Avaliação dos conhecimentos dos alunos dos anos clínicos do MIMD da FMDUL sobre a nova classificação das doenças e condições periodontais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Daniela Sofia Carinhas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50158
Resumo: Introdução: A Associação Americana de Periodontologia e a Federação Europeia de Periodontologia orientaram, em novembro de 2017, no evento “The World Workshop on the Classification of Periodontal and Peri-Implant Diseases and Conditions” uma restruturação ao sistema de classificação das doenças periodontais. A classificação da condição periodontal é muitas vezes uma dificuldade para os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), especialmente devido ao facto de atualmente esta classificação ter sofrido alterações. Objetivo: O principal objetivo do presente estudo foi avaliar os conhecimentos dos alunos dos anos clínicos do MIMD da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), relativamente à nova classificação das doenças e condições periodontais. Além disso foram também objetivos deste estudo perceber qual é a autopercepção dos estudantes acerca dos seus conhecimentos sobre este tema, bem como investigar se existem diferenças entre os conhecimentos dos alunos inscritos no 4º e 5º anos. Materiais e métodos: Os alunos dos anos clínicos do MIMD da FMDUL preencheram um questionário sobre o novo sistema de classificação das doenças e condições periodontais e peri- implantares, disponibilizado online através do “Google Forms”. Posteriormente, os resultados foram analisados estatisticamente. Resultados: A amostra foi constituída por 65 alunos com idade média de 23,7 (± 4.2) anos. No que diz respeito ao nível de conhecimentos a média obtida foi de 16,59, que é significativamente superior a 10, t(61) = 21.761, p < .001. Na autoavaliação de conhecimentos que os alunos fazem sobre o novo sistema de classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares, 63,1% considera-os bons. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (MU = 343.000, p = .117) no que concerne aos conhecimentos dos alunos inscritos no 4º e 5º anos do MIMD. Conclusão: Os alunos inscritos nos anos clínicos do MIMD da FMDUL têm um bom nível de conhecimentos e autoperceção acerca do novo sistema de classificação. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no que concerne aos conhecimentos dos alunos inscritos no 4º e 5º anos do MIMD.
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Além disso foram também objetivos deste estudo perceber qual é a autopercepção dos estudantes acerca dos seus conhecimentos sobre este tema, bem como investigar se existem diferenças entre os conhecimentos dos alunos inscritos no 4º e 5º anos. Materiais e métodos: Os alunos dos anos clínicos do MIMD da FMDUL preencheram um questionário sobre o novo sistema de classificação das doenças e condições periodontais e peri- implantares, disponibilizado online através do “Google Forms”. Posteriormente, os resultados foram analisados estatisticamente. Resultados: A amostra foi constituída por 65 alunos com idade média de 23,7 (± 4.2) anos. No que diz respeito ao nível de conhecimentos a média obtida foi de 16,59, que é significativamente superior a 10, t(61) = 21.761, p < .001. Na autoavaliação de conhecimentos que os alunos fazem sobre o novo sistema de classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares, 63,1% considera-os bons. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (MU = 343.000, p = .117) no que concerne aos conhecimentos dos alunos inscritos no 4º e 5º anos do MIMD. Conclusão: Os alunos inscritos nos anos clínicos do MIMD da FMDUL têm um bom nível de conhecimentos e autoperceção acerca do novo sistema de classificação. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no que concerne aos conhecimentos dos alunos inscritos no 4º e 5º anos do MIMD.Introduction: In November of 2017, the American Periodontology Association and the European Periodontology Federation restructured the periodontal disease classification system in "The World Workshop on the Classification of Periodontal and Peri-Implant Diseases and Conditions" event, which they organized. The periodontal condition classification is, many times, a struggle for the Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) students to evaluate, especially due to the fact that the system has undergone alterations. Objective: The main objective of the present study was to evaluate the understanding of students of the clinical years of MIMD of the Faculty of Dental Medicine of the University of Lisbon (FMDUL), regarding the new periodontal diseases and conditions classification. The secundary objective was to evaluate the self awareness of the students regarding their own comprehension about this subject, as well as investigate if there are differences between the students in the 4th and 5th years. Materials and Methods: The students in the clinical years of the MIMD at the FMDUL answered and inquiry about the new classification of periodontal and peri-implant diseases and conditions, made available to them through Google Forms. The results were statistically analyzed. Results: The sample was comprised of 65 students with an average age of 23,7 (± 4.2) years old. The obtained knowledge level resulted in an average of 16,59, which is significantly superior to 10, t(61) = 21.761, p < .001. In the self evaluation of knowledge the students made about the new periodontal and peri-implantar diseases and conditions classification system, 63.1%, considered it good. There were found no statistically significant differences (MU = 343.000, p = .117) related to knowledge of students in the 4th and 5th years of MIMD. Conclusion: The students from the clinical years of MIMD at FMDUL have a good level of understanding and self awareness regarding the new classification system. No statistically significant differences were found in the comprehension of students in the 4th and 5th years of MIMD.Noronha, Susana Isabel de Castro Santos do Canto deRepositório da Universidade de LisboaRato, Daniela Sofia Carinhas2021-11-23T16:36:37Z2021-08-022021-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50158TID:202795403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:45.299100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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