Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20240 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
id |
RCAP_31512ad600d6b37c1b17ea897a3a3141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/20240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras UrbanasEducação interculturalEducação comunitáriaEducação popularTransdisciplinaridadeRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014No presente relatório apresenta-se as atividades desenvolvidas no estágio que se realizou no âmbito do segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Intercultural. Relata-se um projeto de estágio, no campo da Educação Comunitária, cuja exposição se apoia na revisão de literatura relevante sobre o tema, com vista a uma dimensão interpretativa das dinâmicas sociais, nas quais participam as comunidades locais. Este trabalho expõe o desenvolvimento de uma escola voluntária, onde o papel do educador e do educando se fundem. Através de uma abordagem etnográfica crítica apresentam-se as etapas e atividades deste projeto, evidenciando aprendizagens e experiências dos participantes, incluindo da autora do presente relatório, apoiando-me num quadro teórico específico. A escola voluntária surgiu no seguimento da tarefa de Alfabetização Crítica, estabelecida pelo Projeto Fronteiras Urbanas, criando impacto no desenvolvimento da comunidade, através da manifestação de saberes populares e científicos, emergindo uma dinâmica de partilha e diálogo entre todos os participantes. Apresento, também, a minha experiência enquanto educadora de Inglês, demonstrando o processo e reflexões destas sessões. A partir das atividades de estágio, reflito sobre emoções, sentimentos e receios vivenciados nesta jornada.The following paper shows the activities developed during the internship made under the second cycle of studies leading to Master’s Degree in Science of Education, specializing in Intercultural Education. It reports a project, in the field of Community Education, based on relevant literature research, aiming for an interpretative point of view of social dynamics, in which the local communities take part. This paper presents a voluntary school’s development, where the educator and students’ role are merged. The steps and activities of this project are presented through a critical ethnographic approach, evidencing experiences and learning progress of the participants, including the author of this paper, based upon a specific theoretical baseline. This voluntary school was created after the task of Critical Alphabetization, established by the Urban Boundaries Project, making an impact in the community’s development, through the manifestation of popular and scientific knowledge, emerging a sharing and dialogue dynamic between all participants. I also present my experience as an English educator, showing the process and reflections about the sessions. Through these internship activities, I reflect about emotions, feelings and fears lived in this journey.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Mesquita, MônicaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Filipa Sobrado e2015-10-08T15:46:26Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20240TID:201236117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:19.255696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
title |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
spellingShingle |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas Silva, Ana Filipa Sobrado e Educação intercultural Educação comunitária Educação popular Transdisciplinaridade Relatórios de estágio de mestrado - 2014 |
title_short |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
title_full |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
title_fullStr |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
title_full_unstemmed |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
title_sort |
Escola voluntária : partilha transdisciplinar e intercultural no Projeto Fronteiras Urbanas |
author |
Silva, Ana Filipa Sobrado e |
author_facet |
Silva, Ana Filipa Sobrado e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Isabel Pimenta, 1952- Mesquita, Mônica Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Filipa Sobrado e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Educação comunitária Educação popular Transdisciplinaridade Relatórios de estágio de mestrado - 2014 |
topic |
Educação intercultural Educação comunitária Educação popular Transdisciplinaridade Relatórios de estágio de mestrado - 2014 |
description |
Relatório Final de Estágio, Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-15 2014-01-01T00:00:00Z 2015-10-08T15:46:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/20240 TID:201236117 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/20240 |
identifier_str_mv |
TID:201236117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134282217684992 |