A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882 |
Resumo: | O objetivo principal do dossiê é o de refletir sobre os rumos atuais da pesquisa histórica em cinema no mundo latino-americano, pensando os desafios impostos pela contemporaneidade e as perspectivas existentes. Os esforços no sentido de elaborar um sistema de compreensão das experiências ocorridas no passado que relacione a análise fílmica e os dados da produção cinematográfica em suas diferentes manifestações às questões de contexto constituem uma das tarefas do trabalho do historiador. A nossa intenção é de avaliar o estatuto das novas abordagens, novos objetos e novos problemas nas pesquisas históricas mais recentes e os possíveis caminhos a serem enfrentados na articulação entre teoria e prática. Como se sabe, a pesquisa em história do cinema sempre dependeu dos arquivos audiovisuais e Cinematecas, muitos deles em risco na América Latina, como é o caso da Cinemateca Brasileira. Sempre é preciso ressaltar a importância estratégia dos acervos, pois armazenam filmes, cartazes, roteiros, reportagens – documentos que, articulados pelo pesquisador ao método escolhido, à formação de núcleos temáticos e de conceitos, e à constituição de uma periodização, constroem a história de determinada cinematografia. Em 2020 a forma privilegiada de acesso às fontes foi por meio do digital, o que certamente acentuou os desafios que já se colocavam desde o início do século XXI. Se com os filmes a dimensão de apreensão de sua visualidade está se modificando com o seu visionamento em celulares e computadores, há uma crescente perda de contato com a materialidade das fontes pelo contínua pesquisa a bases de dados e repositórios (de arquivos/ cinematecas ou não). Pensar as implicações desta situação para a pesquisa histórica em cinema constitui um dos objetivos do presente dossiê. |
id |
RCAP_57669c0c678a83ea77148a4b71bf9376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digitalHistorical Research in Latin-American Cinema: Perspectives and Challenges in the Digital AgeLa Investigación Histórica en el Cine Latinoamericano: Perspectivas y desafíos en la era digitalCinema historiographyhistorical researchfilm historyHistoriografía del cineinvestigación históricahistoria del cineHistoriografia do cinemapesquisa históricahistória do cinemaO objetivo principal do dossiê é o de refletir sobre os rumos atuais da pesquisa histórica em cinema no mundo latino-americano, pensando os desafios impostos pela contemporaneidade e as perspectivas existentes. Os esforços no sentido de elaborar um sistema de compreensão das experiências ocorridas no passado que relacione a análise fílmica e os dados da produção cinematográfica em suas diferentes manifestações às questões de contexto constituem uma das tarefas do trabalho do historiador. A nossa intenção é de avaliar o estatuto das novas abordagens, novos objetos e novos problemas nas pesquisas históricas mais recentes e os possíveis caminhos a serem enfrentados na articulação entre teoria e prática. Como se sabe, a pesquisa em história do cinema sempre dependeu dos arquivos audiovisuais e Cinematecas, muitos deles em risco na América Latina, como é o caso da Cinemateca Brasileira. Sempre é preciso ressaltar a importância estratégia dos acervos, pois armazenam filmes, cartazes, roteiros, reportagens – documentos que, articulados pelo pesquisador ao método escolhido, à formação de núcleos temáticos e de conceitos, e à constituição de uma periodização, constroem a história de determinada cinematografia. Em 2020 a forma privilegiada de acesso às fontes foi por meio do digital, o que certamente acentuou os desafios que já se colocavam desde o início do século XXI. Se com os filmes a dimensão de apreensão de sua visualidade está se modificando com o seu visionamento em celulares e computadores, há uma crescente perda de contato com a materialidade das fontes pelo contínua pesquisa a bases de dados e repositórios (de arquivos/ cinematecas ou não). Pensar as implicações desta situação para a pesquisa histórica em cinema constitui um dos objetivos do presente dossiê.The main purpose of this special issue is to reflect on the current state of cinema historical research in the Latin American world, considering the challenges it poses to contemporaneity and existing perspectives. One of the main tasks of film historians is to develop a system for understanding past experiences that link film analysis and production data - in their different manifestations - with contextual issues. We aim to assess the state of new approaches, new objects and new problems in recent historical research and explore the possibilities in articulating theory and practice. As widely known, Latin American audiovisual archives and cinémathèques have been at great risk, most recently, the Cinemateca Brasileira. It is never enough to emphasize the strategic importance of these collections, since they store films, posters, scripts and reports. Articulated by the researcher’s chosen methods, the formation of thematic and conceptual axes or the constitution of a periodization, these documents enable us to build the history of a certain cinematography. In 2020, digital technologies were the privileged form of access to film and documentary sources, which has undoubtedly accentuated the challenges posed since the early 21st century. If our visual understanding of film is changing with its display on cell phones and computers, there is also a growing loss of contact with the materiality of the sources due to the continuous use of digital databases and repositories of documentary sources. To think about the implications of this situation in cinema history is one of the objectives of this special issue.El principal objetivo del dossier es reflexionar sobre el estado actual de la investigación histórica sobre cine en el mundo latinoamericano, considerando los desafíos que