Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Carmen de Jesus Paulino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11656
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_576a20e12d63ab961e23f84f45beb695
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiadosEducação intercultural - PortugalEducação SokaRefugiadosRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Tendo como objetivo a intervenção com a comunidade de refugidos em Portugal, o presente trabalho reflete o estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Educação Intercultural. Realizado no Centro de Acolhimento do Conselho Português para os Refugiados teve como objetivo a implementação de um projeto educativo e o desenvolvimento de relações de cooperação, de afetividade e de proximidade entre toda a comunidade, nomeadamente a administração e a comunidade de refugiados. O projeto incidiu na criação do grupo CPR Mistura, grupo composto por refugiados de diferentes nacionalidades, com o objetivo de promover um conjunto de atividades para impulsionar o espírito de iniciativa, o apoio à comunidade refugiada e o de ser o porta-voz das suas aspirações. Este projeto não representou apenas a capacidade de empoderamento da comunidade refugiada naquele centro mas comprovou também a necessidade de uma política educativa para esta comunidade. A intervenção foi realizada tendo como guia os princípios comuns entre a Educação Intercultural e a Educação Humanista da Soka Gakkai, ambas promotoras do diálogo intercultural e da cidadania global. A educação intercultural enquanto uma educação em diálogo e com alteridade cruza-se com a educação soka, a educação fundamentada na felicidade e no conceito de criação de valor. Esta teoria educativa foi criada por Tsunasaburo Makiguchi, um educador japonês, pouco conhecido do contexto académico português. Juntas convergem em valores educativos que visam a criação de uma convivência global solidária no sentido de uma coexistência criativa.Having as a goal an intervention work with the Portuguese refugees community, the text presented here is the outcome of a traineeship developed with the Portuguese Council for Refugees. This work was undertaken as part of the requirements for a Masters of Education Sciences in the field of Intercultural Education. It was undergone in Portuguese Refugees Center, where the aim was to implement an educative project and develop the cooperation, affectivity and proximity between the community, emphasizing the management and refugees community. The project concerned the creation of the group CPR mix, a refugees group, composed by different nationalities in order to promote several activities and develop oriented action to promote self initiative skills, to support the refugees community, and to be the voice of their initiative. It not only represented the refugees community´s empowerment inside that center but also proved the emergency of an educative politics for that community. The endeavor was based on common principles between Intercultural Education and Humanistic Education of the Soka Gakkai, which both seek to promote intercultural dialogue, and global citizenship. The intercultural education as an education based on dialogue, with alterity, meets Soka Education, the education based on happiness and the concepts of value creation. This educational theory was created by Mr. Tsenausaburo Makiguchi, a Japanese educator, less known in the Portuguese academic context. Together, they converge in educative values which promote the creation of a global solidarity living in the sense of a creative co-existence.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaEsteves, Carmen de Jesus Paulino2014-08-06T14:17:11Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11656TID:201224810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:58:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:17.693943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
title Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
spellingShingle Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
Esteves, Carmen de Jesus Paulino
Educação intercultural - Portugal
Educação Soka
Refugiados
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
title_short Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
title_full Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
title_fullStr Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
title_full_unstemmed Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
title_sort Educação intercultural e educação Soka : pontes de dialógo na intervenção com a comunidade de refugiados
author Esteves, Carmen de Jesus Paulino
author_facet Esteves, Carmen de Jesus Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Carmen de Jesus Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural - Portugal
Educação Soka
Refugiados
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
topic Educação intercultural - Portugal
Educação Soka
Refugiados
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T14:17:11Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11656
TID:201224810
url http://hdl.handle.net/10451/11656
identifier_str_mv TID:201224810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134250697490432