the activities engulfed in the evaluation process. Considering the assumptions of the postmodern paradigm in arts education and the context in which the internship has been developed, this study want to contribute for the scientific knowledge of the experience in the cultural mediation field, especially in Contemporary Art and to locate the evaluated activities in the context and in the recently history of the DESCOBRIR program and of the Calouste Gulbenkian Foundation.Universidade de Aveiro2012-06-22T12:01:51Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8702porHonda, Camila Yuri Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:33Zoai:ria.ua.pt:10773/8702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:41.644955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
title Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
spellingShingle Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
Honda, Camila Yuri Brito
Criação artística
Arte moderna
Educação artística: Portugal
Avaliação da educação
title_short Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
title_full Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
title_fullStr Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
title_full_unstemmed Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
title_sort Mediar a arte: o programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian
author Honda, Camila Yuri Brito
author_facet Honda, Camila Yuri Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honda, Camila Yuri Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Arte moderna
Educação artística: Portugal
Avaliação da educação
topic Criação artística
Arte moderna
Educação artística: Portugal
Avaliação da educação
description A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro corresponde ao relatório final do estágio curricular desenvolvido no domínio do programa DESCOBRIR da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, num período de sete meses. Este estudo concentra-se no processo de avaliação qualitativa de Cursos e Oficinas de Verão da temporada 2010-2011 do programa DESCOBRIR sob a perspectiva da experiência do público in loco, a partir do tratamento de dados quantitativos de inquéritos distribuídos aos participantes e da observação direta das atividades enquadradas no processo de avaliação. Considerando as premissas do paradigma pós-moderno em educação artística e o contexto no qual se desenvolveu o estágio, este estudo pretende contribuir para o conhecimento científico de experiências na área da mediação cultural, especialmente na Arte Contemporânea e para situar as atividades avaliadas no contexto e na história recente do programa DESCOBRIR e da Fundação Calouste Gulbenkian.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-06-22T12:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8702
url http://hdl.handle.net/10773/8702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137508682891264