impone para la contemporaneidad y las perspectivas existentes. Los esfuerzos por desarrollar un sistema de comprensión de las experiencias pasadas que vincule el análisis fílmico y los datos de la producción cinematográfica - en sus diferentes manifestaciones - con cuestiones contextuales son una de las tareas del historiador. Nuestra intención es evaluar el estado de los nuevos enfoques, nuevos objetos y nuevos problemas en las investigaciones históricas más recientes y los posibles caminos a seguir en la articulación entre teoría y práctica. Como se sabe, la investigación centrada en la historia del cine dependió siempre de los archivos audiovisuales y cinematecas, muchas de ellas en riesgo en América Latina, como en el caso de la Cinemateca Brasileira. Es necesario enfatizar siempre la importancia estratégica de las colecciones, ya que almacenan películas, afiches, guiones, informes – documentos que, articulados por el investigador al método elegido, a la formación de núcleos temáticos y conceptuales y a la constitución de una periodización, construyen la historia de una cinematografía. En 2020 la forma privilegiada de acceso a las fuentes fue digital, lo que sin duda acentuó los desafíos planteados desde principios del siglo XXI. Si la dimensión de aprehensión visual de las películas está cambiando con su visionado en teléfonos celulares y computadoras, también hay una pérdida creciente de contacto con la materialidad de las fuentes que surge del uso continuo de bases de datos y repositorios digitales. Pensar en las implicaciones de esta situación para la investigación histórica del cine es uno de los objetivos del presente dossier.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 123-138Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 123-1382183-175010.14591/aniki.v9n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/882http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/882/458Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorettin, EduardoCuarterolo, AndreaTorello, Georgina2024-01-26T02:03:30Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:24.386869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital Historical Research in Latin-American Cinema: Perspectives and Challenges in the Digital Age La Investigación Histórica en el Cine Latinoamericano: Perspectivas y desafíos en la era digital |
title |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital |
spellingShingle |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital Morettin, Eduardo Cinema historiography historical research film history Historiografía del cine investigación histórica historia del cine Historiografia do cinema pesquisa histórica história do cinema |
title_short |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital |
title_full |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital |
title_fullStr |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital |
title_sort |
A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital |
author |
Morettin, Eduardo |
author_facet |
Morettin, Eduardo Cuarterolo, Andrea Torello, Georgina |
author_role |
author |
author2 |
Cuarterolo, Andrea Torello, Georgina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morettin, Eduardo Cuarterolo, Andrea Torello, Georgina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema historiography historical research film history Historiografía del cine investigación histórica historia del cine Historiografia do cinema pesquisa histórica história do cinema |
topic |
Cinema historiography historical research film history Historiografía del cine investigación histórica historia del cine Historiografia do cinema pesquisa histórica história do cinema |
description |
O objetivo principal do dossiê é o de refletir sobre os rumos atuais da pesquisa histórica em cinema no mundo latino-americano, pensando os desafios impostos pela contemporaneidade e as perspectivas existentes. Os esforços no sentido de elaborar um sistema de compreensão das experiências ocorridas no passado que relacione a análise fílmica e os dados da produção cinematográfica em suas diferentes manifestações às questões de contexto constituem uma das tarefas do trabalho do historiador. A nossa intenção é de avaliar o estatuto das novas abordagens, novos objetos e novos problemas nas pesquisas históricas mais recentes e os possíveis caminhos a serem enfrentados na articulação entre teoria e prática. Como se sabe, a pesquisa em história do cinema sempre dependeu dos arquivos audiovisuais e Cinematecas, muitos deles em risco na América Latina, como é o caso da Cinemateca Brasileira. Sempre é preciso ressaltar a importância estratégia dos acervos, pois armazenam filmes, cartazes, roteiros, reportagens – documentos que, articulados pelo pesquisador ao método escolhido, à formação de núcleos temáticos e de conceitos, e à constituição de uma periodização, constroem a história de determinada cinematografia. Em 2020 a forma privilegiada de acesso às fontes foi por meio do digital, o que certamente acentuou os desafios que já se colocavam desde o início do século XXI. Se com os filmes a dimensão de apreensão de sua visualidade está se modificando com o seu visionamento em celulares e computadores, há uma crescente perda de contato com a materialidade das fontes pelo contínua pesquisa a bases de dados e repositórios (de arquivos/ cinematecas ou não). Pensar as implicações desta situação para a pesquisa histórica em cinema constitui um dos objetivos do presente dossiê. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882 https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/882 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/882/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 123-138 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 123-138 2183-1750 10.14591/aniki.v9n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060528848896 |