Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalo, David Yambi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25983
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_576c2e29b825024bb48eb04964924709
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologiaDesenvolvimento vocacionalMotivação dos alunos, ensino superiorDissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO progresso Técnico-Científico que se tem registado no contexto social actual dos vários países e a exigência da qualidade na prestação dos diversos serviços prestados põem sérios desafios aos indivíduos. Motivar os adolescentes e os adultos, das várias faixas etárias e dos distintos sectores de trabalho, a primar pela constante melhoria das suas habilidades e competências educacionais e profissionais emerge como um objectivo de importância capital. É fundamental que o progresso desejado seja extensível a todos os cidadãos e cidadãs, isto é, não excluindo o género feminino da possibilidade de disputar as oportunidades no mercado de trabalho em parceria com os rapazes. Assim, questões de género ligadas ao desenvolvimento vocacional têm vindo a ganhar um destaque cada vez maior. Em especial, os indivíduos e instituições que têm um papel na educação dos jovens têm o dever de ajudar a sociedade e, as próprias mulheres, a livrarem-se das concepções conservadoras tradicionais a respeito do exercício de determinadas ocupações/profissões e escolhas, fruto das influências e do peso Social nos diferentes papéis de género. O presente estudo, entre outros aspectos, visa comparar o papel do género na escolha de formação superior, nas áreas de Ciências e Tecnologias, em adolescentes Angolanos da cidade do Lubango, que frequentaram a 10ª, 11ª e 12ª classes, no Colégio 1,2,3 e IMEL. Neste estudo, o modelo Sócio-Cognitivo de Carreira (SCCT), de Lent, Brown e Hackett (1994), serviu de base teórica para a análise e comparação das diferenças no género, tendo em conta o modelo de Holland (RIASEC) e as variáveis de Auto-eficácia, Expectativas, Interesses, Suportes e Barreiras Sociais.The Scientific and Technical progress that has been recorded in the current social context of the various countries and the need for quality in the provision of various services provided to individuals pose serious challenges. Motivating teenagers and adults of various age groups and different sectors of work, to strive for constant improvement of their educational and vocational skills and competencies emerges as an objective of vital importance. It is essential that the desired progress is extended to all citizens, that is, not excluding one of its two halves (that is, womanhood). Thus, gender issues related to vocational development have been gaining increasing attention, both in the scientific literature and in the public media. In particular, individuals and institutions that have a role in educating young people have a duty to help society and women themselves, to get rid of the traditional conservative views about the exercise and performance of certain occupations / professions and choices. The processes of social influence and of political correlated with the occupational segregation based upon gender must be a concern to us all, since it is a source of profound inequalities. The present study, among other things, aims to compare the role of gender in the choice of higher education in the areas of science and technology, in young Angolans of the city of Lubango, who attended the 10 th, 11 th and 12 th classes, at the College 1.2 3 and IMEL. In this study, the Socio-Cognitive Model of Career (SCCT) of Lent, Brown and Hackett (1994), served as the theoretical basis for the analysis and comparison of the differences in gender, taking into account the model of Holland (RIASEC) and the key-variables of Self-efficacy, Expectations, Interests, Social Supports and Barriers.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25983http://hdl.handle.net/10316/25983porCavalo, David Yambiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:33.493910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
title Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
spellingShingle Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
Cavalo, David Yambi
Desenvolvimento vocacional
Motivação dos alunos, ensino superior
title_short Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
title_full Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
title_fullStr Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
title_full_unstemmed Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
title_sort Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
author Cavalo, David Yambi
author_facet Cavalo, David Yambi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalo, David Yambi
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento vocacional
Motivação dos alunos, ensino superior
topic Desenvolvimento vocacional
Motivação dos alunos, ensino superior
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25983
http://hdl.handle.net/10316/25983
url http://hdl.handle.net/10316/25983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775449292800